Questões de Engenharia Agronômica

Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As técnicas de plantio impactam de diferentes formas o solo, sendo que algumas conservam mais as características físicas do solo e devem ser aplicadas. Considere as recomendações de I a V.

I. Adubo verde não deve ser usado em áreas de cultivo intensivo, pois há maior uso de arado, grade em implementos para seu plantio aumenta a compactação do solo.

II. Grade pesada provoca a quebra da camada compactada em subsuperfície chamada "pede-grade".

III. Plantio direto é recomendado mesmo com a aplicação de herbicidas.

IV. Crotalária não deve ser usada como adubo verde em lavouras de milho mecanizada, pois suas sementes se misturam aos grãos colhidos por colheitadeiras de plataforma.

V. Capina com enxada rotativa deve ser evitado por facilitar a erosão devido a desagregação de partículas.

São recomendações para o preparo do solo APENAS:

  • A. II e IV.
  • B. I e IV.
  • C. III e V.
  • D. I e V.
  • E. I e II.

Julgue os itens a seguir, relativos a fitossanidade e melhoramento genético de plantas cultivadas. A utilização de alta tecnologia em toda a cadeia produtiva de essência agrícola, o surgimento de novas cultivares, o aumento do uso da irrigação artificial e mudanças no sistema de produção agravaram consideravelmente os danos diretos e indiretos ocasionados pelas pragas e doenças na agricultura.

  • C. Certo
  • E. Errado

A metodologia participativa de extensão rural para o desenvolvimento sustentável, chamada MEXPAR, implantada pela EMATER-MG a partir de 2006, com o apoio do Governo do estado de Minas Gerais, foi inspirada nos princípios teóricos da epistemologia genética de Jean Piaget, nas referências teóricas e filosóficas apreendidas no método pedagógico de Paulo Freire de educação de adultos e, também, na didática aprender a aprender, de Pedro Demo. A MEXPAR está estruturada em três momentos didáticos que orientam a ação mediadora do extensionista. Esses momentos ou passos, embora distintos em sua essência, são interdependentes e complementares. No primeiro momento, é o “conhecimento da realidade”, no segundo momento, é a “organização da ação e gestão social”, no terceiro momento, é a

  • A. “estruturação e elaboração do plano municipal de desenvolvimento rural sustentável (PMDRS)”.
  • B. “estruturação dos grupos de interesse”.
  • C. “organização dos conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável (CMDRS)”.
  • D. “execução da ação e do acompanhamento”.
  • E. “realização do diagnóstico participativo por campo de desenvolvimento”.

Uma estação agroclimatológica tem por finalidade fornecer informações para estudar a influência do clima sobre as culturas, além de realizar observações que determinam o crescimento e desenvolvimento das culturas. O local onde é instalada deve ser representativo da região, coberto com grama rasteira, cercado com tela. Na estação se destaca o abrigo meteorológico que consiste numa caixa de madeira, pintada de branco com teto duplo, paredes e porta de venezianas, voltada para o sul.

Além do termômetro de máxima, psicrômetro e termohigrômetro, no abrigo ficam

  • A. evaporímetro de Piché e termômetro de mínima.
  • B. anemômetro e evaporímetro de Piché.
  • C. tanque classe A e termômetro de mínima.
  • D. heliógrafo e termômetro de mínima.
  • E. actinógrafo e termômetro de mínima.

Julgue os itens a seguir, relativos a fitossanidade e melhoramento genético de plantas cultivadas. Apesar do conhecimento quase consensual de que os agrotóxicos oferecem risco aos agricultores, é comum a utilização desses produtos sem os devidos cuidados protetivos individuais, coletivos e ambientais prescritos por órgãos competentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conhecimento das proporções dos diferentes tamanhos de partículas em um solo é importante para o entendimento do comportamento e manejo do solo. A textura de um solo é considerada uma propriedade básica do solo e é importante para manejo de máquinas, cultivos e aplicação de herbicidas. Na tabela abaixo são fornecidos os resultados de três solos: RQ, LVA e LVdf.

Utilizando a escala de Classes Texturais acima, pode-se definir os solos como:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Julgue os itens seguintes, relativos a economia, administração, sociologia e extensão rural. As mudanças que ocorreram na agricultura brasileira no final da década de 60 do século passado deram origem a um novo padrão de produção agrícola, em que o desenvolvimento agrícola levou ao desenvolvimento rural brasileiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para uma amostragem de solos para análise de fertilidade de uma área a ser cultivada com feijão numa fazenda, deve-se

  • A. separar as áreas em glebas de acordo com a variedade da cultura a ser implantada. Para cada cultura diferente coletar uma amostra composta por pelo menos 10 a 20 sub-amostras simples. As amostras simples devem ser coletadas num recipiente limpo, com o mesmo tamanho, na profundidade de 0-20 cm, muito bem misturadas.
  • B. separar as áreas em glebas com características distintas de cor e textura de solo, topografia e cobertura vegetal. Para cada gleba diferente coletar uma amostra composta por pelo menos 10 a 20 sub-amostras simples. As amostras simples devem ser coletadas num recipiente limpo, com o mesmo tamanho, na profundidade de 0-20 cm, muito bem misturadas.
  • C. separar as áreas em glebas com características distintas de cor e textura de solo, topografia e cobertura vegetal. Para cada gleba diferente coletar uma amostra composta por 3 sub-amostras simples de acordo com a posição do terreno (baixada, meia encosta e topo). As amostras simples devem ser coletadas num recipiente limpo, com o mesmo tamanho, na profundidade de 0-20 cm, muito bem misturadas.
  • D. separar as áreas em glebas com características distintas de cor e textura de solo, topografia e cobertura vegetal. Para cada gleba diferente coletar uma amostra composta por pelo menos 10 a 20 sub-amostras simples. As amostras simples devem ser coletadas num recipiente limpo, com o mesmo tamanho, metade das sub-amostras na profundidade de 0-20 cm e a outra metade na profundidade de 0-40 cm, muito bem misturadas.
  • E. separar as áreas em glebas com características distintas de cor e textura de solo, topografia e cobertura vegetal. Para cada gleba diferente coletar uma amostra composta por pelo menos 10 a 20 sub-amostras simples. As amostras simples devem ser coletadas num recipiente limpo, com o mesmo tamanho, na profundidade de 0-20 cm, tomando o cuidado de não misturar para não separar a fração arenosa da argilosa.

Julgue os itens seguintes, relativos a economia, administração, sociologia e extensão rural. A produção de bens agroalimentares em cultivo orgânico é, além de uma inovação agrícola, uma alternativa para os pequenos e médios empresários rurais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A principal função da embalagem é proteger o produto até o momento do seu consumo. Embalagens adequadas podem contribuir para diminuir o elevado índice de perdas pós colheita. Estima-se que 20 a 30% das hortaliças e frutas produzidas saem do campo mas não chegam ao consumidor final. As embalagens mais utilizadas são as de madeira, papelão e plástico.

Suas principais características são:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...