Lista completa de Questões de Engenharia Aeronáutica do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
De forma simplificada, a fuselagem de uma dada aeronave pode ser definida como um vaso de pressão cilíndrico de parede fina. Calcule a maior tensão de cisalhamento no plano de um painel de revestimento de fuselagem, com 1 mm de espessura, devido somente à pressurização. Considere que a fuselagem em voo possui um diâmetro igual a 3,4 m e está sob uma pressão interna de 0,12 MPa.
51 MPa.
102 MPa.
153 MPa.
204 MPa.
408 MPa.
Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
tensão principal menor é de compressão e menor que 4MPa.
tensão principal maior é de tração e igual a 7MPa.
tensão de cisalhamento máxima, em módulo, é maior que 4MPa.
tensão principal menor é de tração e menor que 4MPa.
tensão principal maior é de tração e menor que 7MPa.
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de tração simples.
de compressão simples.
de flexão pura.
nulo.
de cisalhamento puro.
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A matriz constitutiva de flexibilidade para materiais elástico- lineares e ortotrópicos possui quantas constantes de engenharia independentes?
5.
9.
12.
21.
36.
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Uma aeronave, voando ao nível do mar, registra uma pressão dinâmica de 2 940 N/m2. Qual é a velocidade dessa aeronave, sabendo que a temperatura no voo é de 27 ºC e a constante do ar, considerado com gás perfeito, é R = 280 m2/s2oK?
Dado: Patm = 100.000 N/m237.2 m/s
70 m/s
85 m/s
120 m/s
210 km/h
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Numa asa infinita, colocada num túnel de vento a uma velocidade de 20 m/s, os coeficientes aerodinâmicos que podem ser encontrados quando se utiliza uma balança aerodinâmica são:
coeficiente de guinada, coeficiente de arfagem e coeficiente de momento.
coeficiente de sustentação, coeficiente de arrasto e coeficiente de momento de arfagem.
coeficiente de atrito e coeficiente de pressão.
coeficiente de momento de rolagem, coeficiente de arrasto e coeficiente de sustentação.
coeficiente de arrasto, coeficiente de sustentação e coeficiente de força lateral.
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Quais os arrastos encontrados numa aeronave subsônica?
Arrasto de atrito, arrasto de pressão e arrasto induzido.
Arrasto de pressão e arrasto de onda.
Arrasto parasita e arrasto de forma.
Arrasto parasita e arrasto de onda.
Arrasto de pressão, arrasto de atrito, arrasto de onda e arrasto induzido.
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incidência de sustentação zero, CL para incidência zero, pré-estol, sustentação máxima, estol, incidência de estol e pós-estol.
CL para incidência zero, incidência de sustentação zero, pré-estol, sustentação máxima, incidência de estol, estol e pós-estol.
estol, incidência de sustentação zero, CL para incidência zero, pré-estol, sustentação máxima, incidência de estol e pós-estol.
incidência de sustentação zero, CL para incidência zero, pré-estol, estol, incidência de estol e pós-estol.
incidência de sustentação zero, CL para incidência zero, coeficiente de sustentação máxima, pré-estol, incidência de estol, estol e pós-estol.
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O coeficiente de arrasto induzido é uma função
do quadrado do coeficiente de sustentação, do alongamento e do formato da asa.
do coeficiente de sustentação e do arrasto de atrito.
da rugosidade superficial, do coeficiente de sustentação e da forma geométrica da asa.
do alongamento da asa e suas características geométricas.
da espessura da asa, sua área e do coeficiente de sustentação.
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