Lista completa de Questões sobre Saúde do Trabalhador para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da segurança no trabalho, assinale a opção correta.
Vestuário inadequado e calçado impróprio são fatores pessoais que causam insegurança, gerando acidentes de trabalho.
As causas imprevisíveis dos acidentes de trabalho podem ser divididas em duas classes: atos inseguros e condições inseguras.
Os riscos ocupacionais raramente podem ser detectados pela equipe de profissionais de saúde ocupacional, pois estes têm o campo de atuação voltado para o tratamento da doença ocupacional instalada.
Grande parte das doenças e acidentes do trabalho podem ser evitados por meio da adoção de programas preventivos de higiene e segurança no trabalho.
Uma mulher que trabalha no setor de limpeza de um grande hospital, ao manipular o lixo da clínica médica, sofreu um acidente com uma agulha usada, com pequena perfuração em sua mão esquerda. A funcionária acidentada comunicou o fato a um profissional de enfermagem da clínica. Nessa situação hipotética, o profissional de enfermagem deve
encaminhar a mulher até o serviço de saúde ocupacional para ela ser avaliada.
orientar a mulher a lavar as mãos e colocar um curativo fechado sobre o ferimento.
tranqüilizar a mulher, tendo em vista o fato de o acidente ter sido superficial e não necessitar de qualquer outra avaliação.
esclarecer a funcionária quanto à necessidade de uso de luvas de procedimento para a manipulação do lixo hospitalar e aguardar a evolução da ferida.
Ao puncionar uma veia de um paciente internado em um hospital, um profissional de enfermagem que trabalha nessa atividade há vários anos preferiu retirar as luvas, alegando que as mesmas prejudicavam sua percepção tátil e o impediam de ter sucesso no procedimento. Nessa situação hipotética, considerando os aspectos de segurança no trabalho, a conduta adotada
pode ser vista como falha humana ligada a condições ergonômicas inadequadas.
é considerada um ato inseguro, pois o profissional não deveria retirar o equipamento de proteção individual.
pode ser entendida como uma situação que trará risco para acidente de causa imprevisível.
pode ser empregada por profissionais que têm muitos anos de experiência e sabem o que estão fazendo.
Julgue os itens abaixo, relativos aos equipamentos de proteção individual (EPIs). I Durante o planejamento de uma fábrica, medidas de proteção individual devem ser providenciadas, como a atenção às instalações, a disposição da maquinaria e a iluminação. II Os olhos podem ser protegidos, utilizando-se óculos adequados para cada tipo de situação. III Existem vários tipos de protetores auditivos que podem ser utilizados para diminuir os ruídos. IV As máscaras são exemplos de protetores respiratórios. A quantidade de itens certos é igual a
Um profissional de enfermagem que se encontrava saudável e com seus exames periódicos de saúde em dia foi escalado para cuidar e transportar um paciente para outro município. Durante o transporte, esse profissional entrou em contato com secreções (perdigotos e escarro) do paciente, que, posteriormente, descobriu ser portador de tuberculose. Transcorrido algum tempo, o profissional de enfermagem apresentou também tuberculose.
Considerando a situação hipotética acima apresentada, assinale a opção correta.Julgue os itens que se seguem, com respeito à vigilância sanitária.
Riscos ocupacionais correspondem àqueles relacionados ao processo de produção, ao contato com substâncias nocivas e à intensidade, carga horária, ritmo e ambiente de trabalho.
Na enfermagem, os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais podem afetar a saúde do trabalhador. Os tipos de lesão mais freqüentes nesse trabalho são:
lesões por acidentes pérfuro-cortantes, lesões oesteomusculares e reações cutâneas a agentes químicos;
lesões pulmonares, lesões do aparelho auditivo e osteomusculares em membros inferiores;
lesões decorrentes de quedas acidentais, reações cutâneas a agentes radioativos e doenças digestivas;
doenças do sistema tegumentar, lesões por esforços repetitivos (LER) e lesões do aparelho auditivo;
doenças infecto-contagiosas por contágio, lesões respiratórias e pulmonares, e doenças do sistema hematopoiético.
Enfermagem - Saúde do Trabalhador - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Assinale com "I" quando a situação se referir a EPI (equipamento de proteção individual) e com "C" quando a situação se referir a EPC (equipamento de proteção coletiva).
( ) Luva usada pelo funcionário durante a realização de um banho no leito.
( ) Máscara usada pelo paciente quando este se encontra imunodeprimido e precisa ausentar-se de seus aposentos.
( ) Óculos usado pelo funcionário durante realização de uma aspiração traqueal.
( ) Cliente que faz uso de máscara, pois está com infecção respiratória.
( ) Funcionário que faz uso de avental ao atender um paciente imunodeprimido.
I, I, I, I e I.
C, C, C, C e C.
I, C, I, C e I.
I, I, I, C e C.
C, C, C, I e I.
Acerca da enfermagem do trabalho, um ramo de atividade inserido na enfermagem comunitária, julgue os seguintes itens.
Existem registros da presença de profissionais de enfermagem, em empresas brasileiras, desde a primeira metade do século XX, porém a organização de legislação que regulamenta essa profissão ocorreu apenas nos anos 70 do século passado.
Acerca da enfermagem do trabalho, um ramo de atividade inserido na enfermagem comunitária, julgue os seguintes itens.
No Brasil, a denominada enfermagem industrial caracterizou-se por assistência individualizada ao trabalhador, com caráter mais prevencionista que assistencialista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...