Lista completa de Questões sobre Saúde para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere a vivência de um menino de 5 anos.
Descrição: I. O menino considerou o pai o seu rival, impedindo o acesso ao objeto do seu desejo, que é a mãe. II. Para tentar conquistar a mãe, o menino passou a se identificar com o pai, imitando o seu comportamento. III. Posteriormente a esses fatos, o menino desistirá da mãe, trocando-a pelo mundo social e cultural. A denominação de cada fase, o autor e as correspondentes descrições da ocorrência dos fatos são:Para atuar no psiquismo, os psicofármacos precisam vencer uma série de barreiras até atingir o sistema nervoso central. A área em que irão atuar está intimamente ligada aos efeitos que produzem, sejam eles desejáveis ou não. Acerca da atuação e dos efeitos adversos dos psicofármacos, assinale a opção correta.
A fadiga, a sonolência, a lentidão e a confusão mental não são efeitos colaterais apresentados durante o uso dos ansiolíticos.
Os antidepressivos são eficazes em muitas formas de transtornos mentais, porém produzem euforia e pequena melhora no humor dos pacientes.
O uso de hipnóticos não agrava o quadro de pessoas que sofrem de apneia do sono.
As drogas ansiolíticas são capazes de aliviar os sintomas de ansiedade, interferindo, excessivamente, em outras funções cerebrais.
Os neurolépticos ou antipsicóticos reúnem um grupo de drogas com propriedades terapêuticas e farmacológicas comuns, em especial no tratamento de transtornos psicóticos como esquizofrenia.
A estratégia de Saúde da Família deve desenvolver ações de acordo com a fase do ciclo de vida das pessoas, elencando prioridades. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
O território, considerado espaço meramente geográfico, estabelece a divisão entre o trabalho da equipe e o atendimento da clientela.
Em visita domiciliar, a abordagem do atendimento deve focar na realização de curativos e prescrição médica para diabéticos e hipertensos, pois são ações programáticas prioritárias na implementação da atenção básica em nível nacional.
A estratégia de Saúde da Família deve ser compreendida como um espaço de construção de cidadania.
Ações de saúde bucal estão previstas apenas para aplicação de flúor em crianças e adolescentes.
É competência exclusiva do dentista promover a educação em saúde bucal.
Um dos desafios da estratégia Saúde da Família tem sido a reorientação do modelo assistencial. A respeito desse tema, assinale a opção correta.
A prevenção do uso de drogas na gravidez independe de ações preventivas, pois estudos demonstram que esta população refugia-se em locais onde o programa Saúde da Família não consegue atuar.
O Programa de Agentes Comunitários de Saúde possui autonomia para desempenhar ações de promoção da saúde em todas as localidades em que está presente, não estabelecendo interfaces com a estratégia Saúde da Família.
As equipes de Saúde da Família atuam em uma região previamente delimitada sem limite do número de famílias a serem atendidas. Assim, essas equipes deverão cobrir o número total de famílias presentes na área delimitada.
Pacientes com diagnóstico de tuberculose que demandem atendimento da saúde bucal deverão receber tratamento conservador por meio de terapia medicamentosa nas urgências odontológicas. O profissional que o atende deverá respeitar as normas de biossegurança e o uso de EPIs.
Ações educativas que visem à promoção de uma alimentação saudável apresentam pouco ou nenhum impacto na saúde bucal do idoso e da criança.
Os consultórios na rua constituem uma modalidade de atendimento extramuros dirigida aos usuários de drogas que vivem em condições de maior vulnerabilidade social e distanciados da rede de serviços de saúde e intersetorial. A respeito dessa modalidade de assistência, assinale a opção correta.
Embora existam recomendações, não se conseguiu alinhamento das práticas do consultório na rua com as diretrizes da política para atenção integral a pessoas que usam álcool e outras drogas bem como com as demais políticas do Ministério da Saúde.
A etapa que antecede a operacionalização do consultório na rua é a abertura de campo, em que se buscam identificar as lideranças do grupo ou da comunidade, para que a equipe possa se instalar no território, sem com isso interferir de forma invasiva no seu espaço de vida.
Embora atue na ponta, com um público de especificidades complexas, que apresenta queixas e demandas múltiplas, o consultório na rua não deve ser visto como um instrumento de saúde para articulação, pois opera com equipe multiprofissional, capaz de executar suas atividades com autonomia.
A estrutura de funcionamento dessa modalidade de assistência é constituída por uma equipe volante mínima com formação multidisciplinar, integrada por profissionais da saúde mental, da atenção básica, de pelo menos um profissional da assistência social e, eventualmente, oficineiros que possam desenvolver atividades de arte-expressão.
Nem o tratamento para o usuário de álcool e outras drogas, ofertado pela rede de serviços públicos de saúde, nem o acesso a ações e serviços compatíveis são especificamente prioritários do consultório na rua, visto que compreendem uma ação prevista nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) para qualquer cidadão.
