Questões de Engenharia Agronômica da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As micotoxinas são metabólitos secundários que podem ser sintetizados por fungos antes da colheita e durante o armazenamento de grãos. Tais metabólitos podem ser tóxicos para seres humanos e para animais. Sobre as micotoxinas que podem ser sintetizadas durante o armazenamento, assinale a opção correta.

  • A. As aflatoxinas são micotoxinas sintetizadas principalmente por Aspergillus niger e Aspergillus parasiticus, podendo ser encontrados em grãos como de amendoim e de milho.
  • B. Entre os fatores que afetam a síntese de micotoxinas em grãos durante o armazenamento, tem-se estresse hídrico, teor de umidade, temperatura, danos mecânicos e composição nutricional.
  • C. A ocratoxina A é uma micotoxina associada a câncer de esôfago e já foi detectada em grãos de trigo, de milho e de feijão.
  • D. A citreoviridina é sintetizada por espécies do gênero Fusarium e foi associada a surtos de beribéri no Maranhão.
  • E. Geralmente grãos com alto teor de carboidratos são mais susceptíveis à formação de micotoxinas que aqueles ricos em lipídeos.

Os insetos ocasionam perdas significativas durante o armazenamento de grãos. A extensão das perdas causadas por insetos nos grãos pode ser considerada de variadas formas: perda de peso, da qualidade e do valor nutricional. Com relação aos insetos de grãos armazenados, assinale a opção incorreta.

  • A. As espécies Sitophilus zeamais e Tribolium castaneum são capazes de infestar internamente os grãos.
  • B. Os insetos são capazes de ocasionar aumento da temperatura da massa de grãos durante o armazenamento.
  • C. O controle físico de insetos durante o armazenamento inclui fatores como umidade e temperatura.
  • D. O fumigante mais usado diariamente no controle de insetos de grãos armazenados é a fosfina (PH3).
  • E. O uso de atmosfera modificada é uma alternativa para o controle de insetos de grãos armazenados.

O beneficiamento de grãos e de sementes é uma das últimas etapas do programa de produção. É na unidade de beneficiamento que o produto adquire qualidades físicas, fisiológicas e sanitárias, de tal forma a se obter boa classificação em padrões comerciais. Quanto ao beneficiamento de grãos e sementes, é incorreto afirmar que:

  • A. o uso de separadores por cor torna possível a separação de sementes que não podem ser separadas por diferença de tamanho, forma ou densidade, por apresentarem homogeneidade.
  • B. a retirada das impurezas de um lote de grãos ou de sementes é feita com base na utilização das diferenças químicas dos materiais que compõem o lote original.
  • C. a unidade de beneficiamento e seus equipamentos devem ser dispostos de modo que possam ser higienizados adequadamente e com o máximo de facilidade.
  • D. quando os grãos ou sementes chegam à unidade de beneficiamento com teor de umidade inadequado para o processamento ou para o armazenamento prolongado, o produto deve ser encaminhado o mais rápido possível para a operação de secagem.
  • E. as sementes não devem ser danificadas por excesso de manuseio e, se possível, o produto deve ser movimentado por gravidade e à baixa velocidade.

A massa de grãos armazenados é considerada um sistema ecológico em que a deterioração é o resultado da interação entre variáveis físicas, químicas e biológicas. Sobre a massa de grãos armazenados, assinale a opção correta.

  • A. A temperatura, a porosidade e a disponibilidade de oxigênio são exemplo de variáveis físicas que afetam a massa de grãos armazenados.
  • B. Teor de umidade em torno de 14% limita o desenvolvimento da maioria dos insetos-pragas de grãos armazenados.
  • C. Em países tropicais, como no Brasil, as leveduras são os principais microrganismos da microflora presente na massa de grãos.
  • D. Temperaturas baixas podem compensar os efeitos de maiores teores de umidade no desenvolvimento de microrganismos, insetos e ácaros que atacam os grãos armazenados.
  • E. Os efeitos diretos da respiração dos grãos são perda de massa, decréscimo do teor de umidade e aumento da temperatura dos grãos e redução do percentual de dióxido de carbono no ar.

Os solos são um importante recurso natural renovável suportando a vida e as atividades humanas economicamente, com notável importância nas práticas agropecuárias com vistas à geração de alimentos. Os solos são formados a partir da decomposição das rochas de origem, que daí adquirem morfologia variada e oportunizam diferentes classificações. Considerando pois, a origem, morfologia e classificação dos solos, assinale a opção correta.

