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O trabalho noturno em serviços de saúde possui características peculiares. Sobre esse assunto, marque a afirmativa CORRETA:
Os profissionais de saúde com longas jornadas de trabalho, como plantões de 12 horas seguidos por 36 ou 60 horas de descanso, podem se dedicar a mais de uma atividade produtiva sem correr riscos de acidentes no trabalho.
O trabalho árduo e estressante, bem como o sofrimento dos trabalhadores, podem ser em parte, justificados pela longa jornada de trabalho, uma das características do turno noturno na maioria das organizações hospitalares. Essa mudança no cronotipo pode levar a complicações de saúde e ao envelhecimento precoce do trabalhador.
Nesse grupo profissional, as longas jornadas não afetam a assistência aos pacientes, já que para suas necessidades de lazer e descanso há os dias de folga, suficientes para preservar sua saúde e qualidade de vida.
São relativamente raros os agravos provenientes de plantão noturno. Em alguns casos há distúrbios musculoesqueléticos, psíquicos, exaustão e fadiga, privação de sono e insônia e queixas de falta de tempo com a família.
Quanto piores as condições de trabalho em termos psicossociais e de carga de trabalho, mais prejudicial tende a ser a jornada noturna. Há estudos que já definem a existência de um limite para a extensão da jornada de trabalho que seja seguro à saúde.
A síndrome da estafa profissional (síndrome de Burnout) constitui um quadro bem definido, caracterizado por exaustão emocional, despersonalização e ineficácia. Sobre essa síndrome, é CORRETO afirmar que:
A despersonalização, decorrente da síndrome, é caracterizada pela instabilidade emocional do profissional, contudo o trabalhador mantém relações cordiais e trabalho eficiente.
As variáveis que propiciam o desencadeamento do Burnout são: características pessoais, sociais e espirituais do trabalho, da organização e de lazer.
A exaustão emocional representa o esgotamento dos recursos emocionais do indivíduo. É considerado o traço inicial da síndrome e decorre, principalmente, da sobrecarga e do conflito pessoal nas relações interpessoais do profissional.
As condições de trabalho não têm relação com a síndrome de Burnout, logo, os aspectos organizacionais da empresa devem ser excluídos de possível diagnóstico.
A síndrome de Burnout se manifesta por psicossomatização e prejuízo nas relações interpessoais, porém com envolvimento no trabalho e sem perda na qualidade da assistência ou absenteísmo por parte dos trabalhadores.
Qual é o critério de análise que o enfermeiro do trabalho utiliza quando, na avaliação de risco dos agentes biológicos, considera a capacidade de manutenção do potencial infeccioso de um agente biológico no meio ambiente?
Concentração.
Estabilidade.
Virulência.
Letalidade.
De acordo com a NR-17, assinale a alternativa incorreta:
As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho, e à própria organização do trabalho.
Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição da carga.
Não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança.
Deverão ser comunicadas ao INSS, mediante formulário "Comunicação de Acidente do Trabalho CAT", as seguintes ocorrências. Assinale a alternativa correta:
Acidente do trabalho, típico ou de trajeto, ou doença profissional ou do trabalho.
Reinício de tratamento ou afastamento por agravamento de lesão de acidente do trabalho ou doença profissional ou do trabalho, já comunicado anteriormente ao INSS.
Falecimento decorrente de acidente ou doença profissional ou do trabalho, ocorrido após a emissão da CAT inicial.
Todas as alternativas estão corretas.
Ao tomar conhecimento da ocorrência ou agravamento de doença relacionada ao trabalho, por meio de exames médicos definidos pela NR-07, o serviço de saúde da empresa deve:
Conduzir o doente ao Ministério da Saúde, para a Renast
Denunciar a empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego
Eliminar o risco que causou o dano ao trabalhador
Solicitar à empresa a emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho CAT
O procedimento correto na biossegurança no momento do descarte de uma agulha, após sua utilização, é
O recapeamento com cuidado.
Realizar o descarte imediato no saco leitoso.
Lavá-lo antes de descartar.
Colocá-lo em recipiente apropriado.
A Instrução Normativa 20 do Instituto do Seguro Social (INSS), de 10/10/2007, define:
O Fator Acidentário Previdenciário.
O Nexo Técnico Epidemiológico.
O Perfil Profissiográfico Previdenciário.
A Comunicação do Acidente de Trabalho.
Em um ambiente com ruído intermitente ou contínuo, acima dos padrões preconizados pela nossa legislação, o trabalhador deve se submeter ao exame audiométrico periodicamente. Que tipo de orientação o setor de enfermagem deve fazer para que o trabalhador realize o seu exame corretamente?
Solicitar repouso acústico de, no mínimo, 14 horas.
Afastar do ruído intenso durante 24 horas.
Pedir que faça higiene no ouvido interno.
Solicitar a suspensão de medicação ototóxica por 12 horas.
Para as análises mais profundas sobre os acidentes de trabalho, o Ministério da Saúde recomenda que:
Sejam realizados por serviços de alta complexidade.
Analisem a empresa como um sistema sociotécnico fechado.
Resgate a percepção dos trabalhadores envolvidos.
Implemente técnicas inovadoras, ainda não conhecidas pelos integrantes da equipe.
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