Lista completa de Questões de Enfermagem da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A infecção da ferida cirúrgica caracteriza risco inerente ao ato cirúrgico, sendo que sua complicação mais comum manifesta-se por:
hipertermia, náuseas e vômitos
edema e eritema local, dor e presença de secreção purulenta
secreção purulenta, eczema e vômito.
hipertermia, hipovolemia e tumoração
dispnéia, dor no local e edema pulmonar.
A Estratégia de AIDIPI ajuda bastante no acompanhamento de bebês e crianças maiores, possibilitando ao Enfermeiro visualização de sinais de perigo que significam doença grave. Dentre estes sinais encontram-se:
febre e convulsões
palidez e resfriado.
astenia e disfagia.
feridas e pedículos.
escabiose e tínea corporis.
Como rotina em controle de infecção hospitalar, no que diz respeito ao pessoal de enfermagem, temse a prevenção de exposição acidental a sangue e outros fluidos corporais. Esta exposição comumente ocorre:
após qualquer trabalho de limpeza
após tossir, espirrar ou assoar o nariz
ao verificar sujeira visível nas mãos
após perfuração com objetos pontiagudos contaminados
antes e após utilizar o banheiro
No contexto atual, a atenção básica vem passando por transformações importantes, requerendo do enfermeiro realização de atividades diversificadas, sendo assim, destaca-se como atividade deste profissional:
realização de curativos e administração de medicamentos.
supervisão nos serviços das unidades básicas relacionados aos auxiliares e técnicos de enfermagem.
assistência técnica administrativo
atuação na assistência coletiva e individual, gerência de unidades e educação.
realização de divulgação de campanhas.
O Enfermeiro ao realizar consulta de enfermagem avaliando a função cerebral do cliente deverá comprender que o parâmetro normal da cognição é:
Ser receptivo e colaborador.
Apresentar boa postura e bons modos de se expressar.
Memória anterior e recente preservada.
Comunicação escrita e verbal de acordo com o nível de instrução, coerência e raciocínio.
Apresentar iniciativa, ter capacidade de julgamento e crítica.
O Enfermeiro em uma avaliação respiratória detectou que existiam estertores creptantes em um cliente na ausculta em fase inspiratória, logo descrevendo os referidos em:
Ruídos finos, homogêneos, de mesma altura, timbre e intensidade.
Ruídos mais grossos e de tonalidade mais grave.
Ruídos que obstruem parcialmente os brônquios.
Ruídos intensos, ouvidos a distância.
Ruídos acompanhados de espasmo muscular.
Considerando-se que as articulações devem ser avaliadas em relação a amplitude de movimentos ativos e passivos (flexão, pronação e outros), volume e condições dos tecidos circundantes, poderíamos destacar como limitação da amplitude:
Osteoartrite, gota, artrite reumatóide.
Paralisias, mioclonias, tetânia.
Contratura, luxação e artropatia.
Sinovite, bursite, drenagem articular
Fibrose, contusões, entorces.
A administração de vacinas confere proteção contra os diferentes agentes causadores de doenças, as vacinas constituem um dos maiores êxitos da história da saúde por serem o métodos mais eficaz para prevenir determinadas infecções. Sendo assim, quando deve ser feita a 1º dose da vacina contra Hepatite B:
Nas primeiras 24 h de vida do recém-nascido.
Nas primeiras 48 h de vida do recém-nascido.
Nas primeiras 12 h de vida do recém-nascido.
Nas primeiras 36 h de vida do recém-nascido.
No primeiro mês de vida.
Atualmente o gerente de enfermagem precisa estar preparado para interagir e compreender a dimensão organizacional do seu local de trabalho onde as prioridades são voltadas aos clientes, pessoal, situação econômica financeira, ações e resultados. Para viabilizar o alcance desses objetivos deve:
Ter responsabilidade profissional, direito de pensar, autonomia para agir criando ambiente propício, em que o poder, pontos de vista, informações e conhecimentos possam ser compartilhados.
Ter responsabilidade profissional, direito de pensar, autonomia para agir, buscar sempre aperfeiçoar seus conhecimentos individuais não tendo a obrigação de compartilhá-los com os demais profissionais.
Ter responsabilidade profissional, direito de pensar, autonomia para agir, dividir seus conhecimentos com os demais membros da equipe
e ocupar posição subordinado ao diretor clínico da unidade ou administrador.Ter responsabilidade profissional, conhecer a política de saúde-doença da organização onde trabalhar.
As alternativas A e C estão corretas.
Paciente do sexo masculino, 70 anos de idade em fase terminal de câncer de próstata com metástase generalizada, comatoso, com taquicardia, hipotensão e hipotermia, estava em uma Unidade de Terapia Intensiva há 8 dias, recebendo oxigenoterapia umidificada por ventilação mecânica, teve sua aparelhagem desligada no plantão noturno pela enfermeira do horário, com resultado do óbito do paciente:
A enfermeira agiu corretamente, promovendo a eutanásia para aliviar o sofrimento do paciente mesmo sabendo que este procedimento não é permitido no país.
A enfermeira promoveu uma eutanásia passiva, para abreviar a morte do paciente lentamente
A enfermeira cometeu a eutanásia terapêutica ativa que mesmo considerada morte piedosa não é permitida em nossa legislação.
A enfermeira cometeu a eutanásia legal cuja a justificativa consiste em usar o equipamento em outro paciente mais jovem o que é perfeitamente admitido em nossa legislação.
A enfermeira agiu corretamente pois estava preocupada com o valor da oxigenoterapia, considerando o custo/ benefício do tratamento em paciente terminal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...