  • A. Os termos aluviais e eluviais permitem classificar os solos quanto à origem: aluviais são os solos formados por rochas encontradas no mesmo local da formação, isto é, a rocha matriz que foi decomposta e se alterou para a formação do solo e se encontra no mesmo local do solo; enquanto os eluviais são os solos formados por transporte e sedimentação do material de rochas localizadas em outros lugares, graças à ação das águas e dos ventos.
  • B. O Intemperismo físico, mediado por variações de temperatura, calor ou pelo congelamento de água em fissuras, não promove alteração na composição da rocha.
  • C. A classificação dos solos discrimina os horizontes em um perfil a partir da rocha mãe, ou material de origem que, por isso, recebe a denominação de horizonte O; a partir deste, em sentido ascendente, denominam-se outros horizontes numa sequência alfabética sucessiva: A, B, C.
  • D. Quanto mais velho é o solo, maior é o tempo de atuação dos fatores de formação e dos processos resultantes, bem como maior é a relação deste solo com o material de origem.
  • E. Todo material de origem animal ou vegetal incorporado ao solo, independente do estado de decomposição, é caracterizado como matéria orgânica que contribui para melhorar a textura do solo, aumentar a aeração e a taxa de infiltração via aumento de sua densidade.

É sempre bom pensar que o mundo em que vivemos não é uma herança ou presente de nossos antepassados, mas um empréstimo compulsório da geração futura. Desta feita, ter por objetivo atingir maior produtividade de alimentos mantendo o equilíbrio entre a produção de matérias-primas e a preservação da natureza é salutar. Neste contexto e com fulcro nas diferentes técnicas de conservação do solo com vistas à manutenção de uso sustentável, assinale a opção correta.

  • A. O sistema de plantio direto (SPD) consiste da realização da semeadura diretamente sobre o solo, sem o revolvimento, aproveitando os restos orgânicos da colheita anterior. Tal técnica é considerada agressiva, uma vez que não concede tempo para a reposição dos nutrientes exportados do solo pela cultura anterior e demanda o uso de uma quantidade maior de herbicidas.
  • B. A rotação ou sequência de culturas é uma prática de conservação dos solos porque nesta realizase o plantio de uma cultura diferente de uma safra para outra, quebrando pois, a monotonia da utilização da mesma cultura, safra após safra, como realizada em monocultivo.
  • C. O terraceamento e o plantio em curvas de nível são técnicas agrícolas de plantio elaboradas para a contenção de erosões causadas pelo escoamento da água em áreas de vertentes. No terraceamento há a construção de canais que promovem a infiltração da água no terreno, sendo a aplicação recomendada para solos com relativa porosidade que favoreça a infiltração com maior facilidade, enquanto no plantio em curvas de nível a água é direcionada para a direção onde o escoamento da água não cause problemas de erosão e desgaste do solo.
  • D. A integração lavoura-pecuária que consiste em consorciar a pecuária com a produção de grãos em uma mesma área promove uma utilização de maneira mais intensiva do uso do solo reduzindo os custos de produção, mas contribuindo para a degradação do solo.
  • E. Os terraços utilizados como prática de conservação do solo são classificados segundo o seguinte grau hierárquico: declividade do solo, regime de precipitação, função a que se destinam (escoamento ou infiltração), largura da base ou faixa de terra movimentada, processo de construção e alinhamento.

  • A. A Saturação por Bases do solo hipotético é de 30%.
  • B. A estimativa da necessidade de calagem pelo Método do Índice SMP é de 1,5t/ha.
  • C. Para aumentar a Saturação por Bases para 50% do solo hipotético, é necessário aplicar duas toneladas do calcário especificado por hectare.
  • D. Para neutralizar o teor de alumínio trocável e aumentar os teores de Cálcio e Magnésio para 2 cmolc/dm3, deverão ser incorporados 1,5 t/ha em 30cm de espessura do solo.
  • E. A quantidade do calcário especificado estimada pelo Método do Alumínio Trocável elevará a saturação por bases para mais de 60%.

Suponha que se tenha adotado o mesmo espaçamento (0,50m) entre as linhas de semeadura para as culturas do arroz, do feijão e do milho e que a massa de mil sementes, em gramas, seja de: 40, 250 e 400, respectivamente. Considerandose a população média de plantas por hectare, recomendada na prática fitotécnica, e que as sementes adquiridas para as três culturas tenham percentual de germinação de 95% e percentual de pureza de 98%, assinale a opção correta relativa à quantidade, ou à massa, ou à densidade, ou ao valor cultural das sementes das culturas utilizadas.

