Lista completa de Questões de Enfermagem da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS UEL) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao realizar o exame físico geral de enfermagem de um paciente/cliente, é necessária a utilização dos métodos conhecidos como propedêuticos. São eles:
Pesar e mensurar, auscultar, tapotagem e inspeção dinâmica.
Inspeção, palpação, percussão e ausculta.
Inspeção, método de Rovsina, palpação profunda e sinais vitais.
Pesar e mensurar, inspeção, manobra de Ruact e transluminação.
Percussão, inspeção dinâmica, ausculta e transluminação.
Foi prescrito, Via Endovenosa, 2000 ml de Soro Glicosado a 5% para correr de 8 em 8 horas. Quantas gotas deverão correr por minuto? (aproximar conforme regras depois da vírgula).
76 gotas por minuto.
78 gotas por minuto.
80 gotas por minuto.
83 gotas por minuto.
85 gotas por minuto.
Sobre o aleitamento materno, é correto orientar a mãe que:
A composição do leite é diferente no início e no final da mamada. No início da mamada contém mais constituintes hidrossolúveis como: vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, enzimas e hormônios. À medida que vai mamando e no final da mamada, o leite é mais rico em gorduras e vitaminas lipossolúveis e, por isso, tem mais calorias. Assim sendo, é importante que o bebê mame completamente o primeiro peito antes de se lhe oferecer o segundo peito. Na mamada seguinte, deve-se oferecer a mama que ficou mais cheia.
No aleitamento materno deve-se sempre oferecer as duas mamas na mesma mamada porque as mamas devem se esvaziadas igualmente, pois não há diferença na composição do leite, ou seja, sua composição é igual do início ao final.
No aleitamento materno deve-se oferecer sempre uma mama apenas, para esvaziá-la completamente, pois não há diferença na composição do leite do início ao final, e não se deve deixar que o bebê estabeleça o "regime livre" para mamar, ou seja, é necessário instituir horários pré-estabelecidos.
Há leite considerado "fraco" sendo que, nesses casos, deve-se orientar que se utilizem as mamadeiras e se substitua o leite materno por leite de vaca engrossado com farinha de trigo que é o mais indicado, e instituir horário pré-estabelecido rigoroso, pois o bebê sente mais fome nestes casos.
No aleitamento de gêmeos, as mães nunca devem ser orientadas a amamentar porque ocorre desgaste da mãe, estresse e há prejuízo às crianças porque o leito torna-se "fraco". Então orientar para se utilizar mamadeiras, leite de vaca engrossado com maizena e horário pré-estabelecido rigoroso para oferecer as mamadeiras.
Para compreender os objetivos da limpeza/lavagem das mãos, é necessário o conhecimento da flora normal da pele e sua fisiologia. Assim sendo, considere as afirmativas a seguir.
I. A pele humana normal, em especial a das mãos, é colonizada por bactérias que são dividas em duas categorias: transitórias e residentes.
II. A flora transitória coloniza as camadas superficiais da pele, é mais susceptível à remoção pela lavagem rotineira das mãos. É aquela que contém os microrganismos mais freqüentes associados a infecções associadas à assistência à saúde.
III. A flora residente é a que se liga às camadas mais profundas da pele, é mais resistente à remoção, está menos associada à infecção.
IV. A função principal da pele é aumentar a perda de água, prover proteção contra a ação abrasiva e de microrganismos e agir como barreira de impermeabilidade para o ambiente.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
I e II.
II e III.
III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
A portaria nº 485, de 11 de novembro de 2005 que trata da Norma Regulamentadora (NR- 32 ) - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, do Ministério do Trabalho e Emprego, dispõe que:
I. Em toda ocorrência de acidente envolvendo riscos biológicos, sem afastamento do trabalhador, não há necessidade de emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).
II. As enfermarias e quartos destinados a isolamento de pacientes portadores de doenças infecto-contagiosas devem possuir lavatórios em seu interior.
III. É proibido ao trabalhador o consumo de alimentos, bebidas nos postos de trabalho, bem como usar calçados abertos.
IV. Todo trabalhador com riscos ou possibilidades de exposição a agentes biológicos devem comprar suas vestimentas com recursos financeiros próprios e estas devem ser adequadas para o local do labor.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
I e II.
