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Considerando os aspectos teóricos dos ciclos termodinâmicos e dos motores de combustão interna, julgue os itens subsequentes.
Em um ciclo Otto ideal, todas as trocas de calor ocorrem a volume constante.
Considerando os aspectos teóricos dos ciclos termodinâmicos e dos motores de combustão interna, julgue os itens subsequentes.
Considerando-se um ciclo Otto e um ciclo Diesel, ambos ideais, operando com a mesma substância de trabalho e na mesma razão de compressão, é correto afirmar que, se a razão de corte do ciclo Diesel for igual a 3, então sua eficiência térmica será maior do que a do ciclo Otto.
Considerando os aspectos teóricos dos ciclos termodinâmicos e dos motores de combustão interna, julgue os itens subsequentes.
Os ciclos termodinâmicos de Ericsson e Stirling ideais realizam as trocas de calor a temperatura constante, de forma que suas eficiências térmicas são iguais à eficiência térmica de um ciclo de Carnot operando entre os mesmos níveis de temperatura.
Considerando os aspectos teóricos dos ciclos termodinâmicos e dos motores de combustão interna, julgue os itens subsequentes.
O ciclo Brayton é o ciclo termodinâmico ideal para turbinas a gás. Seu rendimento térmico é uma função crescente da razão entre as pressões antes e depois da compressão. É correto afirmar que o uso de um regenerador ideal altera essa dependência, de forma que a eficiência térmica do ciclo Brayton com regeneração passa a ser uma função decrescente da razão de pressões.
Considerando os aspectos teóricos dos ciclos termodinâmicos e dos motores de combustão interna, julgue os itens subsequentes.
A principal diferença entre um ciclo Brayton simples e um ciclo de propulsão a jato é que, no primeiro caso, a pressão dos gases, ao final da expansão na turbina, é igual à pressão atmosférica, favorecendo, assim, a produção de trabalho líquido pelo ciclo. No segundo caso, não há trabalho líquido significativo produzido, de forma que os gases, na saída do equipamento, têm pressão superior à da atmosfera, permitindo a aceleração destes por um bocal, com a finalidade de se produzir empuxo.
A dinâmica dos gases trata de escoamentos em regimes compressíveis de fluidos considerados invíscidos. Acerca dos conceitos relativos a esse tema, julgue os itens a seguir.
A velocidade do som através de um gás é uma propriedade termodinâmica. Para gases perfeitos, essa velocidade é função apenas da temperatura e da constituição química do gás.
A dinâmica dos gases trata de escoamentos em regimes compressíveis de fluidos considerados invíscidos. Acerca dos conceitos relativos a esse tema, julgue os itens a seguir.
O número de Mach, M, é a razão entre a velocidade do escoamento e a velocidade de propagação do som através do fluido. Trata-se de um número adimensional, que quantifica a importância dos efeitos de compressibilidade no escoamento, além de discernir os escoamentos subsônicos (M < 1) dos supersônicos (M > 1).
A dinâmica dos gases trata de escoamentos em regimes compressíveis de fluidos considerados invíscidos. Acerca dos conceitos relativos a esse tema, julgue os itens a seguir.
Imediatamente após um choque normal, o escoamento de um gás caloricamente perfeito é sempre subsônico.
A dinâmica dos gases trata de escoamentos em regimes compressíveis de fluidos considerados invíscidos. Acerca dos conceitos relativos a esse tema, julgue os itens a seguir.
Considerando-se as ondas de choque comuns em escoamentos supersônicos, que têm espessura muito delgada, da ordem 10-5 de cm, e as elevadas velocidades associadas a esse tipo de fenômeno, é correto afirmar que o escoamento por meio de um choque normal é praticamente adiabático e que não ocorre variação significativa da entropia do gás, nem antes nem depois do choque.
A dinâmica dos gases trata de escoamentos em regimes compressíveis de fluidos considerados invíscidos. Acerca dos conceitos relativos a esse tema, julgue os itens a seguir.
Um fluido invíscido que escoa através de um bocal divergente tem sempre sua velocidade diminuída em virtude do aumento da área da seção transversal do bocal.
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