Lista completa de Questões sobre Sistema Único de Saúde (SUS) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os critérios de referência e contra-referência para o obeso no Sistema Único de Saúde (SUS) estão relacionados ao Índice de Massa Corpórea (IMC) e a presença de comorbidades. O fluxo de atuação para prevenção, tratamento e acompanhamento da obesidade, nos níveis de complexidade do SUS, recomendado pelo Ministério da Saúde está corretamente expresso no quadro abaixo em:
A ampliação do conceito de Saúde e a necessidade de integração das ações tiveram implicações à formação, composição e à organização dos Recursos Humanos no SUS. Na perspectiva de um trabalho em equipe, as equipes integradas caracterizam-se por
possuir um processo assistencial comum.
manter a divisão do trabalho previamente estabelecida.
romper as diferenças técnicas entre os trabalhos especializados.
manter a desigualdade na valoração dos distintos trabalhos.
apresentar independência das diversas áreas profissionais.
A humanização deve ser vista não como um programa, mas sim como uma política que atravessa as diferentes ações e instâncias gestoras do SUS, implicando entre vários aspectos contagiar por atitudes e ações humanizadoras a rede do SUS, incluindo gestores, trabalhadores da saúde e usuários. Com relação ao processo de humanização no atendimento às urgências e emergências no que diz respeito ao acolhimento com classificação de risco, marque a opção que NÃO se enquadra aos princípios humanizadores do SUS:
Demanda acolhida através de critérios de avaliação de risco, garantido o acesso referenciado aos demais níveis de assistência.
Garantia de referência e contra-referência.
Resolução da urgência e emergência, provido o acesso à estrutura hospitalar e a transferência segura conforme a necessidade dos usuários.
Indefinição de protocolos clínicos, garantindo a eliminação de intervenções desnecessárias e respeitando a individualidade do sujeito.
A Classificação de Risco é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. (MS-Cartilha da PNH-Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco).
Com relação aos objetivos da Classificação de Risco, identifique nas afirmativas abaixo a opção INCORRETA.
Determinar a área de atendimento primário, devendo o paciente ser encaminhado diretamente às especialidades conforme protocolo.
Descongestionar o Pronto-Socorro.
Ampliar o tempo para o atendimento médico, fazendo com que o paciente seja visto precocemente de acordo com a sua gravidade.
Retornar informações a familiares.
Enfermagem - Sistema Único de Saúde (SUS) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A hipertensão arterial e o diabetes melito, doenças crônicas não transmissíveis, representam sérios problemas de saúde pública, sendo a principal causa de hospitalizações no sistema público de saúde. Acerca do Programa Nacional de Hipertensão Arterial e Diabetes Melito, julgue os itens a seguir.
A assistência farmacêutica disponibiliza quatro medicações anti-hipertensivas e duas hipoglicemiantes no âmbito da atenção básica do Sistema Único de Saúde.
Enfermagem - Sistema Único de Saúde (SUS) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A hipertensão arterial e o diabetes melito, doenças crônicas não transmissíveis, representam sérios problemas de saúde pública, sendo a principal causa de hospitalizações no sistema público de saúde. Acerca do Programa Nacional de Hipertensão Arterial e Diabetes Melito, julgue os itens a seguir.
Uma das responsabilidades do gestor federal desse programa é acompanhar, por meio do Sistema HiperDia, os diabéticos e hipertensos cadastrados e atendidos por município.
A portaria 648/GM de 28 de março de 2006 aprovou a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para o Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Nesta portaria encontram-se as responsabilidades atribuídas a cada esfera de governo. Das atribuições descritas abaixo, marque a opção que é de competência da Secretaria Municipal de Saúde e do Distrito Federal.
Estabelecer, no Plano de Saúde Estadual e do Distrito Federal, metas e prioridades para a organização da Atenção Básica no seu território.
Desenvolver mecanismos técnicos e estratégias organizacionais de qualificação de recursos humanos para gestão, planejamento, monitoramento e avaliação da Atenção Básica.
Pactuar, com a Comissão Intergestores Bipartite, estratégias, diretrizes e normas de implementação da Atenção Básica no Estado, mantidos os princípios gerais regulamentados nesta Portaria.
Garantir fontes de recursos federais para compor o financiamento do Piso da Atenção Básica PAB fixo e variável.
O Ministério da Saúde no uso de suas atribuições, através da portaria nº 2.529 de 19 de outubro de 2006, resolve instituir a Internação Domiciliar no âmbito do SUS. (Sistema Único de Saúde). Analise as informações abaixo, em conformidade com a referida portaria. Coloque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas.
( ) Internação Domiciliar, no âmbito do SUS, é o conjunto de atividades prestadas no domicílio a pessoas clinicamente estáveis que exijam intensidade de cuidados acima das modalidades ambulatoriais, mas que possam ser mantidas em casa, por equipe exclusiva para este fim.
( ) Através da portaria estabeleceu-se como prioridade de eleição os seguintes grupos populacionais: portadores de doenças crônico-degenerativas agudizadas; portadores de patologias que necessitem de cuidados paliativos; portadores de incapacidade funcional, provisória ou permanente e idosos.
( ) A Internação Domiciliar deve ser uma modalidade assistencial inserida nos sistemas locais de saúde do SUS.
( ) A internação domiciliar,referencia-se à territorialidade da rede básica, não podendo transcendê-la.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
V, F, V, V.
V, F, V, F.
F, V, V, V.
V, V, V, F.
A estratégia de Saúde da Família visa a reorganização da Atenção Básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde. Além dos princípios gerais da Atenção Básica, a estratégia de Saúde da Família, tem suas especificidades e cada esfera de governo responsabilidades cabíveis. Com relação às competências de cada nível de governo, marque a opção que NÃO se enquadra à Secretaria Municipal de Saúde e ao Distrito Federal.
Garantir infra-estrutura necessária ao funcionamento das equipes de Saúde da Família, de Saúde Bucal e das unidades básicas de referência dos Agentes Comunitários de Saúde, dotando-as de recursos materiais, equipamentos e insumos suficientes para o conjunto de ações propostas.
Definir, no Plano de Saúde, as características, os objetivos, as metas e os mecanismos de acompanhamento da estratégia Saúde da Família.
Submeter à CIB, para resolução, o fluxo de acompanhamento do cadastramento dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de Saúde Bucal e ACS nos sistemas de informação nacionais, definidos para esse fim.
Iinserir a estratégia de Saúde da Família em sua rede de serviços visando à organização do sistema local de saúde.
A Equipe de Saúde da Família, da Saúde Bucal e ACS, tem atribuições básicas e específicas de cada membro, que podem ser complementadas com diretrizes e normas da gestão local. Nos itens abaixo, estão descritos as atribuições globais comuns a todos os profissionais. Marque a opção INCORRETA.
Responsabilizar-se pela população adscrita, mantendo a coordenação do cuidado, mesmo quando esta necessita de atenção em outros serviços do sistema de saúde.
Promover a mobilização e a participação da comunidade, buscando efetivar o controle social.
Trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida: a microárea.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...