Apesar de se manter ainda em níveis altos para o padrão mundial, a mortalidade materno-infantil no Brasil tem sido reduzida nos últimos anos. Entre os vários aspectos que contribuem para essa redução, destacam-se a educação e a qualidade da assistência em saúde. Acerca desse assunto e da saúde materno-infantil, assinale a opção correta.
A nutriz que deseja continuar a amamentação poderá fazer um estoque de leite em seu domicílio, podendo guardá-lo em temperatura ambiente conjuntamente com outros alimentos.
Uma abordagem humanizada pressupõe respeitar em absoluto as tradições que cada família recebe de seus antepassados. No Brasil, é comum avós complementarem a alimentação dos bebês com chás caseiros. Nessa situação, a melhor conduta do profissional de saúde é apoiar e estimular a família a ministrar chás adoçados ao recém-nascido.
Com objetivo de evitar a interrupção precoce na produção do leite, a doação de leite materno deve ser incentivada apenas para mães nos primeiros quinze dias pós-parto.
No início da amamentação, é comum a produção de leite materno em excesso, entretanto a ordenha deverá ser realizada exclusivamente por profissional capacitado, visando evitar o ingurgitamento mamário.
O Projeto Mãe Canguru contempla ações humanizadas no cuidado neonatal, de modo a incentivar o contato direto da pele do bebê com a pele da mãe, e ajuda na recuperação do bebê prematuro.
A educação continuada dos profissionais de saúde envolvidos, pacientes e familiares de paciente diabéticos, bem como a implementação de ações preventivas do pé diabético são fundamentais para a redução dos riscos de amputação. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A correção de deficiências visuais, particularmente a catarata e a melhoria do ambiente doméstico (pisos escorregadios, obstáculos de percurso, luminosidade insuficiente, ausência de corrimãos, suporte ou barras em locais de banho, retirada de tapetes soltos) devem ser incentivadas para minimizar a possibilidade de quedas e lesões em pacientes diabéticos.
A neuropatia influencia a involução das lesões no pé diabético, uma vez que a dor recorrente é causada pela isquemia crônica.
Atualmente, indica-se o uso de filme transparente para a realização de curativos oclusivos em feridas infectadas com moderada quantidade de exsudato.
O pé neuroisquêmico é menos suscetível a ulcerações traumáticas, infecção e gangrena.
Algumas medidas simples podem evitar a ocorrência do pé diabético, tais como o uso de calçados abertos, com solados rígidos, que ofereçam firmeza na pisada. O material deverá ser preferencialmente de plástico ou sintético e com uma ou duas numerações a mais do que o número usual do paciente.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde do Espírito Santo aponta algumas diretrizes e condutas na implementação da Atenção Integral à Saúde do Adolescente. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
O profissional de saúde que constatar que um adolescente sofre ou foi vítima de violência sexual poderá notificar o caso somente com autorização do responsável (pais ou responsável legal) pelo adolescente, pois, assim, atenderá aos princípios do segredo profissional e dos limites legais da idade do menor.
O diafragma é um método contraceptivo de dupla proteção e de maior preferência pelas adolescentes, pois apresenta proteção contra a doença inflamatória pélvica oriunda do HPV e é mais eficaz do que o dispositivo intrauterino.
A dispensação de medicações não poderá ser realizada para adolescentes que estejam desacompanhados de seus pais ou responsáveis legais.
O profissional de saúde que atende o adolescente deverá incentivá-lo a expor seus conflitos familiares e orientar suas condutas pelo bom senso.
Algumas situações vulnerabilizam os adolescentes ao desenvolvimento de problemas de saúde bucal, tais como a anorexia ou a bulimia, a situações de violência e ao abuso de drogas ilícitas.
Ao participar de um programa de prevenção à LER/DORT − Lesões por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (SESAB, 2009), o enfermeiro deve saber que são exemplos dessa síndrome clínica
A raiva manifesta-se por quadro de uma encefalite aguda, que leva as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos, constituindo um problema de saúde pública. Acerca dessa doença, assinale a opção correta.
Na suspeita de um caso de raiva, a equipe deverá notificar o Ministério da Saúde, que providenciará o repasse de recursos para a coleta de líquor e raspagem das células da córnea em até setenta e duas horas.
O soro antirrábico e a vacina antirrábica deverão ser imediatamente administrados diante de um caso de suspeita clínica-epidemiológica de raiva humana, de modo a prevenir a ocorrência de encefalite e outras complicações neurológicas.
O Ministério da Saúde recomenda que todo caso suspeito deverá ser acompanhado no serviço de referência ambulatorial do estado ou município em que se localiza. O encaminhamento do paciente para atendimento de média e alta complexidade deverá ocorrer apenas se houver queixas de salivação progressiva, taquipneia e redução do nível de consciência.
Morcegos e cães têm sido os principais responsáveis pela transmissão da raiva no Brasil.
A raiva é uma doença que acomete animais invertebrados por meio do protozoário Toxoplasma gondii, encontrado particularmente na América Latina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...