Questões sobre Urgência e emergência

Lista completa de Questões sobre Urgência e emergência para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No acolhimento em unidade básica de saúde, a gestante deverá ser encaminhada à urgência/emergência obstétrica caso apresente

    A) perda de líquido vaginal de forma persistente.

    B) polaciúria e disúria.

    C) pressão arterial acima de 150 mmHg × 100 mmHg.

    D) congestão respiratória acompanhada de dificuldade para respirar.

    E) edema de membros inferiores persistente há mais de trinta dias.

A prioridade no atendimento e tratamento das lesões infantis são as mesmas de um adulto, porém algumas particularidades devem ser levadas em consideração. Sobre a assistência à vítima pediátrica de trauma, qual alternativa se apresenta INCORRETA?

    A) A punção intraóssea é a primeira escolha de acesso venoso na criança.

    B) A intubação nasotraqueal não deve ser realizada em crianças devido à angulação da nasofaringe em relação à glote, aumentando o risco de lesões.

    C) Taquicardia e diminuição da perfusão periférica são os únicos aspectos para o reconhecimento precoce da hipovolemia.

    D) A hipotermia pode comprometer a recuperação da criança vítima de trauma.

O técnico de enfermagem deverá acionar o Serviço Médico de Urgência (SAMU) quando, em visita domiciliar, o(a) paciente apresentar

    A) crise de enxaqueca.

    B) crises hipertensivas com dores no peito, de aparecimento súbito.

    C) cólica renal.

    D) queimaduras de segundo grau.

    E) hiperêmese gravídica.

Diante de uma situação de atendimento inicial a paciente politraumatizado, o primeiro passo do protocolo de atendimento, de acordo com o ATLS (Advanced Trauma Life Support), é a

    A) avaliação de vias aéreas.

    B) exposição imediata da vítima, cujas roupas devem ser cortadas com auxílio de tesoura.

    C) avaliação da circulação.

    D) avaliação da função neurológica.

    E) avaliação da respiração.

Um acidente automobilístico envolvendo dois carros em uma rodovia estadual, resultou em trauma a duas vítimas, sendo que uma foi à óbito no local, e a vítima sobrevivente apresentou múltiplas fraturas e trauma de abdome e pelve. Referente ao trauma de abdome e pelve, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A incidência é de 15 a 20% dos traumas. Pode ser decorrente de agressão física, ferimento por arma branca ou de fogo, explosão, queda, atropelamento, colisão de veículos.

    B) O uso correto de cinto de segurança previne lesões internas, e quando incorretamente posicionado, pode provocar lesão de pâncreas e de outros órgãos retroperitoniais, ruptura e explosão de intestino.

    C) A laceração ou rompimento de estruturas sólidas, como fígado e baço, e de estruturas vasculares provoca sangramento interno e, por não ser visualizável, dificulta a identificação e a intervenção imediatas, principalmente na prevenção de choque hipovolêmico e da redução do risco de morte.

    D) Em caso de exposição ou saída de órgão da cavidade abdominal ou pélvica, recomenda-se reposicionar as vísceras na cavidade, cobrindo com tecido limpo e seco, evitando a infecção.

Jorge, sexo masculino, com 52 anos de idade, buscou atendimento em uma unidade de pronto atendimento (UPA) após alta hospitalar por procedimento cirúrgico. Na UPA, ele foi diagnosticado com trombose venosa profunda (TVP) em membro inferior direito.

Nesse caso, o técnico de enfermagem deve monitorar constantemente os sinais vitais e a saturação de oxigênio do paciente, pois umas das possíveis complicações da TVP é

    A) a amputação do membro inferior.

    B) a síndrome da veia cava superior.

    C) o derrame pleural.

    D) a incontinência urinária.

    E) a embolia pulmonar.

A estratégia de triagem utilizada pelas equipes de atendimento pré-hospitalar em acidentes com múltiplas vítimas é denominada START, que significa “simples triagem e rápido tratamento”, sendo os pacientes classificados por meio de cores que representam sua gravidade. Sendo assim, um paciente que se encontra em risco imediato de vida, com frequência respiratória maior que 30 rpm e em estado de choque, é classificado com a cor:

    A) Preta

    B) Verde

    C) Amarelo

    D) Vermelho

Paciente B.M.L., 4 anos de idade, sexo masculino, sofreu queda em escada com 15 degraus, apresentando trauma em diversos locais do crânio. No que se refere aos sinais e sintomas apresentados por um paciente com suspeita de fratura de base de crânio, assinale a alternativa CORRETA:
I- saída de líquor ou liquorreia em cavidade oral, nasal ou auricular. II- hematoma retroauricular ou “sinal de batalha”. III- hematoma periorbitário conhecido como sinal do “olho de guaxinim”. IV- em casos mais graves, o paciente pode evoluir com mau ajustamento psicológico, coma e morte.

    A) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

    B) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

    C) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Socorrista foi chamado para atender vítima de acidente de moto, obesa, apresentando importante traumatismo torácico e parada cardiorrespiratória.
Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta.

    A) Para uma adequada ventilação dos pulmões, é importante realizar a hiperextensão da cabeça e elevação do queixo da vítima.

    B) As manobras de ressuscitação cardiorrespiratória em pessoa obesa são distintas das manobras em pessoas não obesas.

    C) Em caso de suspeita de pneumotórax, o socorrista deverá inicialmente realizar a descompressão com um objeto pontiagudo, no segundo espaço intercostal.

    D) A remoção da vítima somente poderá ser realizada após o acesso venoso, mesmo se houver dificuldade para a venóclise.

    E) Deve-se priorizar o tratamento de hemorragia cardíaca e hipovolemia antes das compressões cardíacas.

Salva-vidas foi chamado para atender, ainda dentro da água, vítima que se encontrava afogada e inconsciente em local bastante profundo.
Nessa situação hipotética, depois de alcançar a vítima utilizando equipamento flutuante (boia) e verificar parada respiratória, o salva-vidas deverá

    A) iniciar as compressões torácicas na vítima, ainda dentro da água.

    B) realizar ventilações, ainda dentro da água, se identificar a presença de pulso na vítima.

    C) providenciar a imobilização cervical da vítima, fora da água.

    D) comprimir o tórax da vítima para drenagem da água aspirada, fora da água.

    E) usar imediatamente após retirar a vítima da água, caso esteja disponível, desfibrilador externo automático.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...