Lista completa de Questões de Enfermagem da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando os principais traumatismos superficiais abertos à classificação das diversas formas das feridas abertas.
COLUNA I
1. Feridas penetrantes
2. Feridas incisas
3. Feridas perfurantes
4. Feridas contusas
COLUNA II
( ) Ferida cuja profundidade não pode ser estabelecida à simples inspeção.
( ) Ferida linear, com bordas regulares e pouco traumatizadas.
( ) Feridas irregulares, retraídas e com bordas muito traumatizadas.
( ) Feridas com formato externo variável, geralmente linear ou puntiforme.
Assinale a sequência CORRETA.
Doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e enfermidades respiratórias crônicas, principais doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil têm gerado elevado número de mortes prematuras, perda de qualidade de vida, além de ocasionarem impactos econômicos negativos para as famílias, as comunidades e a sociedade em geral. Sobre o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil (2011-2022), assinale a alternativa INCORRETA.
O trabalho físico exige ajustes que podem afetar quase todos os órgãos, tecidos e fluidos do corpo. Entre os ajustes relacionados abaixo, assinale o considerado INCORRETO.
O trabalho físico exige ajustes que podem afetar quase todos os órgãos, tecidos e fluidos do corpo. Entre os ajustes relacionados abaixo, assinale o considerado INCORRETO.
Redução do suprimento de açúcares
Aumento da pressão sanguínea
Adaptações vasomotoras
Analise as seguintes afirmativas referentes a vacinas.
I. Vacina contra hepatite B deve ser aplicada por via intramuscular, no vasto lateral da coxa ou deltóide.
II. Vacinas que contêm adjuvantes, como a tríplice DTP, se forem aplicadas por via subcutânea, podem provocar abscessos.
III. Vacinas contra febre amarela, tríplice viral, monovalente contra sarampo devem ser aplicadas por via subcutânea.
IV. A vacina contra Haemophilus influenzae do tipo b (Hib) é aplicada por via subcutânea.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
apenas as afirmativas II e III estão corretas.
apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Pode-se afirmar que, em princípio, as vacinas compostas por bactérias ou vírus vivos atenuados NÃO devem ser administradas em crianças com
desnutrição.
doença neurológica estável.
hospitalização recente.
imunodeficiência congênita ou adquirida.
Analise as seguintes afirmativas sobre as recomendações para a organização dos refrigeradores utilizados pelo Programa Nacional de Imunização (Rede de Frios).
I. No evaporador (congelador), colocar gelo reciclável ou saco plástico com gelo, na posição vertical, ocupando todo espaço.
II. Na primeira prateleira, colocar as vacinas bacterianas e toxóides. 16
III. Na segunda prateleira, colocar as vacinas virais (contra a poliomielite, sarampo, tríplice viral, dupla viral, febre amarela).
IV. Na segunda prateleira, no centro, coloca-se o termômetro de máxima e mínima na posição vertical.
V. Na terceira prateleira, podem-se colocar os diluentes ou caixas com as vacinas devendo-se ter o cuidado de permitir a circulação de ar entre as mesmas.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.
apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Analise as afirmativas abaixo sobre as doenças crônicas.
I. O processo de transição epidemiológica, pelo qual o predomínio das doenças transmissíveis cede lugar às doenças crônicas, ocorre de maneira igual nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.
II. O aumento das doenças crônicas é motivado pela diminuição das doenças infecciosas.
III. O aumento na expectativa de vida acarreta maior possibilidade de expressão das doenças crônicas isoladas ou múltiplas e se constitui como um dos fatores que acelera o processo de transição epidemiológica.
A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que
apenas as afirmativas I e II estão corretas.
apenas as afirmativas I e III estão corretas.
apenas as afirmativas II e III estão corretas.
as três afirmativas estão corretas.
Em relação às síndromes psiquiátricas, é CORRETO afirmar que
a esquizofrenia pode ser definida como um distúrbio neurótico de origem orgânica, em que a pessoa percebe a realidade de maneira distorcida de si própria e das demais pessoas.
a neurose é uma desordem de personalidade que se manifesta, geralmente, por percepção, pensamento e comportamentos alterados que impedem a participação da pessoa na vida social.
a ansiedade é um estado emocional caracterizado por sentimento de apreensão, desconforto, agitação ou preocupação.
a depressão é uma perturbação caracterizada por tristeza, angústia, desânimo e dificuldade de concentração, sendo considerada normal e necessária na experiência de vida da pessoa.
Em termos de economia psíquica, a adaptação do trabalho ao homem corresponde à procura, à descoberta, ao emprego e à experimentação de um compromisso entre os desejos e a realidade. Considerando-se essa afirmativa, é CORRETO afirmar
que, mesmo em um trabalho rigidamente organizado, se ele não for muito parcelado ou muito dividido, a adaptação do trabalho à personalidade é possível.
que as frustrações resultantes de um conteúdo significativo inadequado às potencialidades e às necessidades da personalidade podem ser uma fonte de grandes esforços de adaptação.
que o sofrimento começa quando a relação homem-organização está bloqueada; quando o trabalhador usou o máximo de suas faculdades intelectuais, psicoafetivas, de aprendizagem e de adaptação.
que não são as exigências mentais ou psíquicas do trabalho que fazem surgir o sofrimento, se bem que esse fator seja evidentemente importante quanto à impossibilidade de toda a evolução em direção ao seu alívio.
Em relação aos processos mentais de sofrimento psíquico no trabalho, assinale a alternativa INCORRETA.
A exploração do sofrimento pela organização do trabalho não cria doenças mentais específicas.
Existem psicoses do trabalho ou neuroses do trabalho.
As descompensações psicóticas e neuróticas dependem, em última instância, da estrutura das personalidades adquirida muito tempo antes do engajamento na produção.
Devem-se levar em conta três componentes da relação homem-organização do trabalho: a fadiga, o sistema frustração-agressividade reativa e a organização do trabalho como uma correia de transmissão de uma vontade externa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...