Lista completa de Questões sobre Sistema Único de Saúde (SUS) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na implantação das Equipes de Saúde da Família é necessária a existência de equipe multiprofissional composta por, no mínimo, médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde, com jornada de trabalho de 40 horas semanais para todos os seus integrantes, e responsável por, no máximo, ____ habitantes, sendo a média recomendada de ____ habitantes, assinale a alternativa correta:
2.500 habitantes, sendo a média recomendada de 1.500 habitantes
4.000 habitantes, sendo a média recomendada de 3.000 habitantes
4.500 habitantes, sendo a média recomendada de 3.500 habitantes
6.000 habitantes, sendo a média recomendada de 5.000 habitantes
Para implantação da estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nas Unidades Básicas de Saúde como uma possibilidade para a reorganização inicial da Atenção Básica. São itens necessários à organização da implantação dessa estratégia, exceto:
A existência de uma Unidade Básica de Saúde, inscrita no Cadastro Geral de estabelecimentos de saúde do Ministério da Saúde, de referência para os ACS e o enfermeiro supervisor
A existência de um enfermeiro para até 50 ACS, o que constitui uma equipe de ACS
O cumprimento da carga horária de 40 horas semanais dedicadas à equipe de ACS pelo enfermeiro supervisor e pelos ACS
Definição das microareas sob responsabilidade de cada ACS, cuja população não deve ser superior a 750 pessoas
A Atenção Básica considera o sujeito em sua singularidade, na complexidade, na integralidade e na inserção sócio-cultural e busca a promoção de sua saúde, a prevenção e tratamento de doenças e a redução de danos ou de sofrimentos que possam comprometer suas possibilidades de viver de modo saudável. Tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde. A Atenção Básica tem como fundamentos, exceto:
Desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adstrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado
Estimular a participação popular e o controle social
Valorizar os profissionais de saúde por meio do estímulo e do acompanhamento constante de sua formação e capacitação
Efetivar a integralidade em seus vários aspectos, a saber: integração de ações programáticas e demanda espontânea; articulação das ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, vigilância à saúde, tratamento, reabilitação e emergências clínicas, trabalho de forma interdisciplinar e em equipe, e coordenação do cuidado na rede de serviços
Sobre o financiamento da Atenção Básica, analise as afirmativas a seguir:
I. Os recursos do Teto Financeiro do Bloco Atenção Básica devem ser utilizados para financiamento das ações de Atenção Básica descritas nos Planos de Saúde do município e do Distrito Federal.
II. O somatório das partes: fixa e variável do Piso da Atenção Básica (PAB) compõe o Teto Financeiro do Bloco: Atenção Básica conforme estabelecido nas diretrizes dos Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão.
III. O Piso da Atenção Básica (PAB) constitui-se nos componentes municipal e federal para o financiamento da Atenção Básica, sendo composto de uma fração fixa e outra variável.
Assinale:
Se todas as afirmativas estiverem corretas.
Se somente a afirmativa I estiver correta.
Se somente a afirmativa II estiver correta.
Se somente a afirmativa III estiver correta.
Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
À institucionalização da consulta como um processo da prática de enfermagem, na perspectiva de concretizar um modelo assistencial adequado às necessidades de saúde da população.
Hierarquização da rede de serviços de saúde;
Descentralização político-administrativa;
Regionalização dos serviços de saúde;
Integralidade da assistência;
Universalização da assistência.
O conjunto de elementos para atendimento, diagnóstico e tratamento de trabalhadores acidentados ou acometidos de mal súbito, com ou sem risco de vida, que necessitam ficar em observação por até oito horas, estão localizados em municípios
Enfermagem - Sistema Único de Saúde (SUS) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
As organizações de saúde são complexas, pois lidam com objetos complexos (riscos e doenças); são compostas por uma grande diversidade/variabilidade tecnológica; e constituídas por sujeitos que detêm autonomia (capacidade de agir com grau de liberdade ampliado), que é exercida de forma desigual, pois seus agentes internos acumulam poder de forma desigual, fazendo com que coexistam distintas produções e experimentações subjetivas (Ministério da Saúde, 2009). Entender que o trabalho é elemento substantivo da criação do homem, que cria a si e ao mundo, e que a autoria do mundo é condição para a construção de si, consiste essa premissa está diretamente relacionada à:
Política nacional de humanização do trabalho.
Gestão estratégica de pessoas.
Política nacional de gestão participativa.
Autocontrole social.
Política nacional de gestão estratégica
Enfermagem - Sistema Único de Saúde (SUS) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Assinale a alternativa CORRETA com relação à definição de custo para a composição do custo social da doença:
Os custos diretos são aqueles relacionados diretamente às ações desenvolvidas pelos serviços de saúde no tratamento, prevenção e reabilitação da doença; incluem custos variáveis e fixos.
Os custos indiretos correspondem a todas aquelas consequências negativas tangíveis ao fato de adoecer: perda de autonomia, redução temporária de atividade, sofrimento físico e psicológico, tempo perdido no transporte até o estabelecimento de saúde e no tratamento. Em certos casos, a sociedade reconhece esses custos explicitamente e paga ao doente um auxílio-enfermidade ou uma pensão (conjuntamente chamados de transferências).
Os custos econômicos propriamente ditos, associados à perda de produção por consequência da doença, correspondem ao valor da riqueza que um indivíduo deixa de produzir por causa da enfermidade que o acomete. É, portanto, uma perda de produção econômica.
Um exemplo de custo indireto: um trabalhador doente se afasta do trabalho temporária ou definitivamente e, durante algum tempo, pode ter sua capacidade produtiva reduzida por uma sequela da doença. Um reflexo da perda de produção é o valor das pensões que a Previdência Social paga ao indivíduo doente ou incapacitado para compensar a perda de salário.
Os custos indiretos são mais fáceis de medir em comparação aos custos diretos.
Assinale a alternativa que apresenta o profissional que faz parte da equipe de enfermagem de saúde pública.
Guarda sanitário.
Técnico de laboratório.
Auxiliar de saneamento.
Visitador sanitário.
Educador sanitário.
Fazem parte da doutrina do Sistema Único de Saúde (SUS), EXCETO:
Centralização
Universalidade.
Equidade.
Integralidade.
Saúde como direito de todos e dever do Estado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...