Questões de Engenharia Agronômica do ano 2015

Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A indústria de irrigação localizada é um setor promissor da irrigação e apresenta, atualmente, a maior taxa de crescimento no setor. Os sistemas de irrigação localizados são considerados de interesse comercial, porém existem evidências suficientes de que esses sistemas podem ter como resultado de problemas técnicos associados à qualidade da água, ao manejo inadequado da irrigação e à grande exigência de manutenção dos sistemas, resultando sérios problemas de obstrução dos emissores. Assinale alternativa INCORRETA com relação aos termos e definições utilizados em irrigação localizada.

  • A. Emissor in‐line é aquele que foi projetado para instalação entre dois trechos de tubo em uma lateral de irrigação.
  • B. Emissor on‐line é aquele que foi projetado para instalação na parede de uma lateral de irrigação, quer diretamente ou indiretamente por meio de microtubos.
  • C. Emissores são dispositivos ideais que devem ter uma seção relativamente pequena em relação à vazão e sem necessidade de apresentar dispositivo de lavagem devido não possuir problemas de entupimento nesse sistema.
  • D. Tubo emissor‐tubo contínuo, incluindo tubo colapsável, tipo fita, com perfurações ou com outros dispositivos hidráulicos modelados ou integrados no tubo durante o processo de fabricação e projetados para descarregar água na forma de gotas ou fluxo contínuo.

O processo de branqueamento é realizado, frequentemente, em frutas. Em relação a essa tecnologia, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Este processo consiste em provocar um choque térmico nos alimentos em um curto período de tempo de aplicação, permitindo a inativação de enzimas que podem causar reações de deterioração.
  • B. Há diversas finalidades em realizar o branqueamento que é um processo de baixo custo e com variadas vantagens, desde que feito corretamente, pode‐se haver uma redução na perda de frutas, gerando diversos benefícios para o produtor, comerciantes e consumidor.
  • C. É usualmente aplicado depois do congelamento, desidratação ou enlatamento. O branqueamento não é considerado um processo de conservação em si, mas um pré‐tratamento antes do congelamento que proporciona ao alimento mais durabilidade e qualidade de suas características sensoriais.
  • D. Fatores que influenciam o tempo do branqueamento são: o tipo de fruta ou hortaliças, o tamanho dos pedaços do alimento, a temperatura de branqueamento e o método de aquecimento. É válido ressaltar que um branqueamento mal elaborado consiste na não inativação enzimática e até na deterioração mais rápida do alimento.

As figuras anteriores mostram sobre o modelo de irrigação por microaspersão. No Brasil, essa área tem se expandido, principalmente na irrigação de fruteiras. Assinale a afirmativa INCORRETA em relação à irrigação por microaspersão.

  • A. A aplicação de água realizada através de pequenos jatos, névoa ou neblina, vem se expandido significativamente em todos os setores agrícolas, principalmente nas cutluras de fruteiras.
  • B. Microaspersores ou sprays, também chamados microsprayers ou aspersores em miniatura, são emissores empregados na microaspersão. Microaspersores utilizam sistemas de proteção anti‐insetos nos quais o rotor fica recolhido quando o microaspersor não está em operação.
  • C. Microaspersor rotativo ou microaspersor possui partes móveis que auxiliam na distribuição do jato na área de aplicação. Possui um sistema de movimentação e dispersão de jato rotativo, popularmente chamado de bailarina, que gira pelo momento causado pela energia do jato de água que sai do orifício principal.
  • D. Os sistemas de microaspersão necessitam, normalmente, de filtros para evitar o entupimento dos emissores, sendo que os mais empregados são os de tela e os de discos. Os filtros de tela são classificados como de semiprofundidade, por possuírem uma certa profundidade de elemento filtrante, apresentando uma boa eficiência de filtragem.

Analise o esquema de irrigação localizada.

