Questões de Engenharia Aeronáutica do ano 2013

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De forma simplificada, a fuselagem de uma dada aeronave pode ser definida como um vaso de pressão cilíndrico de parede fina. Calcule a maior tensão de cisalhamento no plano de um painel de revestimento de fuselagem, com 1 mm de espessura, devido somente à pressurização. Considere que a fuselagem em voo possui um diâmetro igual a 3,4 m e está sob uma pressão interna de 0,12 MPa.

  • A.

    51 MPa.

  • B.

    102 MPa.

  • C.

    153 MPa.

  • D.

    204 MPa.

  • E.

    408 MPa.

  • A.

    tensão principal menor é de compressão e menor que 4MPa.

  • B.

    tensão principal maior é de tração e igual a 7MPa.

  • C.

    tensão de cisalhamento máxima, em módulo, é maior que 4MPa.

  • D.

    tensão principal menor é de tração e menor que 4MPa.

  • E.

    tensão principal maior é de tração e menor que 7MPa.

  • A.

    de tração simples.

  • B.

    de compressão simples.

  • C.

    de flexão pura.

  • D.

    nulo.

  • E.

    de cisalhamento puro.

A matriz constitutiva de flexibilidade para materiais elástico- lineares e ortotrópicos possui quantas constantes de engenharia independentes?

  • A.

    5.

  • B.

    9.

  • C.

    12.

  • D.

    21.

  • E.

    36.

Uma aeronave, voando ao nível do mar, registra uma pressão dinâmica de 2 940 N/m2. Qual é a velocidade dessa aeronave, sabendo que a temperatura no voo é de 27 ºC e a constante do ar, considerado com gás perfeito, é R = 280 m2/s2oK?

Dado: Patm = 100.000 N/m2

  • A.

    37.2 m/s

  • B.

    70 m/s

  • C.

    85 m/s

  • D.

    120 m/s

  • E.

    210 km/h

Numa asa infinita, colocada num túnel de vento a uma velocidade de 20 m/s, os coeficientes aerodinâmicos que podem ser encontrados quando se utiliza uma balança aerodinâmica são:

  • A.

    coeficiente de guinada, coeficiente de arfagem e coeficiente de momento.

  • B.

    coeficiente de sustentação, coeficiente de arrasto e coeficiente de momento de arfagem.

  • C.

    coeficiente de atrito e coeficiente de pressão.

  • D.

    coeficiente de momento de rolagem, coeficiente de arrasto e coeficiente de sustentação.

  • E.

    coeficiente de arrasto, coeficiente de sustentação e coeficiente de força lateral.

Quais os arrastos encontrados numa aeronave subsônica?

  • A.

    Arrasto de atrito, arrasto de pressão e arrasto induzido.

  • B.

    Arrasto de pressão e arrasto de onda.

  • C.

    Arrasto parasita e arrasto de forma.

  • D.

    Arrasto parasita e arrasto de onda.

  • E.

    Arrasto de pressão, arrasto de atrito, arrasto de onda e arrasto induzido.

  • A.

    incidência de sustentação zero, CL para incidência zero, pré-estol, sustentação máxima, estol, incidência de estol e pós-estol.

  • B.

    CL para incidência zero, incidência de sustentação zero, pré-estol, sustentação máxima, incidência de estol, estol e pós-estol.

  • C.

    estol, incidência de sustentação zero, CL para incidência zero, pré-estol, sustentação máxima, incidência de estol e pós-estol.

  • D.

    incidência de sustentação zero, CL para incidência zero, pré-estol, estol, incidência de estol e pós-estol.

  • E.

    incidência de sustentação zero, CL para incidência zero, coeficiente de sustentação máxima, pré-estol, incidência de estol, estol e pós-estol.

O coeficiente de arrasto induzido é uma função

  • A.

    do quadrado do coeficiente de sustentação, do alongamento e do formato da asa.

  • B.

    do coeficiente de sustentação e do arrasto de atrito.

  • C.

    da rugosidade superficial, do coeficiente de sustentação e da forma geométrica da asa.

  • D.

    do alongamento da asa e suas características geométricas.

  • E.

    da espessura da asa, sua área e do coeficiente de sustentação.

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