Lista completa de Questões de Enfermagem da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: As questões de números 25 a 28 referem-se à legislação e/ou segurança do trabalho.
A NR 32 - Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimento de Saúde considera que a sala de preparo dos quimioterápicos antineoplásicos deve ser dotada de Cabine de Segurança Biológica Classe II B2. A cabine deve estar em funcionamento no mínimo por
cinco minutos antes do início do trabalho de manipulação e permanecer ligada por dez minutos após a conclusão do trabalho.
quinze minutos antes do início do trabalho de manipulação e permanecer ligada por vinte minutos após a conclusão do trabalho.
trinta minutos antes do início do trabalho de manipulação e permanecer ligada por trinta minutos após a conclusão do trabalho.
quarenta e cinco minutos antes do início do trabalho de manipulação e permanecer ligada por trinta minutos após a conclusão do trabalho.
sessenta minutos antes do início do trabalho de manipulação e permanecer ligada por vinte minutos após a conclusão do trabalho.
Atenção: As questões de números 25 a 28 referem-se à legislação e/ou segurança do trabalho.
A Portaria no 199 de 17 de janeiro de 2011 alterou a NR-3 (Norma Regulamentadora no 3) − Embargo ou Interdição. Uma das orien-tações que está em vigor, sobre o recebimento de salário, é que durante a paralisação decorrente da imposição de interdição ou embargo
os empregados devem interpor recurso judicial e provar que são merecedores de pagamento.
os empregados recebam os salários como se estivessem em efetivo exercício.
o empregador pagará os salários, cujos valores serão aqueles acordados na reunião com os empregados e representantes do Ministério do Trabalho e sindical.
o empregador deve pagar um quarto do valor do salário do empregado.
o empregador pagará ao empregado um salário mínimo.
Atenção: As questões de números 25 a 28 referem-se à legislação e/ou segurança do trabalho.
Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, a NR-17 (Norma Regulamentadora nº 17) recomenda:
índice de temperatura efetiva entre 25 °C e 28 °C.
velocidade do ar não superior a 2 m/s.
umidade relativa do ar não inferior a 40 por cento.
curva de avaliação de ruído e vibração não superior a 75 dB.
Atenção: As questões de números 25 a 28 referem-se à legislação e/ou segurança do trabalho.
Para garantir a atenção integral à saúde dos trabalhadores existem os Centros Estaduais e Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e a rede de serviços sentinela de média e alta complexidade capazes de diagnosticar os agravos à saúde que têm relação com o trabalho e de registrá-los no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN NET). Essa rede, integrada à rede de serviços do SUS, é uma estratégia denominada
EST − Estratégia Saúde do Trabalhador.
EST/SUS − Estratégia Saúde do Trabalhador no SUS.
ERST - Estratégia de Referência à Saúde do Trabalhador.
RESTSUS - Rede Saúde do Trabalhador no SUS.
RENAST - Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador.
A educação sexual tem sido assunto obrigatório nos últimos anos em muitas Unidades de Ensino buscando, entre outras coisas, o esclarecimento quanto às doenças sexualmente transmissíveis. Com relação às DSTs, é correto afirmar:
Pessoas acometidas por sífilis venérea (causada por Treponema pallidum) são mais susceptíveis a outras treponematoses, ou seja, não desenvolvem resistência a essas infecções.
A sífilis venérea é transmitida através do contato sexual, mas também pode ser passada para o feto ainda no útero.
Comportamentos de contato íntimo, não sexuais, envolvendo troca de fluidos corpóreos não estão relacionados à transmissão de DST.
O HIV (vírus da imunodeficiência adquirida), agente causador da AIDS (Síndrome da imunodeficiência adquirida) ataca todas as células do corpo de uma pessoa após a infecção.
Pessoas que praticam sexo seguro estão isentas do risco de adquirir uma DST.
As lesões por esforços repetitivos (LER) ou Doenças Osteomusculares (DORT) estão relacionadas ao Trabalho. As lesões por esforços repetitivos
impossibilitam o recebimento de benefícios pelo INSS, quando recidivas.
identificadas no estágio inicial grau 1 necessitam de preenchimento da Comunicação de Acidentes do Trabalho (CAT).
são mais frequentes nas mulheres do que nos homens, devido ao menor número de fibras musculares e a menor capacidade de armazenar e de converter o glicogênio em energia útil.
afetam raramente trabalhadores que executam a tarefa em rápida frequência e com uso de força.
são mais frequentes nos homens, por executarem atividades mais sujeitas a risco, como em fábrica de alimentos, frigoríficos e montadoras.
O fio de sutura de algodão cirúrgico é classificado como
absorvível.
semiabsorvível.
de absorção lenta.
de absorção rápida.
não absorvível ou inabsorvível.
Com relação ao ciclo cardíaco, a pré-carga refere-se à
pressão que o sangue exerce quando levado aos pulmões para captar oxigênio e liberar gás carbônico ao início da sístole.
força de estiramento passivo exercida no músculo ventricular ao final da diástole pela quantidade de sangue na câmara cardíaca.
pressão que os músculos ventriculares devem produzir para superar a pressão mais elevada na aorta.
condução do impulso elétrico por toda a rede de células musculares do coração.
Curativo utilizado em úlcera por pressão, derivado de algas, cuja função é absorver o exsudato, promover a hemostasia da ferida e que requer curativo secundário, é chamado de
alginato de bário.
hidrocoloide de cálcio.
hidrogel de alcatrão.
alginato de cálcio.
hidrocoloide de iodo.
A interrupção súbita no uso de glicocorticoides pode resultar em
doença de Mitsuda.
síndrome de Cushing.
hiperglicemia severa.
doença de Boerema-Cryle.
insuficiência suprarrenal aguda.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...