As partes numeradas no desenho anterior denominam‐se, respectivamente:

  • A. 1 Cabeçal de controle; 2 Linha secundária; 3 Linha derivação; 4 Regulador de pressão; 5 Linha principal.
  • B. 1 Cabeçal de controle; 2 Linha derivação; 3 Linha principal; 4 Linha secundária; 5 Regulador de pressão.
  • C. 1 Cabeçal de controle; 2 Linha principal; 3 Linha secundária; 4 Regulador de pressão; 5 Linha de derivação.
  • D. 1 Cabeçal de controle; 2 Regulador de pressão; 3 Linha secundária; 4 Linha de derivação; 5 Regulador de pressão.

Na atividade da avicultura de postura, as inovações tecnológicas são consideradas atuais com relação aos sistemas de criação, manejo e genética das aves. A adoção de tecnologias pelo produtor tem tido como objetivo principal a redução de custos por meio de redução de tempo de processamento, uso de mão de obra e melhorias na logística interna e externa. São vantagens da criação de aves em gaiolas, EXCETO:

  • A. Uniformidade do lote.
  • B. Aumento da vermifugação.
  • C. Facilidade na coleta dos ovos.
  • D. Diminuição do desperdício de ração.

Microaspersores ou sprays, também nomeados de microsprayers ou aspersores em miniatura, são emissores empregados na microaspersão. Caracterizam o uso de irrigação por borbulhamento na agricultura, EXCETO:

  • A. A água é aplicada na superfície do solo na forma de uma fonte borbulhante, a partir de um tubo de pequeno diâmetro (1 a 10 mm) ou por um emissor comercial.
  • B. Geralmente, a intensidade de aplicação é superior à velocidade de infiltração do solo, requerendo a construção de pequenas bacias para controlar a distribuição de água no solo.
  • C. Assemelham‐se a emissores de pequeno orifício usados em gotejamento, exceto que as vazões são maiores. As linhas de distribuição devem ter diâmetros maiores para reduzir as perdas de pressão associadas a maiores vazões.
  • D. Este tipo de sistema pode ser vulnerável a ventos fortes e altas taxas de evaporação. Normalmente, exige mínima filtração e requerimento de manutenção menores que os outros sistemas. A área de molhamento é maior que por gotejamento.

Foi realizado um plantio circular de café, irrigado por pivô central com emissores de aplicação localizada. Analise as informações referentes à cultura, ao solo, à irrigação e ao clima a seguir.

Com base nos dados anteriores, a PAM, KL, ETcloc, IA do sistema, a lâmina líquida e bruta da irrigação (IRN; ITN) e a regulagem do percentímetro supondo o solo com déficit são, respectivamente:

  • A. PAM = 27%; KL = 0,45; ETcloc = 6,57 mm/dia; IA = 2,65 m/volta; IRN = 26,5 mm; e, ITN loc = 18,8 mm.
  • B. PAM = 52%; KL = 0,72; ETcloc = 4,18 mm/dia; IA = 4,08 mm/volta; IRN = 14,2 mm; e, ITN loc = 15,3 mm.
  • C. PAM = 43%; KL = 0,22; ETcloc = 3,45 mm/dia; IA = 1,34 mm/volta; IRN = 22,0 mm; e, ITN loc = 20,9 mm.
  • D. PAM = 37%; KL = 0,14; ETcloc = 2,54 mm/dia; IA = 1,89 mm/volta; IRN = 32,6 mm; e, ITN loc = 17,6 mm.

Para uma indústria processadora de frutas um aspecto importante é a disponibilidade de matéria‐prima para a industrialização. Geralmente, para a produção de processados originados de frutas as fábricas não dispõem de produção própria deste produto, em volume suficiente para atender às demandas. Assinale a afirmativa INCORRETA com relação a esse tipo de processamento.