  • A. O milho demandará o maior número de sementes para plantio de um hectare.
  • B. Para um hectare a massa de sementes de arroz é a menor de todas as três culturas.
  • C. O valor cultural das sementes adquiridas para as três culturas é menor do que 95%.
  • D. A densidade das plantas do feijoeiro é maior do que das outras duas culturas.
  • E. A quantidade de sementes é inversamente proporcional à massa e à densidade delas.

O cultivo de espécies olerícolas abrange a exploração de um grande número de espécie de plantas, comumente conhecidas como hortaliças e cujos produtos comerciais e consumidos incluem folhas, raízes, bulbos, tubérculos e frutos diversos. Sobre as variadas técnicas de cultivos das plantas deste ramo da horticultura, assinale a opção correta.

  • A. Há três opções para obtenção de ramas para implantação de uma lavoura de batata-doce: a) por meio da indução de brotação de batatas selecionadas, utilizando-se posteriormente estas brotações/segmentos inteiros como ramas-semente; b) retirando-se ramas-semente ou estacas de uma cultura em desenvolvimento e c) cultivando-se uma área como viveiro de mudas.
  • B. Tal como a batata comum, o cará é plantado a partir de tubérculos-sementes e verificase que a dimensão da estrutura vegetativa é inversamente proporcional à produtividade.
  • C. A operação de desbaste restringe-se às hortaliças que produzem raízes, bulbos e tubérculos; naquelas que produzem folhas, não há essa necessidade. Todavia, naquelas que produzem frutos, pratica-se o raleio.
  • D. Em tomateiro, quando se utilizam mudas transplantadas de viveiro, deve-se proceder o “enriquecimento” das mudas, via fertirrigação nitrogenada, promovendo, assim, aumento do vigor que facilita o transplante mecanizado e melhora o pegamento das mudas.
  • E. A técnica da vernalização do alho ou “choque térmico” dos bulbos tem garantido a expansão da área de produção. O alho-semente é colocado em repouso em câmara fria submetido a aproximadamente 5ºC e, decorridas duas semanas, está apto ao plantio, em um prazo máximo de uma semana.

A banana ocupa destacado lugar em volume de frutas produzidas e consumidas no Brasil, bem como posição relevante em área colhida. Esta fruta é uma opção do cardápio não apenas como sobremesa, mas como uma fonte alimentar, dado o seu teor de fibras, vitaminas e minerais. A bananeira é uma planta tipicamente tropical que, embora não seja americana, adaptou-se muito bem ao continente. Considerando o manejo empregado nesta cultura, assinale a opção correta.

  • A. Há cinco grupos ou tipos principais de variedades de bananeira: Prata, Maçã, Cavendish, Caturra e Terra e, nestes tipos, diferentes variedades, algumas triploides e outras tetraploides.
  • B. O plantio pode ser feito a partir de mudas micropropagadas ou de mudas convencionais, procedentes de viveiros ou de bananal sadio, que segundo o tamanho recebem a seguinte denominação: chifrinho, chifre e chifrão. Devese plantar em uma mesma área mudas do mesmo tamanho, começando-se pelas mais desenvolvidas.
  • C. A eliminação do coração da bananeira proporciona aumento do peso do cacho, melhora a sua qualidade, acelera a maturação dos frutos, reduz os danos por tombamento das bananeiras, além de ser uma prática fitossanitária no controle do Moko. Esta prática deve ser feita com aproximadamente duas semanas após emissão da última penca, cortando-o ou quebrando-o a 10 ou 15 cm após esta última penca.
  • D. A contagem das folhas da bananeira é útil na discriminação de alguns sintomas patogênicos. A contagem inicia-se pelas folhas mais jovens, ou seja, de cima para baixo, onde a folha da vela é à zero e as subsequentes recebem os números 1, 2, 3, 4 e assim em diante.
  • E. Entre as doenças fúngicas, a Sigatoka-amarela, Sigatoka-negra e o mal-do-Panamá são as mais importantes. São patologias que causam murchamento de folhas e que, além da diferença de cor e tonalidade da lesão, também ocorrem ou das folhas mais velhas para as mais novas, caso das sigatokas, ou, no sentido contrário, das folhas mais novas para as mais velhas, como no mal-do-Pananá.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...