Lista completa de Questões de Enfermagem da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Mulher, 69 anos, foi internada com diagnóstico de acidente vascular encefálico, apresentando sinais vitais normais e estáveis, inconsciência, hemiparesia à direita. Nessas condições, a paciente requer ações de enfermagem, com prioridade para a
administração de analgésico, oximetria de pulso, decúbito dorsal horizontal, organização de material para traqueostomia e flebotomia.
remoção de prótese dentária, organização de material para traqueostomia, decúbito dorsal horizontal, cateterismo vesical, mudanças de decúbito.
mudanças de decúbito, aspiração oro-traqueal, oximetria de pulso, higienização no leito, organização de material para inserção de dreno subdural.
organização de material para a realização de intubação traqueal, aspiração oro-traqueal, cateterismo vesical, acesso venoso e arterial.
remoção de prótese dentária, colocação de cânula de Guedel, decúbito elevado, mudanças de decúbito, acesso venoso.
Na hemorragia digestiva alta, o paciente apresenta vômito de sangue vivo ou aspecto de "borra de café", identificado como
Jovem, 22 anos, consciente, ansioso, dispnéico, apresenta ferimento perfurante na parede torácica, provocada por arma branca. A conduta imediata a ser tomada ao ser socorrido pela equipe de atendimento pré-hospitalar é
cobrir o ferimento com curativo oclusivo estéril, fixando três bordas laterais.
colocar a vítima deitada com os membros inferiores elevados.
Mulher, 41 anos, vítima de atropelamento, apresenta ferimento abdominal com evisceração, constituindo a lesão de maior gravidade. A conduta indicada no caso é
Idoso, 78 anos, dá entrada no pronto-socorro agitado, dispnéico, cianótico, taquicárdico, com tosse e expectoração rósea, espumosa. Há suspeita de que o paciente apresenta
A coleta do jato médio urinário é um procedimento importante como meio diagnóstico e quando não é possível obter a amostra de urina por essa técnica, torna-se necessário coletá-la por meio de cateterismo vesical. O exame laboratorial que exige os procedimentos relatados é
Após o reconhecimento de uma parada cardiorrespiratória, a prioridade na intervenção deve ser direcionada à
Um dos cuidados de enfermagem na realização da sondagem nasogástrica em um paciente é
administrar oxigênio úmido após fixar a sonda, mantendo o paciente em posição sentada.
testar o posicionamento da sonda logo após a sua inserção.
introduzir o comprimento total da sonda através da narina do paciente.
manter o pescoço do paciente hiper-extendido durante a introdução da sonda.
colocar o paciente em decúbito lateral direito após o procedimento, mantendo essa posição durante seis horas.
Mulher, tabagista, ansiosa, com história de mastectomia esquerda há dois anos, procura a unidade de saúde para verificar a pressão arterial e glicemia capilar, conforme orientação médica. Entre os cuidados indicados na realização desses procedimentos, destacam-se:
ajustar o estetoscópio entre o manguito e a fossa antecubital esquerda; avaliar o resultado da pressão com o tabagismo, a ansiedade e outros fatores que possam estar influenciando; puncionar o dedo da mão direita para realizar a glicemia capilar.
colocar o manguito no braço esquerdo; certificar-se de que a paciente não tenha fumado ou ingerido café até há 30 minutos; puncionar a polpa do dedo indicador esquerdo para realizar a glicemia capilar.
colocar a paciente sentada confortavelmente; ajustar o estetoscópio entre o manguito e a fossa antecubital direita; puncionar a polpa do dedo anular esquerdo para realizar a glicemia capilar.
deixá-la sentada, em repouso, antes da aferição da pressão arterial; ajustar o manguito a dois centímetros acima da fossa antecubital direita; relacionar o resultado da glicemia e o intervalo de tempo mantido em jejum pela paciente.
obter breve histórico da paciente e avaliar os fatores relacionados à hipertensão e diabetes; ajustar o manguito a dois centímetros acima da fossa antecubital esquerda; calçar luvas de procedimento para realizar a glicemia capilar no dedo da mão esquerda.
Em relação à aplicação de medicamentos por via parenteral, é correta a afirmação:
Na aplicação intradérmica não há necessidade de puxar o êmbolo da seringa para certificar-se de que algum vaso sangüíneo foi atingido.
Na aplicação subcutânea não há necessidade de puxar o êmbolo da seringa para certificar-se de que algum vaso sangüíneo foi atingido.
A via subcutânea é ideal para a administração de medicamentos irritantes e fármacos oleosos.
Em crianças menores de um ano recomenda-se a aplicação intramuscular no terço médio do músculo vasto lateral ou na região dorso-glútea.
Ao puncionar uma veia é necessário manter o bizel da agulha voltado para a pele do paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...