Lista completa de Questões de Enfermagem da Fundação Guimarães Rosa (FGR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O leite materno é o único alimento que garante a quantidade e a qualidade adequada de nutrientes para o bebê, apresentando concentração ideal de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais. Sobre a amamentação, é INCORRETO afirmar:
O leite materno é rico em lactose que estimula o desenvolvimento da flora natural de lactobacilos que protegem o intestino da translocação bacteriana.
A infecção materna pelo vírus da hepatite B representa contraindicação para a amamentação porque o vírus foi detectado no leite materno.
A mastite pode ser evitada por meio do esvaziamento da mama por ordenha, uso de sutiã confortável e posicionar o bebê corretamente durante a amamentação.
A desnutrição acentuada, estresse e o cansaço da mãe podem ter um efeito significativo no volume de leite produzido.
Segundo as boas práticas de esterilização, 2009, ―Todo artigo a ser esterilizado, armazenado e transportado, deverá ser acondicionado em embalagem criteriosamente selecionada, para a segurança do processo‖. Sobre as embalagens, marque F nas afirmativas FALSAS e V nas alternativas VERDADEIRAS.
1. ( ) Tyvec, papel grau cirúrgico e SMS são compatíveis com esterilização por peróxido de hidrogênio.
2. ( ) Tyvec, papel crepado, papel grau cirúrgico e SMS são compatíveis com esterilização por óxido de etileno.
3. ( ) Tyvec, filme transparente, SMS e tecido de algodão são compatíveis com esterilização por meio úmido.
4. ( )Tecido de algodão, SMS e filme transparente são compatíveis com esterilização a seco.
Marque a alternativa CORRETA:
V, V, V, F.
V, F, F, V.
F, V, F, V.
F, V, V, F.
O tratamento de feridas de membros inferiores é uma das ações do enfermeiro da UBS. Para estabelecer a terapia adequada é necessário conhecer a etiopatogenia da ferida em questão. Coloque V nas afirmativas VERDADEIRAS e F nas afirmativas FALSAS.
( ) A insuficiência venosa das extremidades é definida como a inversão do fluxo sanguíneo do sistema superficial ao sistema venoso profundo levando à insuficiência valvar do sistema comunicante.
( ) As válvulas danificadas nas veias profundas e perfurantes constituem uma das causas da hipertensão venosa crônica nos MMII, com uma pressão de retorno alta, provocando estase venosa e edema.
( ) Eczema de estase consiste na degradação da hemoglobina em hemosiderrina levando à hipergmentação localizada na pele.
( ) A úlcera venosa geralmente localiza-se na região perimaleolar, apresenta bordas regulares, de pequena a média extensão e exsudativa.
Marque a alternativa CORRETA:
F. V. F, V
F, V, V, F.
V, F, V, V.
F, V, F, F.
A ocorrência de reação adversa no idoso é maior do que em paciente jovem, devido às mudanças fisiológicas. Letargia e confusão mental têm sido confundidas com senilidade, mas podem ser provocadas pela reação adversa. O enfermeiro da UBS deve ficar atento quando o idoso relata o uso crônico dos seguintes grupos farmacológicos, EXCETO:
Anti-hipertensivos, digitálicos e broncodilatadores.
Digitálicos, corticóides e vagotônicos.
Sedativos, corticóides e cardiotônicos.
Diuréticos, anti-hipertensivos e digitálicos.
As coberturas de prata nanocristalina são indicadas para feridas. Marque a alternativa CORRETA:
Abertas.
Limpas.
Infectadas.
Contaminadas.
Calcule o gotejamento de soro glicosado para infusão de 500 ml de 8/8h. O número de gotas por minuto, aproximadamente, será de:
25
30
20
35
Foram prescritos para o Sr. J.M.P, de 79 anos, a administração de 1.000 UI de heparina, por via EV. Na unidade de saúde é padronizado o frasco ampola de 5 ml contendo 5.000 UI/ml. O volume a ser aspirado é de:
0,5 ml.
1,0 ml.
0,1 ml.
0,2 ml.
A pneumonia por aspiração é a infecção pulmonar causada por inalação crônica de pequenas quantidades do conteúdo orofaríngeo, sendo bastante comum em pacientes com disfagia. Algumas ações de enfermagem podem auxiliar a redução de sua incidência, tais como, EXCETO:
Evitar ofertar alimentos quentes ou frios, dando preferência aos alimentos em temperatura ambiente.
ferecer alimentos de consistência pastosa como gelatina, pudim e purê de batatas e legumes.
Evitar alimentos lácteos e chocolate que aumentam o muco salivar.
Manter o paciente na posição sentada ao oferecer os alimentos.
O DM tipo 2 caracteriza-se por um distúrbio do metabolismo de carboidratos devido à resistência periférica à insulina ou insuficiência da produção da mesma e acomete o indivíduo a partir da 4ª década de vida. Dentre os fatores predisponentes para o DM tipo 2, pode-se citar, EXCETO:
Obesidade
Dislipidemia.
Fatores genéticos.
Sedentarismo.
Pacientes portadores de doença renal crônica devem ser orientados a ingerir dieta do tipo:
Hipoprotéica e normossódica.
Hiperprotéica e hipossódica.
Hipoprotéica e hipossódica.
Hiperproteíca e normossódica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...