Lista completa de Questões de Enfermagem da MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o Clostridium tetani, é correto afirmar que:
Causa uma doença denominada tétano, que por meio de uma toxina chamada tetanoespasmina, causa espasmos e fortes contrações musculares. Uma possível forma de tratamento é a aplicação imediata de vacina contendo toxina tetânica, e a associação de atropina com glicocorticóides.
Causa uma doença denominada botulismo, ocasionado por uma toxina chamada toxina botulínica.
Causa uma doença denominada botulismo, que por meio de uma toxina chamada tetanoespasmina, que desencadeia espasmos e fortes contrações musculares. Uma possível forma de tratamento é a aplicação imediata de vacina contendo toxina botulínica.
Causa uma doença denominada tétano, que por meio de uma toxina chamada tetanoespasmina, leva a espasmos e fortes contrações musculares. Uma possível forma de tratamento é a aplicação imediata imunoglobulinas associadas ao tratamento com antibiótico metronidazol.
Os fungos são seres eucarióticos, os quais podem apresentar-se sob forma unicelular e pluricelular. Sobre essas morfologias, é correto afirmar que:
Os fungos unicelulares desenvolvem pseudo-hifas e os fungos pluricelulares crescem de forma pastosa ou cremosa em meio de cultura, pois as hifas septadas e não septadas assumem esse aspecto.
Os fungos pluricelulares podem ser chamados de bolores, pois crescem em forma de hifas septadas e não septadas e os fungos unicelulares não desenvolvem hifas, já que sua cultura caracteriza-se sob forma pastosa ou cremosa.
Os fungos pluricelulares podem ser chamados de bolores, pois crescem em forma de hifas septadas e não-septadas e os fungos unicelulares desenvolvem hifas algodonosas, já que são leveduras.
As leveduras são fungos unicelulares que crescem sob forma de hifas septadas e os bolores são fungos pluricelulares, que crescem sob forma de pseudo-hifas não septadas.
"As penicilinas naturais diferenciam-se das penicilinas semi-sintéticas porque estas últimas possuem o ___________ que impede a destruição do _____________ pelas enzimas bacterianas denominadas ______________ ".
Assinale a alternativa que contém as sentenças que completam corretamente a frase acima:
Anel b-lactâmico ; plasmídeo ; penicilinases
Ácido clavulânico ; plasmídeo ; b-lactamases
Ácido clavulânico ; anel b-lactâmico ; b-lacamases
Anel b-lactâmico ; ácido clavulânico ; b-lactamases
" O grupo de agentes antibacterianos que inibem o metabolismo celular e interferem com uma enzima bacteriana denominada ________ que, por mecanismo de inibição enzimática competitiva, impedem a cascata bioquímica para a formação do _______________ ".
Assinale a alternativa que contém as sentenças que completam corretamente a frase acima:PABA; ácido tetrahidrofólico.
b- lactamase; plasmídeo.
DNA girase; membrana citoplasmática.
PABA; grânulos de glicogênio.
Sobre o vírus da Imuno Deficiência Humana (HIV), é correto afirmar que:
É um vírus RNA, que possui uma afinidade por linfócitos TCD4 e macrófagos, que servem de reservatórios no período de latência clínica.
No período de latência clínica o paciente permanece, na maioria das vezes assintomático, podendo transmitir o vírus por contato sexual, pois o vírus não tem afinidade por Linfócitos T.
É um vírus DNA, que pode ser transmitido pelo sangue, secreções genitais, pela saliva; no entanto o leite materno pode conservar-se seguro das infecções virais.
É um retrovírus que, nas primeiras horas de reaplicação, pode estender-se pela corrente sanguínea até atingir o encéfalo, causando AIDS demência.
Sobre a coloração de Gram, indique a alternativa correta:
A coloração de Gram é um antibiograma, utilizado para determinar resistência bacteriana aos antibióticos.
Esta técnica permite verificar a espessura da membrana citoplasmática e a morfologia da bactéria.
A técnica em questão permite verificar a espessura da parede celular de peptideoglicano e a morfologia (forma) da bactéria.
A técnica permite verificar a espessura da cápsula bacteriana e a morfologia da bactéria.
Sobre o Mycbacterium tuberculosis, assinale a alternativa que contém uma sentença falsa:
O M. tuberculosis é um bacilo responsável por causar tuberculose em humanos. Tal bactéria infecta o organismo através da inalação de aerossóis contaminados, alojando-se prioritariamente no trato respiratório.
O M. tuberculosis é um bacilo facilmente corado pela técnica da coloração de Gram, pois sua estrutura é comum a qualquer outra bactéria. Este bacilo tem crescimento rápido, portanto a doença pode manifestar-se rapidamente, mesmo em pacientes imunocompetentes.
O M. tuberculosis é um bacilo aeróbio obrigatório, de crescimento lento, que invade os macrófagos inativos do hospedeiro.
A tuberculose é tratada com uma combinação de medicamentos antibacterianos e o tempo de tratamento varia de 6 meses, podendo estender-se até 1 ano.
As enterobactérias são:
Bacilos Gram +; aeróbicos obrigatórios que causam distúrbios gastrointestinais.
Bacilos Gram -; aeróbios facultativos, que infectam células da mucosa gástrica.
Bacilos Gram -; anaeróbicos facultativos, que causam distúrbios gastrointestinais.
Bacilos Gram -; anaeróbios obrigatórios, que causam infecções gastrointestinais.
Sobre os vírus, analise a alternativa correta:
Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.
Os vírus possuem aparato para a síntese protéica, porque possuem ao mesmo tempo DNA e RNA.
Um vírus, ao entrar em contato com o sangue do indivíduo, pode infectar qualquer célula do organismo.
Ao sair do citoplasma e partirem para o meio extra-celular, os vírus sempre provocam lise celular.
Sobre a transcriptase reversa, assinale a alternativa correta:
É uma enzima que permite somente aos vírus DNA realizarem o processo da adsorção.
É uma enzima que permite aos vírus de genoma RNA realizarem o processo da adsorção.
É uma enzima existente nos vírus RNA cuja função é converter RNA em DNA proviral.
É uma enzima cuja função está relacionada ao processo de desnudamento do capsídeo viral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...