II e III.
III e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
Sobre o sistema gastrintestinal, assinale a alternativa que reúne os órgãos acessórios da digestão:
Intestino delgado, fígado, vesícula biliar. Eles contribuem com os hormônios, enzimas e bile que são vitais para a digestão.
Intestino grosso, fígado, vesícula biliar. Eles contribuem com os hormônios, enzimas e bile que são vitais para a digestão.
Fígado, vesícula biliar e pâncreas. Eles contribuem com os hormônios, enzimas e bile que são vitais para a digestão.
Fígado, esôfago e vesícula biliar. Eles contribuem com os hormônios, enzimas e bile que são vitais para a digestão.
Intestino grosso e delgado, pâncreas e vesícula biliar. Eles contribuem com os hormônios, enzimas e bile para a digestão.
Os valores da gasometria arterial fornecem as informações sobre o equilíbrio ácido-básico e a oxigenação do sangue. Os valores normais são:
Identificar os padrões respiratórios é de grande ajuda na compreensão do estado respiratório e condição global do cliente/paciente. Sobre padrões respiratórios normais, considere as afirmativas a seguir.
I. Apnéia é a ausência da respiração. Os períodos de apnéia podem ser curtos e ocorrem de maneira esporádica, como nas respirações de Cheyne-Stokes ou outros padrões respiratórios anormais.
II. Bradipnéia é uma freqüência respiratória acima de 40 incursões/minuto. Ela é comumente observada antes de um período de apnéia ou parada respiratória total.
III. Hiperpnéia é caracterizada por respiração profunda. Ela ocorre principalmente em pacientes que se exercitam, pacientes portados de acidose metabólica, pacientes ansiosos ou experimentando dor.
IV. Biot são respirações superficiais, lentas, que se alteram com períodos abruptos de apnéia. Pode ser um sinal de prognóstico de lesão grave do Sistema Nervoso Central.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
I e II.
I e III.
III e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
"A Miocardiopatia é a segunda causa direta de morte súbita mais comum. Como a miocardiopatia dilatada geralmente não é diagnosticada até seus estágios avançados, o prognóstico em geral é ruim".
Fonte: NASCIMENTO, M. T. F. do. Fundamentos do Cuidado Crítico. Tradução de José Eduardo Ferreira de Figueiredo. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, p. 274.
Sobre a miocardiopatia dilatada, considere as afirmativas a seguir.
I. Homens negros, em particular, estão em risco máximo de miocardiopatias; outros fatores de risco incluem hipertensão, gravidez, infecções virais e uso de álcool.
II. Homens brancos, em particular, estão em risco máximo de miocardiopaticas, outros fatores de risco incluem hipotensão, gravidez, infecções bacterianas e uso de álcool.
III. Miocardiopatia dilatada afeta principalmente a função diastólica. Ela resulta de fibras musculares miocárdicas extensamente lesionadas. Por conseguinte, diminui a contratilidade no ventrículo direito.
IV. Miocardiopatia dilatada afeta principalmente a função sistólica. Ela resulta de fibras musculares miocárdicas extensamente lesionadas. Por conseguinte, diminui a contratilidade no ventrículo esquerdo.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
I e II.
II e III.
I e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
A Síndrome da disfunção de múltiplos órgãos Multiple Organ Dysfunction Syndrome (MODS) não é realmente uma doença em si. É uma manifestação de outra condição subjacente progressiva. Considere os cuidados que o enfermeiro deve ter diante de um quadro de MODS.
I. O cuidado é, sobretudo, de suporte; manter a via aérea e a respiração do paciente com ventilação mecânica e oxigênio suplementar.
II. Monitorar os sinais vitais, saturação de oxigênio, parâmetros hemodinâmicos e o ritmo cardíaco para arritmias.
III. Monitorar o balanço hídrico e valores laboratoriais.
IV. Manter o paciente/cliente em posição de decúbito lateral esquerdo, com a cabeça mais baixa que o resto do corpo.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
I e II.
II e III.
II e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...