Questões de Enfermagem da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O Capítulo V do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, referente às infrações e penalidades, estabelece que:

I. Responde pela infração quem a cometer ou concorrer para a sua prática, ou dela obtiver benefício, quando cometida por outrem.

II. A gravidade da infração é caracterizada por meio da análise dos fatos do dano e de suas consequências.

III. A infração é apurada em processo instaurado e conduzido nos termos do Código de Processo Ético das Autarquias Profissionais de Enfermagem.

IV. As penalidades a serem impostas pelos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, conforme o que determina o art. 18, da Lei no 5.905, de 12 de julho de 1973, são advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional e cassação do direito ao exercício profissional.

Estão corretas as afirmativas descritas em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II, III e IV, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I e IV, apenas.

  • E.

    III e IV, apenas.

Nas atividades de processamento eletrônico de dados deve-se, salvo o disposto em convenções e acordos coletivos de trabalho, observar que:

  • A.

    o número máximo de toques reais exigidos pelo empregador não deve ser superior a 10.000 por hora trabalhada, sendo considerado toque real, cada movimento de pressão sobre o teclado.

  • B.

    o tempo efetivo de trabalho de entrada de dados não deve exceder a 7 horas, sendo que, no período de tempo restante da jornada, o trabalhador poderá exercer outras atividades que não exijam movimentos repetitivos.

  • C.

    nas atividades de entrada de dados deve haver, no mínimo, uma pausa de 10 minutos para cada 50 minutos trabalhados, deduzidos da jornada normal de trabalho.

  • D.

    quando do retorno ao trabalho, após qualquer tipo de afastamento igual ou superior a 15 dias, a exigência de produção em relação ao número de toques deverá ser inicialmente em níveis inferiores ao máximo estabelecido e ampliada progressivamente.

  • E.

    o empregador deve, para efeito de remuneração, promover sistema de avaliação dos trabalhadores envolvidos nas atividades de digitação, baseado no número de toques sobre o teclado, inclusive o automatizado.

De acordo com a Resolução COFEN no 387/2011, que dispõe sobre o procedimento de inclusão e exclusão de inadimplência com o sistema COFEN/CORENs no Cadastro Informativo dos Débitos não Quitados de Órgãos e Entidades Federais (CADIN), é de responsabilidade do

  • A.

    COFEN verificar a regularização do débito inscrito no CADIN.

  • B.

    CADIN verificar a regularização do débito no COFEN.

  • C.

    CADIN verificar a regularização do débito no COREN.

  • D.

    COREN, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas após a quitação integral ou parcial do débito, comunicar ao COFEN para que se proceda à exclusão do registro no CADIN.

  • E.

    COFEN, no prazo de 30 (trinta) dias após a quitação integral do débito, comunicar ao COREN para que se proceda a exclusão do registro no CADIN.

Considerado como referência para os programas de melhoria contínua das condições dos ambientes de trabalho, o Valor de Referência Tecnológico refere-se à concentração, no ar, de

  • A.

    manganês.

  • B.

    amianto.

  • C.

    sílica livre.

  • D.

    benzeno.

  • E.

    asbesto.

Para efeito da Norma Regulamentadora 7, são considerados dentro dos limites aceitáveis os audiogramas que mostrarem, em todas as frequências examinadas, limiares auditivos menores ou iguais a

  • A.

    25 dB (NA).

  • B.

    30 dB (NA).

  • C.

    35 dB (NA).

  • D.

    40 dB (NA).

  • E.

    45 dB (NA).

O aconselhamento consiste no diálogo baseado na relação de confiança que proporciona ao paciente condições para que avalie seus próprios riscos, tome decisões e encontre maneiras realistas de enfrentar os problemas relacionados às DST HIV/AIDS. No aconselhamento, após resultado positivo do teste anti-HIV em gestante, na 12a semana de gestação, o técnico de enfermagem deve orientá-la que

  • A.

    a transmissão vertical do HIV pode ocorrer durante a gestação, no trabalho de parto, no parto e pela amamentação.

  • B.

    é indicado parto normal, pois a transmissão do HIV durante esse tipo de parto é um mito.

  • C.

    a amamentação deverá ser realizada pela mãe, pois o risco do recém-nascido adquirir AIDS com as chamadas “amas de leite” é muito maior.

  • D.

    a terapia antirretroviral será realizada após o parto, na mãe e no filho, se comprovado positividade no teste anti-HIV do filho.

  • E.

    toda criança, ao nascer, receberá o antirretroviral, se resultado de teste anti-HIV positivo na mãe e no pai.

As Diretrizes e Parâmetros Mínimos para a avaliação e o acompanhamento da audição em trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados estabelece que:

I. o exame audiométrico será realizado, no mínimo, no momento da admissão, no 6º (sexto) mês após à admissão e anualmente a partir de então, bem como na demissão.

II. o trabalhador permanecerá em repouso auditivo por um período máximo de 12 horas até o momento da realização do exame audiométrico.

III. nas empresas com ambiente acusticamente tratado, que atenda à norma ISO 8253.1, a cabine audiométrica poderá ser dispensada.

Está correto o que consta em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Segundo a Portaria no 777/2004, o agravo à saúde, dentre outros, relacionado ao trabalho de notificação compulsória é:

  • A.

    criptosporidíase.

  • B.

    polineuropatia

  • C.

    pneumoconiose.

  • D.

    estrongiloidíase.

  • E.

    leucodermia.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a ocorrência geralmente não planejada que resulta em dano à saúde ou à integridade física de trabalhadores ou de indivíduos do público é considerada

  • A.

    evento adverso.

  • B.

    acidente de trabalho.

  • C.

    circunstância indesejada.

  • D.

    incidente.

  • E. risco.

Promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, por meio de campanhas, programas de duração permanente, é de competência do

  • A.

    Programa de Elaboração do Perfil Profissiográfico Previdenciário.

  • B.

    Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

  • C.

    Programa de Controle Médicos de Saúde Ocupacional.

  • D.

    Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

  • E.

    Programa de Prevenção de Riscos Ocupacionais.

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