Lista completa de Questões de Enfermagem da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher de 79 anos de idade deu entrada em uma unidade de terapia intensiva (UTI) entubada, inconsciente, acianótica, hipocorada, hidratada e afebril. Tem história de hipertensão e insuficiência aórtica, com cirurgia para troca de válvula, mas não seguia o tratamento medicamentoso de hipotensores e antiagregantes plaquetários. Estava com tubo orotraqueal, sonda nasogástrica e sonda vesical de demora. Foi feita punção de subclávia e instalação de pressão venosa central (PVC). A ausculta pulmonar evidenciou creptos basais e roncos apicais. Respirava com uso de ventilador mecânico, ventilação controlada, 15 movimentos respiratórios por minuto, fração inspirada de oxigênio de 40%, saturação de oxigênio de 99%. A freqüência cardíaca na admissão foi de 88 batimentos por minuto, pressão arterial de 90 mmHg × 60 mmHg. O ecocardiograma mostrou aumento do ventrículo esquerdo e fração de ejeção do ventrículo esquerdo diminuída. Exames gasométricos indicaram parâmetros dentro da normalidade. O abdome apresentava-se distendido e havia ruídos hidroaéreos e histórico de 2 dias sem evacuar. A paciente apresentava, ainda, perfusão periférica diminuída, edema nos membros inferiores e oligúria.
Julgue os itens a seguir, que tratam da situação hipotética apresentada.
Diante dos dados de saturação de oxigênio e dos sinais vitais, a fração inspirada de oxigênio deve ser aumentada a fim de melhorar o trabalho cardíaco.
Considerando a doença hipertensiva específica da gravidez, julgue os itens subseqüentes.
As alterações renais são percebidas através da proteinúria, da diminuição do fluxo plasmático e da filtração glomerular, e do aumento da creatinina.
Acerca da assistência de enfermagem durante o parto normal, assinale a opção correta.
O segundo período clínico do parto vai do início da dilatação até a dilatação completa do colo uterino.
A última fase do parto sofre influência dos seguintes fatores: paridade, freqüência, intensidade e duração das contrações uterinas e diâmetros fetais e pélvicos.
Durante a primeira fase do trabalho de parto, é importante avaliar a dinâmica uterina e os batimentos cardiofetais.
É proibida a deambulação da mãe em qualquer fase do trabalho de parto.
Julgue os itens a seguir, acerca dos agentes infecciosos e ectoparasitos.
A tricomoníase é causada por um protozoário flagelado denominado Trichomonas vaginalis.
Acerca de noções básicas de fisioterapia, julgue os itens que se seguem.
O grau de atrofia de um grupo muscular que foi envolvido em aparelho gessado tem relação direta com o tempo de imobilização.
A sistematização da assistência de enfermagem (SAE) é uma atividade privativa do enfermeiro que utiliza método e estratégia de trabalho científico para a identificação das situações de saúde/doença, subsidiando ações de assistência de enfermagem. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.
A coleta de dados pode ser direcionada por meio de instrumentos investigativos para o registro e a organização das informações coletadas, de modo a permitir que sejam contempladas diversas esferas do ser humano.
Considerando a doença hipertensiva específica da gravidez, julgue os itens subseqüentes.
O sofrimento fetal decorre do aumento da pressão dos fluidos, que gera vasodilatação, diminuição da freqüência cardíaca materna e modificações no ritmo cardíaco fetal.
Com relação à assistência de enfermagem à mulher em situações obstétricas de risco, assinale a opção correta.
Uma das causas mais comuns de hemorragia no último trimestre é a placenta prévia. Quando a gestante é internada nessa situação, deve manter o repouso no leito, ser monitorada quanto ao sangramento, aos batimentos fetais e aos sinais de choque iminente (palidez, taquicardia, extremidades frias etc.).
A doença hipertensiva específica da gestação pode surgir em adolescentes no primeiro trimestre da gestação e causa hemorragias decorrentes da implantação inadequada do ovo fecundado. Deve-se estar atento aos sinais de choque e infecção.
O descolamento prematuro da placenta pode provocar hemorragia discreta, dor súbita e contrações uterinas. Deve-se controlar os batimentos fetais e administrar analgésicos depressores do sistema nervoso central.
O término da gravidez no último mês de gestação pode ser denominado abortamento. Os cuidados envolvem o auxílio no procedimento de aspiração intra-uterina e o controle dos sinais vitais.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a doença hipertensiva específica da gravidez, julgue os itens subseqüentes.
No tratamento dessa enfermidade, as medicações como expansores de volume plasmático, hipotensores, anticonvulsivantes, sedativos e diuréticos de ação rápida são comumente administradas por via parenteral.
Julgue os itens a seguir, acerca dos agentes infecciosos e ectoparasitos.
Os ectoparasitos são parasitos da superfície corporal do homem, como o cravo cutâneo, a escabiose e o carrapato estrela.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...