Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica da ATAME Grupo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O campo de avaliações de imóveis rurais é vasto e necessita de profissionais habilitados e dispostos à atuação. O profissional que irá avaliar o empreendimento rural deve ser qualificado em engenharia de avaliações, conhecer os fatores de mercado que influenciam no preço de um imóvel, bem como ter uma visão geral de sua estrutura produtiva. Assim, qual método não pode ser considerado método de avaliação de imóveis rurais:
Método Comparativo direto de dados de mercado.
Método Comparativo direto de Custo e método da quantificação de custo.
Método de capitalização da renda.
Método Envolutivo.
O sensoriamento remoto (SR) teve início com a invenção da câmara fotográfica que foi o primeiro instrumento utilizado e que, até os dias atuais, são ainda utilizadas para tomada de fotos aéreas. A grande revolução do SR aconteceu no início da década de 70, com o lançamento dos satélites de recursos naturais terrestres. Os satélites, embora demandem grandes investimentos e muita energia nos seus lançamentos, orbitam em torno da Terra por vários anos.
Existem várias séries de satélites de Sensoriamento Remoto em operação, entre eles não podemos citar:
LANDSAT.
QUICKBIRD.
NAOAA.
SPOT.
Os sistemas sensores são equipamentos que estão a bordo dos satélites e sua função é captar e registrar a energia eletromagnética proveniente dos objetos na superfície terrestre. Sem eles não seria possível para o satélite obter imagens, ele estaria literalmente cego. Da mesma forma como nós captamos as cores dos objetos através dos nossos olhos, os sensores a bordo dos satélites captam a energia eletromagnética que é refletida ou emitida pelos objetos da superfície terrestre. Segundo a fonte da onda eletromagnética os sensores são:
Bandas espectrais.
Ativos e passivos.
Multispectrais.
Detetores.
O grande volume de dados, intrínseco às imagens de satélite, associado à relativa complexidade de cálculos, requer expressivos recursos computacionais para o armazenamento e tratamento das informações do Sensoriamento Remoto (SR). A evolução da informática, tanto em equipamentos como em softwares, tem propiciado estes recursos. São dispositivos que suportam maciços volumes de dados, como os discos rígidos com muitos gigas e até terabytes, fitas magnéticas CD ROM, etc. Monitores de alta resolução, para análise e visualização de imagens em alta definição. Eficientes dispositivos de entrada, como scanners e os leitores de fita e CD. Excelentes dispositivos de saída, como impressoras, traçadores gráficos (plotters) e unidades de gravação de fita e de CD. As capacidades de memória é outro importante item no tratamento digital de imagens, pois, este recurso agiliza substancialmente o processamento, reduzindo o tempo de espera pelo fotointérprete. Os sistemas de processamento digital de imagens tem sido o segmento onde se tem investido grandes recursos técnicos e humanos, e por isto, a evolução deste segmento tem respondido de modo eficiente, às demandas do SR. Dentre os sistemas de processamento digital de imagens disponíveis podemos citar exceto:
SPRING e ENVI.
IDRISI e PCI.
ER-MAPER e ERDAS.
SINGLE-CELL E MAXVER.
Várias aplicações do Sensoriamento Remoto (SR) podem ser utilizadas no campo da Agricultura: previsão de safras, mapeamento de culturas, definição de áreas de aptidão agrícola, zoneamento agro-ecológico, monitoramento de incêndios em lavouras e pastagens, etc. Na previsão de safras, por exemplo, o SR pode ser utilizado em dois segmentos: no dimensionamento das áreas de plantio e na estimativa do rendimento. É incorreto afirmar:
No cálculo da área de plantio é necessário proceder a identificação e mapeamento das lavouras de interesse, isto exige normalmente registro das imagens ou fotos aéreas, de modo a georeferenciá-las. Este georeferenciamento permite localizar e mapear lavouras, seja dentro de propriedades ou dentro de municípios de interesse. Este georeferenciamento é necessário no sentido de se evitar erros tais como adicionar a um município áreas pertencentes ao outros, ou deixar de computar em um município áreas cultivadas no mesmo.
Outro tratamento necessário no cálculo das áreas de plantio é a classificação, necessária para a identificação e mapeamento das culturas. O período das imagens deve ser definido em função das condições fenológicas das culturas, das condições de iluminação e em especial, das condições meteorológicas.
A cobertura de nuvens não tem inviabilizado o uso de imagens de satélites para mapeamento de lavouras no Centro-Oeste brasileiro. Nos meses de janeiro, fevereiro e março, período ideal para o mapeamento, dificilmente encontra-se imagens sem cobertura de nuvens dessa região.
Entre as informações do SR, que podem ser utilizadas para a estimativa do rendimento, destaca-se o índice de vegetação (IV). Este índice baseia-se no comportamento espectral da vegetação. Em geral toda vegetação, em bom desenvolvimento vegetativo, absorve significativamente a radiação na faixa do visível, como energia para o processo da fotossíntese.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...