  • A. A instabilidade na oferta de matéria‐prima é o principal fator para a indefinição do potencial do mercado externo de produtos de frutas. A aquisição de frutas de terceiros nem sempre é conduzida com sucesso, resultando em ociosidade no processamento dos produtos.
  • B. O grau de maturação é um aspecto importante que irá influenciar a qualidade do produto final. A fruta a ser enlatada deve estar no ponto “madura firme”. Frutas demasiadamente maduras dão um amolecimento indesejável ao produto e as imaturas são deficientes na cor, sabor e textura.
  • C. As frutas devem ser estocadas em lugares frios e bem ventilados. As condições de estocagem, temperatura, umidade relativa e tempo devem ser bem controladas e adequadas a cada tipo de fruta. Com relação aos micro‐organismos nesta fase não são necessários processos de controle, pois as caixas de poliestireno são secas e limpas durante o uso.
  • D. Com relação ao processamento de frutas, de acordo com a legislação brasileira, a fruta em calda ou compota é definida como produto obtido de frutas inteiras ou em pedaços, com ou sem sementes ou caroços, com ou sem casca, e submetidas a cozimento incipiente, enlatadas ou envidradas, praticamente cruas e cobertas com calda de açúcar. Depois de fechado em recipientes, o produto é submetido a um tratamento térmico adequado.

A agropecuária brasileira está inserida em uma grande diversidade de ecossistemas. Cada local possui características próprias de tipo de solo, índice pluviométrico, topografia e diversos outros fatores ambientais. Além dos fatores ambientais, o tamanho das propriedades e a capacidade de investimentos influenciam na escolha de tecnologias para contenção animal. Esta complexa diversidade impõe ao produtor rural uma busca incessante por tecnologias, produtos e assistência técnica, objetivando sua adaptabilidade ao meio com a maior produtividade e o menor custo. Com relação às construções rurais, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. O uso do concreto nas construções rurais irá depender da sua durabilidade, da sua resistência, da tecnologia usada e da qualidade do material. O mais indicado é o concreto protendido, o custo do material irá variar de acordo com a tecnologia usada, mas é ecologicamente correto.
  • B. A topografia ou a regularidade da superfície do terreno determina a distância entre os postes/mourões intermediários, usados para sustentar e direcionar os arames. A superfície regular é a distância entre os extremos de uma cerca, local de instalação das estruturas de esticamento dos arames, onde não há variações de direção (curvas) e nem alterações bruscas no relevo.
  • C. O tipo de solo não influencia na aquisição dos materiais, pois a montagem da estrutura que suportará a tração dos arames será dimensionada de acordo com a técnica e a viabilidade de se obter estruturas firmes e estáveis. Quanto maior o número e a carga de ruptura dos arames, maior deverá ser a resistência da estrutura que suportará a força exercida pelos arames após o esticamento dos mesmos.
  • D. O uso de mourão dependendo do material é maior, como no caso do eucalipto, pois a durabilidade do eucalipto depende do “cerne”, quando o mesmo atinge idade média de 15 anos, é alta. Quando preservado/tratado de maneira correta, pode durar por mais de 20 anos, independentemente da idade da planta. A relação custo‐benefício é a melhor encontrada no mercado, pois é oriundo de reflorestamento, é renovável, sendo ecologicamente correto.

A caprinocultura é uma atividade desenvolvida em diversos municípios, principalmente por pequenos criadores. A atividade desempenha importante função socioeconômica, como geradora de renda (comercialização de animais, carne e peles) e como fonte de proteína de alto valor biológico para as populações de baixa renda (consumo de animais nas propriedades). Em relação à criação de caprinos, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Todas as matrizes do plantel devem ser identificadas com brincos numerados, permitindo o seu monitoramento com relação ao desempenho produtivo, idade, número de partos e aspectos sanitários.
  • B. O desmame das crias deve ocorrer entre seis e oito meses de idade. Nesse período, deve‐se, também, realizar a castração dos machos destinados ao abate, evitando‐se coberturas e prenhezes indesejáveis.
  • C. Recomenda‐se vermifugar, periodicamente, todos os caprinos da propriedade, a fim de evitar que animais não medicados venham a contaminar os pastos com os ovos dos vermes presentes nas suas fezes.
  • D. O tamanho do chiqueiro deve ser definido de acordo com a dimensão do rebanho, recomendando‐se uma área útil de 0,8 m2 a 1,0 m2 para cada animal adulto. É importante que o chiqueiro apresente, internamente, pelo menos, quatro divisões destinadas para lotes de animais nas seguintes fases de desenvolvimento.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...