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Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
os aerofólios mostrados não apresentam bom desempenho pois seus números de Mach críticos são baixos quando comparados com os perfis NACA 4 dígitos de mesma espessura, arqueamento e ângulo de ataque.
como todos os aerofólios têm a mesma espessura, os números de Mach críticos são iguais.
embora tenham a mesma espessura, seus números de Mach críticos são diferentes.
as formas dos aerofólios não influenciam no número de Mach crítico.
os aerofólios apresentados têm arrasto superior aos perfis NACA 4 dígitos de mesma espessura, arqueamento e ângulo de ataque.
Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Considerando, ainda, a figura pode-se afirmar que:
podem ser obtidos os números de Mach de divergência com a mesma precisão que os números de Mach críticos usando a teoria em regime compressível.
os números de Mach de divergência são mais difíceis de serem estimados pela teoria em regime compressível.
a definição de número de Mach de divergência é única, como a definição de número de Mach crítico.
até o número de Mach de divergência, o perfil não entrou na faixa transônica.
existem perfis nos quais o número de Mach de divergência é mais baixo que o número de Mach crítico, no mesmo ângulo de ataque.
Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Um avião supersônico voa a Mach 2 a uma altitude de 1600 m. Assuma que as ondas de choque geradas por esse avião rapidamente coalescem em uma onda de Mach que intercepta o solo, atrás do avião causando um estrondo sônico que é ouvido por um observador em terra. Admita temperatura constante entre o avião e o solo. No instante em que o estrondo é ouvido, qual é a distância horizontal entre o observador e o avião?
2 535 m
2 771 m
2 851 m
3 143 m
3 507 m
Engenharia Aeronáutica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Considere a dinâmica dos gases térmica e caloricamente perfeitos. No caso das ondas de choque oblíquas, a jusante da onda, pode-se afirmar que:
pressão total, entalpia e temperatura aumentam.
número de Mach, massa específica e entalpia total diminuem.
pressão, temperatura e entropia aumentam.
pressão total, entropia e número de Mach diminuem.
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Ainda considerando a dinâmica dos gases térmica e caloricamente perfeitos, em se tratando de uma onda de choque normal:
o número de Mach do escoamento a jusante é sempre subsônico.
a temperatura total a jusante é maior que a mesma a montante.
para o mesmo número de Mach a montante, o aumento da entropia através de uma onda oblíqua é igual ao da onda de choque normal.
o produto da massa específica pela velocidade aumenta através da onda de choque normal.
a entalpia total é maior a jusante que a montante.
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Para uma asa elíptica composta de um único tipo de aerofólio e sem torção, a teoria da linha sustentadora de Prandtl tem como resultado analítico que CLα = a0 / (1 + a0 / π Λ); sendo CLα = dCL / dα da asa, a0 = dCl / dα do aerofólio e Λ o alongamento da asa. Para uma asa cujo aerofólio tem a0 = 2π e alongamento 5, qual é o valor do CLα da mesma asa em um escoamento compressível cujo número de Mach é 0,6?
5/3 π
4/3 π
π
2 π
7/3 π
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815 N.
745 N.
735 N.
645 N.
535 N.
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27.
25.
23.
21.
19.
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Considere um avião a hélice. Nas condições consistentes com a dedução das fórmulas de Breguet para autonomia e alcance, pode-se afirmar que:
a máxima autonomia ocorre quando o avião voa com velocidade tal que CL/CD é máximo.
a máxima autonomia ocorre quando o avião voa com a mínima tração requerida.
o máximo alcance ocorre quando o avião voa com velocidade tal que CL 1/2 / CD é máximo.
a máxima autonomia ocorre quando o avião voa com velocidade tal que CL 3/2 / CD é máximo.
o máximo alcance ocorre quando o avião voa com velocidade tal que CL 1/3/ CD é máximo.
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Considere um avião a jato. Nas condições consistentes com a dedução das fórmulas de Breguet para autonomia e alcance, pode-se afirmar que:
a máxima autonomia ocorre quando o avião voa com velocidade tal que CL 1/2 / CD é máximo.
a máxima autonomia ocorre quando o avião voa com a mínima potência requerida.
o máximo alcance ocorre quando o avião voa com velocidade tal que CL 1/2/ CD é máximo.
a máxima autonomia ocorre quando o avião voa com velocidade tal que CL 3/2/CD é máximo.
o máximo alcance ocorre quando o avião voa com velocidade tal que CL/CD é máximo.
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