Lista completa de Questões sobre Saúde Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca de aspectos estatísticos, epidemiológicos e históricos pertinentes às políticas públicas de saúde no Brasil, julgue os itens subsequentes. A taxa de mortalidade infantil, que corresponde à frequência com que ocorrem os óbitos infantis (crianças com menos de um ano de vida) em uma população, em relação ao número de nascidos vivos em determinado ano civil, para cada mil crianças nascidas vivas, é considerada um forte indicador de condições de vida e de saúde de uma população.
A respeito do ensino ao cliente com vistas ao autocuidado, julgue os itens subsequentes. O autocuidado é a promoção de um comportamento saudável por meio da educação e que permita que os pacientes assumam mais responsabilidades por sua saúde, ficando, assim, mais propensos a procurar diagnósticos precoces de seus problemas.
A respeito do ensino ao cliente com vistas ao autocuidado, julgue os itens subsequentes. Na educação para o autocuidado, uma prática constante do enfermeiro, devem-se considerar os valores psicossociais, espirituais e culturais do indivíduo alvo, como também o seu desejo de participar ativamente no processo educacional.
A respeito do ensino ao cliente com vistas ao autocuidado, julgue os itens subsequentes. Conforme a definição de Martha Rogers, o autocuidado consiste em uma atividade aprendida, orientada por metas, direcionada para o próprio indivíduo no interesse de manter a vida, a saúde, o desenvolvimento e o bem-estar.
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) estão entre os problemas de saúde pública mais comuns no Brasil e em todo o mundo, sendo, atualmente, consideradas o principal fator facilitador da transmissão sexual do HIV. Algumas DST, se não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves e até mesmo para o óbito. Acerca das DST e do HIV, julgue os itens que se seguem. Aconselhamento é um diálogo embasado em uma relação de confiança que visa proporcionar à pessoa condições para que ela avalie seus próprios riscos, tome decisões e encontre maneiras realistas de enfrentar seus problemas relacionados a DST/HIV/AIDS.
Um dos grandes desafios atuais colocados para a saúde pública e, particularmente, para a saúde ambiental é o de estruturar sistemas de monitoramento e vigilância que permitam antecipar e, se possível, prevenir e monitorar as consequências das mudanças ambientais para a saúde humana, o que requer a sistemática de coleta e análise de dados que permitam construir indicadores que apontem essa inter-relação.
A esse respeito, com base nos conceitos relacionados à saúde ambiental voltada à saúde pública, julgue os itens a seguir.
A construção de indicadores de saúde ambiental deve respeitar e incorporar os saberes emanados da sociedade que contribuam para aumentar o poder de explicação e avaliação, instrumentalizando, de modo adequado, o planejamento estratégico, a gestão integrada que privilegie ações de interdisciplinaridade e de intersetorialidade e o controle social nos três níveis de governo e de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).Um dos grandes desafios atuais colocados para a saúde pública e, particularmente, para a saúde ambiental é o de estruturar sistemas de monitoramento e vigilância que permitam antecipar e, se possível, prevenir e monitorar as consequências das mudanças ambientais para a saúde humana, o que requer a sistemática de coleta e análise de dados que permitam construir indicadores que apontem essa inter-relação.
A esse respeito, com base nos conceitos relacionados à saúde ambiental voltada à saúde pública, julgue os itens a seguir.
No setor ambiental, alguns indicadores são relativamente novos em termos mundiais, ao contrário dos indicadores sociais e de saúde. Além disso, pelo fato de que são mais recentes, os temas ambientais não contam com uma larga tradição de produção de indicadores e estatísticas. Isso resulta em maior disponibilidade de informações para a construção dos indicadores requeridos para uma abordagem mais completa dos problemas concernentes ao setor.Um dos grandes desafios atuais colocados para a saúde pública e, particularmente, para a saúde ambiental é o de estruturar sistemas de monitoramento e vigilância que permitam antecipar e, se possível, prevenir e monitorar as consequências das mudanças ambientais para a saúde humana, o que requer a sistemática de coleta e análise de dados que permitam construir indicadores que apontem essa inter-relação.
A esse respeito, com base nos conceitos relacionados à saúde ambiental voltada à saúde pública, julgue os itens a seguir.
Na década de 1990, a tendência global à busca do desenvolvimento sustentável motivou a multiplicação de iniciativas relacionadas aos indicadores ambientais voltados para a gestão sustentável dos recursos naturais. Esse processo refletiu o próprio amadurecimento das bases teóricas e conceituais do desenvolvimento sustentável, com o advento da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como Rio-92.Um dos grandes desafios atuais colocados para a saúde pública e, particularmente, para a saúde ambiental é o de estruturar sistemas de monitoramento e vigilância que permitam antecipar e, se possível, prevenir e monitorar as consequências das mudanças ambientais para a saúde humana, o que requer a sistemática de coleta e análise de dados que permitam construir indicadores que apontem essa inter-relação.
A esse respeito, com base nos conceitos relacionados à saúde ambiental voltada à saúde pública, julgue os itens a seguir.
Um exemplo de indicador que resulta da conjunção de diferentes dados ou informações é o denominado Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI). Esse indicador resulta de um conceito mais abrangente de saneamento, não restrito ao saneamento básico, mas que engloba, entre outros aspectos, o abastecimento de água potável, a coleta e a disposição de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, a drenagem urbana, o controle de doenças transmissíveis, a promoção da disciplina no uso do solo e obras especializadas na proteção e na melhoria das condições de vida.Um dos grandes desafios atuais colocados para a saúde pública e, particularmente, para a saúde ambiental é o de estruturar sistemas de monitoramento e vigilância que permitam antecipar e, se possível, prevenir e monitorar as consequências das mudanças ambientais para a saúde humana, o que requer a sistemática de coleta e análise de dados que permitam construir indicadores que apontem essa inter-relação.
A esse respeito, com base nos conceitos relacionados à saúde ambiental voltada à saúde pública, julgue os itens a seguir.
Os indicadores de qualidade de vida são exemplos de indicadores subjetivos, pois cada pessoa entende o termo qualidade de vida de acordo com as experiências individuais, com o momento de saúde pelo qual está passando e com a própria determinação cultural de uma sociedade sobre o que a coletividade entende e aceita como tal.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...