Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As doenças e pragas causam danos diretos às lavouras de vinha, aumentam os custos de produção em razão da utilização de medidas de controle e ainda restringem o uso de determinadas variedades. Os primeiros relatos sobre a ocorrência, no Brasil, de doenças na videira, datam do final do século XIX. Supõe-se que os principais patógenos da videira, no Brasil, tiveram sua origem nos Estados Unidos, tendo sido introduzidos pelas castas americanas importadas. A respeito dos problemas fitossanitários que podem ocorrer na viticultura nacional e do respectivo controle, assinale a opção correta.
A podridão da uva madura, causada pelo ascomiceto Glomerella cingulata, cuja fase anamórfica corresponde ao Colletotrichum gloeosporioides, pode ser controlada com o uso de fungicidas. Além disso, o tratamento de inverno, a remoção de frutos mumificados e de restos de cultura reduzem consideravelmente a incidência desse patógeno.
A calda sulfocálcica, preparada com cal virgem, enxofre e água, tem sido eficiente no controle de diversas enfermidades, especialmente aquelas de origem fúngica. Recomenda-se o uso dessa calda diluída dentro do prazo máximo de um mês após seu preparo, pois a mesma perde a eficiência com o passar do tempo.
O uso de calda bordalesa na concentração de 0,5% a 2,0% é importante meio de controle de antracnose da videira, entre outras doenças, entretanto esse produto pode causar queimaduras na planta quando o pH da calda for igual ou superior a7,0.
A introdução dos porta-enxertos (videiras americanas) resistentes ao fungo filoxera possibilitou o cultivo de videiras européias com bons índices de produtividade no Brasil.
No Brasil, o enrolamento da folha da videira, causado pela virose grapevine leafroll, foi constatado inicialmente em vinhedos do estado de São Paulo, estando o problema até hoje restrito a esse estado no Brasil, graças às eficientes medidas de controle adotadas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A cultura da pimenta-do-reino, originária da Índia, desde sua introdução no Brasil pela colônia japonesa, na década de 30, tem sido o suporte econômico de pequenos e grandes produtores na região amazônica. Nos cuidados fitossanitários dispensados a esta cultura, destacam-se:
I- Controle de doenças nos propagadores: Podridão-das-estacas, Requeima-das-mudas, Mosaico, Antracnose, Queima-da-teia, Galha das raízes e podridão do esclerócio.
II- Controle de doenças no campo: Fusariose, Mosaico, Podridão-do-pé, Queima-do-fio, Antracnose, Rubelose, Galha das raízes, Fumagina e Mancha-da-alga.
III- Dentre as pragas a serem controladas, detacam-se: Escama, Mosca-branca, Pulgão, Broca-docaule, Pulga preta, Cochonilha e Besouro-das-folhas.
Dos tratos e cuidados fitossanitários acima, estão corretos:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III
As parasitoses provocam perdas difíceis de serem mensuradas na suinocultura atual. Essas perdas englobam a mortalidade, a morbidade e suas conseqüências (exemplo: emagrecimento) e em nível econômico uma menor qualidade dos produtos obtidos. Acerca das parasitoses que ocorrem em suínos, julgue os itens a seguir.
Em criações com boas condições de higiene, não há necessidade de administrar anti-helmínticos aos leitões até os dois ou três meses de idade, desde que seja feita a desinfecção da maternidade e as fêmeas sejam desverminadas antes do parto, a fim de evitar uma contaminação maciça das instalações e dos leitões.
Com relação à administração agrícola, julgue os itens a seguir. O sucesso do agronegócio na região Centro-Oeste depende da atuação harmônica de diversos atores. Neste contexto, assumem papel relevante as organizações do terceiro setor (associações, cooperativas, ONGs etc.), destacando-se sua responsabilidade de estabelecer políticas e articular os interesses do setor com o mercado.
Com relação à administração agrícola, julgue os itens a seguir. Os objetivos da administração agrícola incluem o uso mais eficiente dos recursos disponíveis. De um modo geral, as atividades de menor risco são pouco lucrativas, e a diversificação de atividades rurais reduz o risco global, mas, em compensação, reduz também a lucratividade total.
Com relação à administração agrícola, julgue os itens a seguir. Uma das estratégias utilizadas no planejamento agrícola é a elaboração de projetos, processo que envolve uma seqüência de etapas, na seguinte ordem cronológica: preparação de anteprojetos; diagnóstico; determinação de metas; estudos e programações; avaliações e redação.
Com relação à administração agrícola, julgue os itens a seguir. O desenvolvimento das atividades agrícolas envolve a atuação de vários atores, entre os quais podem-se destacar as organizações de assistência técnica e extensão rural públicas e privadas. As de natureza pública devem, fundamentalmente, contribuir para a elevação do nível de vida das famílias e comunidades rurais, mediante a utilização de processos educativos.
Com relação à administração agrícola, julgue os itens a seguir. O setor agrícola brasileiro tem experimentado mudanças conceituais e estruturais nas últimas décadas. Entre essas mudanças, destaca-se a gestão por meio da organização do agronegócio, ou negócio agrícola, definido como um conjunto de operações de processamento de produtos agrícolas, pecuários e florestais.
Com referência a gênese, morfologia, classificação, capacidade de uso e conservação de solos, julgue os itens que se seguem. De acordo com o Sistema de Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras, adotado no Brasil, as terras são ordenadas em seis grupos e quatro classes. Quanto maior o número atribuído ao grupo, maior é a limitação das alternativas de uso da terra.
Com referência a gênese, morfologia, classificação, capacidade de uso e conservação de solos, julgue os itens que se seguem. A gênese dos solos é um processo que envolve vários fatores interativos, incluindo o tempo de exposição aos agentes bioclimáticos. Nesse sentido, o processo de envelhecimento normalmente resulta em aumento da porosidade do solo e de sua resistência à erosão laminar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...