Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária do ano 2020

Lista completa de Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas a seguir:


I. A não utilização de critérios técnicos, ou seja, a não adoção dos conceitos básicos do manejo integrado de pragas pode ocasionar consequências adversas, como a eliminação de insetos benéficos (inimigos naturais das pragas e dos polinizadores).

II. A não utilização de critérios técnicos, ou seja, a não adoção dos conceitos básicos do manejo integrado de pragas pode ocasionar consequências adversas, como a contaminação do ambiente (pelo uso inadequado e excessivo de inseticidas).


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

De acordo com a Norma ISO 14004, o sistema de gestão ambiental segue um modelo padrão. Esse modelo de Sistema de Gestão Ambiental (SGA) segue alguns princípios básicos de organização.

Considerando a associação entre os elementos e os princípios do SGA, assinale a alternativa correta.

    A) Princípio de compromisso: uma organização deve atuar em harmonia com os interesses da comunidade local.

    B) Princípio de planejamento: uma organização deve formular um plano para dar forma a sua política ambiental.

    C) Princípio da crítica: uma organização deve ficar sujeita a críticas da sociedade quanto ao sistema de gestão.

    D) Princípio da análise crítica: uma organização deve comparar seus planos com os de outras organizações para troca de informações.

Considerando a coleta seletiva como mecanismo voltado para a educação ambiental, é importante envolver a participação do público, levando a ele informações sobre programas de reciclagem, pois tal ação propiciará a aprendizagem do cidadão no que diz respeito ao seu papel como gerador de resíduos. Essas ações devem atingir escolas, repartições públicas, escritórios, fábricas e todos os outros locais onde o cidadão gere resíduo. Um dos princípios básicos da educação ambiental quanto ao gerenciamento de resíduos é o conceito dos três “Rs”.
Com base nessas informações, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando os três “Rs” à sua respectiva definição.

COLUNA I

1. Reduzir 2. Reutilizar 3. Reciclar

COLUNA II

( ) Separar os materiais para a coleta seletiva, quando não for possível combater o excesso de consumo ou dar nova aplicabilidade a eles. ( ) Usar embalagens retornáveis e dar nova aplicabilidade a embalagens descartáveis. ( ) Combater o desperdício e preservar os recursos naturais.

Assinale a sequência correta.

    A) 2 1 3

    B) 1 3 2

    C) 3 2 1

    D) 2 3 1

Conforme a Norma NBR 10.004 para classificação de resíduos sólidos, um resíduo de classe I reativo, entre várias características, é capaz de reagir violentamente com a água.
Um metal que apresenta esta característica é o(a)

    A) lítio.

    B) mercúrio.

    C) chumbo.

    D) prata.

No contexto do licenciamento ambiental, sabe-se que o órgão ambiental competente deve estabelecer as condições legais a serem obedecidas pelo proprietário quando este quer abrir um estabelecimento. Para cada fase no processo de abertura do empreendimento existe uma licença específica.


Qual é o tipo de licença que permite a realização da atividade e empreendimento, após o cumprimento de etapas anteriores, com medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a execução?

    A) Licença prévia.

    B) Licença de instalação.

    C) Licença de operação.

    D) Licença de manutenção.

O Pronar (Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar) foi criado como um dos instrumentos básicos da gestão ambiental para a proteção da saúde e o bemestar das populações. Considerando a necessidade de uma avaliação permanente das ações e controles estabelecidos no Pronar, é estratégica a adoção de padrões de qualidade do ar como ação complementar e referencial.


São tipos de qualidade do ar:

    A) Primários e secundários.

    B) Mínimos e máximos.

    C) Classe I e classe II.

    D) Urbano e rural.

A poluição do solo urbano é proveniente dos resíduos gerados pelas atividades econômicas típicas das cidades, como a indústria, o comércio e os serviços.

Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

    A) A poluição do solo urbano manifesta-se mais na fase líquida, pois as quantidades de lixo geradas são grandes e a mobilidade é mais acentuada.

    B) Um dos grandes problemas da poluição do solo urbano é a grande quantidade de lixo lançada sobre a superfície aliada à falta de tratamento.

    C) A inversão térmica é um caso típico de poluição do solo urbano, uma vez que tal fenômeno atinge os grandes centros e contamina especialmente os solos.

    D) A atividade de mineração realizada próxima aos centros urbanos não afeta os solos, mas apenas o tráfego de veículos e a atmosfera, com geração de poeiras e gases.

Os resíduos sólidos podem ser classificados quanto à estrutura e a composição química. Quanto à composição química, entende-se que o diferencial de um resíduo orgânico do inorgânico é que o último não possui origem biológica ou pode-se dizer que ele sofreu transformação por ação humana.

Nesse contexto, são exemplos de resíduos inorgânicos:

    A) Vidro, plástico, metal e borracha.

    B) Plástico, pó de café, madeira e borracha.

    C) Metal, madeira, vidro e plástico.

    D) Madeira, pó de café, borracha e metal.

O Plâncton é constituído por organismos sem movimentação própria, que vivem em suspensão na água. A comunidade planctônica exerce papel fundamental na ecologia aquática, tanto na construção da cadeia alimentar quanto na condução de processos essenciais, como a produção de oxigênio e a decomposição da matéria orgânica. Estão presentes no fitoplâncton:

    A) Protozoários e rotíferos.

    B) Anelídeos.

    C) Peixes.

    D) Algas e bactérias.

    E) Crustáceos.

O potencial hidrogêniônico (pH) representa a intensidade das condições ácidas ou alcalinas do meio líquido por meio da medição da presença de íons hidrogênio (H+). É calculado em escala antilogarítmica, abrangendo a faixa de 0 a 14. O intervalo de pH recomendado para águas de abastecimento é entre:

    A) 3,5 e 8,0.

    B) 4,5 e 8,5.

    C) 5,5 e 9,0.

    D) 6,5 e 9,5.

    E) 7,5 e 10,0.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...