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Acerca das fases de planejamento de pré-viabilidade e de viabilidade no planejamento dos projetos de irrigação, julgue os itens de 67 a 76.
No planejamento de projetos e na formulação de planos, uma opção que tenha sido eliminada jamais poderá vir a ser considerada novamente, mesmo que as informações técnicas coletadas após a sua avaliação modifiquem as circunstâncias dessa opção.
Acerca das fases de planejamento de pré-viabilidade e de viabilidade no planejamento dos projetos de irrigação, julgue os itens de 67 a 76.
Para que fatores sociais, ambientais e políticos sejam considerados na formulação de planos, é necessário que tenha sido concluída, pelo menos, uma iteração baseada unicamente em aspectos econômicos.
Acerca das fases de planejamento de pré-viabilidade e de viabilidade no planejamento dos projetos de irrigação, julgue os itens de 67 a 76.
Na fase de pré-viabilidade, as estimativas econômicas e de engenharia, que não necessitam ser precisas, têm o objetivo de encontrar a melhor alternativa, e não de verificar se as alternativa são viáveis.
Acerca das fases de planejamento de pré-viabilidade e de viabilidade no planejamento dos projetos de irrigação, julgue os itens de 67 a 76.
Nos estudos de viabilidade de projetos de irrigação, são avaliadas diversas alternativas de engenharia, tais como: tipo e número de bombas; configuração dos barriletes e das tubulações de recalque; tipos de equipamentos para controle dos transientes hidráulicos; materiais para revestimento dos canais; aperfeiçoamento dos leiautes dos canais e tubulações; e materiais das tubulações.
Acerca das fases de planejamento de pré-viabilidade e de viabilidade no planejamento dos projetos de irrigação, julgue os itens de 67 a 76.
As bases topográficas, no caso de aspectos específicos dos projetos, como obras de desvio, estações de bombeamento, tubulações de recalque, reservatórios de compensação, canais e estruturas correlatas, podem-se fundamentar em folhas de restituição oriundas de levantamentos aerofotogramétricos obtidos a partir de fotografias aéreas recentes.
Acerca das fases de planejamento de pré-viabilidade e de viabilidade no planejamento dos projetos de irrigação, julgue os itens de 67 a 76.
Todos os dados hidroclimatológicos disponíveis relativos à área do projeto devem ser coletados. Estações climatológicas e postos fluviométricos específicos para o projeto são opcionais e, quando incluídos no projeto, deverão ser instalados após a realização dos estudos de viabilidade.
Acerca das fases de planejamento de pré-viabilidade e de viabilidade no planejamento dos projetos de irrigação, julgue os itens de 67 a 76.
Nos estudos de viabilidade, os projetos devem oferecer detalhamento suficiente para a elaboração de estimativas seguras de custo e para a definição da alternativa a ser minuciosamente descrita no projeto básico.
Acerca das fases de planejamento de pré-viabilidade e de viabilidade no planejamento dos projetos de irrigação, julgue os itens de 67 a 76.
Nos estudos regionais e de pré-viabilidade, são efetuados leiautes preliminares das principais estruturas do projeto, a partir de plantas topográficas existentes. O custo das grandes instalações do projeto é avaliado por meio de curvas e tabelas de custos desenvolvidas para projetos similares; no caso dos sistemas secundários e parcelares, utilizam-se valores de custos por hectare de projeto em áreas com as mesmas características.
Acerca das fases de planejamento de pré-viabilidade e de viabilidade no planejamento dos projetos de irrigação, julgue os itens de 67 a 76.
Nos estudos de viabilidade, o traçado do sistema de canais deverá ser examinado, a fim de se determinar as áreas onde a perda de água poderá ser significativa; tais áreas deverão ser definidas e estudadas, de modo a se obter o volume de perda de água esperado.
Acerca das fases de planejamento de pré-viabilidade e de viabilidade no planejamento dos projetos de irrigação, julgue os itens de 67 a 76.
O levantamento semidetalhado de solos para irrigação é feito no início do processo de planejamento, na fase de préviabilidade. A escala mais adequada é de 1:250.000, com o espaçamento entre as curvas de nível igual a 10 m.
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