Lista completa de Questões de Engenharia Ambiental do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo a norma brasileira ABNT NB-592/89, que fixa as condições exigíveis na elaboração de projeto de estação de tratamento de água, qualquer água, antes de ser distribuída para uma população, deve sofrer no mínimo tratamento por
decantação simples.
desinfecção e correção de pH.
desinfecção com cloro.
coagulação seguida ou não de decantação.
filtração precedida ou não de decantação.
O processo de lodos ativados é um dos processos mais utilizados para o tratamento de águas residuárias. Sobre esse processo, é correto afirmar que
os reatores biológicos empregados no processo de lodos ativados são construídos de modo a evitar a entrada de ar, pois o oxigênio do ar prejudica a transformação bioquímica anaeróbia.
os lodos ativados são processos biológicos que só funcionam em operação contínua, isto é, com alimentação contínua de água residuária a tratar e retirada contínua do efluente tratado.
o processo de lodos ativados é um processo baseado em reatores biológicos onde são formadas células de organismos que formam os lodos que são, por sua vez, separados da fase líquida por meio de decantadores.
existe uma variante do processo de lodos ativados, chamada de valo de oxidação, onde a aerobiose é garantida pela fotossíntese de algas.
é obrigatório no processo de lodos ativados que haja a recirculação do efluente tratado, para garantir o grau de eficiência de tratamento desejado.
Quanto ao dimensionamento e concepção dos sistemas de drenagem urbana, é incorreto afirmar que
as bocas-de-lobo devem ser dimensionadas para interceptar todo o caudal que escoa pela sarjeta.
as bocas-de-lobo são localizadas imediatamente a montante das curvas das guias nos cruzamentos das ruas, em pontos baixos do perfil, e em pontos intermediários, segundo as necessidades de captação de água.
a primeira boca-de-lobo deverá ser instalada no ponto em que o escoamento pluvial atingir o limite da capacidade de vazão da sarjeta.
o tempo de escoamento da água na sarjeta pode ser calculado pelo quociente entre o comprimento da sarjeta e a velocidade da água no percurso da sarjeta, o que é uma função da declividade longitudinal da sarjeta.
as dimensões da galeria de águas pluviais não devem decrescer na direção de jusante, mesmo que, com um eventual aumento da declividade, um conduto de menor diâmetro tenha a capacidade adequada para escoar a vazão do trecho.
Sobre os sistemas de esgotos sanitários, é incorreto afirmar que
a atual norma brasileira de projeto de sistemas de esgotos sanitários utiliza o critério da tensão trativa, que é definida como uma tensão tangencial exercida sobre a parede do conduto pelo líquido em escoamento, que atua sobre o material sedimentado, promovendo o seu arraste.
se tomados os cuidados adequados, pode-se permitir o lançamento de efluentes industriais na rede pública de esgotos sanitários.
as tubulações da rede, dos interceptores e dos emissários são considerados no projeto do sistema de esgotos sanitários como condutos forçados, em todas as condições de funcionamento.
no assentamento das tubulações de esgotos sanitários, a regra geral é de que o serviço seja executado de jusante para montante, com as bolsas dos tubos voltadas para montante.
o projeto das redes e interceptores de esgotos sanitários deve levar em conta critérios que minimizem ou eliminem a formação de sulfetos e possibilitem a ação de autolimpeza.
Acerca dos sistemas de abastecimento público de água de uma cidade, é correto afirmar que
a cavitação das bombas em uma estação elevatória é responsável pelo fenômeno conhecido como golpe de aríete, que pode ocorrer em adutoras de água bruta ou tratada.
exige-se, como princípio geral, em todos os momentos e em toda a sua extensão, que a rede de distribuição de água para abastecimento público deve ser mantida sob pressão superior à atmosférica.
quando o sistema de abastecimento de água possui adução por recalque, a adoção de reservatórios de jusante, também conhecidos como reservatórios de sobras, apresenta a desvantagem de se ter maiores oscilações de pressão na rede de distribuição de água.
é facultado, em caso de falta de pressão suficiente na rede de abastecimento de água para abastecer o reservatório predial superior, o bombeamento de água da rede diretamente para o reservatório.
as redes de distribuição de água ramificadas ou em "espinha de peixe" proporcionam maior segurança na operação do sistema do que as redes malhadas.
Algumas medidas são importantes em toxicologia ambiental. Em relação a essas medidas, pode-se afirmar que
NOAEL é uma dose de um xenobiótico, determinada experimentalmente, na qual não existe nenhuma indicação, estatística ou biologicamente significativa, de efeito tóxico.
CL50 é a concentração letal de um agente tóxico que causa efeito crônico ou sistêmico a 50% da população dos organismos em estudo.
NOEL ou CENO é a concentração de um agente tóxico que não causa efeito deletério à vida e à reprodução dos organismos empregados nos testes de toxicidade aguda.
RfD é a dose de referência para um determinado toxicante é defendida como a dose máxima aceitável desse toxicante que não causa efeitos agudos adversos.
CE50 é a dose de um agente tóxico que causa efeitos crônicos em 50% dos organismos utilizados no teste de toxicidade em 24 ou 48 horas de exposição, nas condições do teste.
O conceito Hotspot, criado em 1988 pelo ecólogo inglês Norman Myers, é toda área prioritária para conservação, isto é, de rica biodiversidade e ameaçada no mais alto grau. Atualmente, existem identificadas 25 áreas no planeta consideradas Hotspots. Juntas, elas cobrem apenas 1,4% da superfície terrestre, mas abrigam mais de 60% de toda a diversidade animal e vegetal do planeta. No Brasil existem dois hotspots, que são
Caracteriza-se por ser o segundo ecossistema brasileiro em extensão territorial, ocupando cerca de 22% do território nacional,
A biodiversidade é afetada pela intervenção humana por meio de várias ações, tais como desmatamento, desertificação, mineração, queimadas, erosão, urbanização, com conseqüências graves para o meio ambiente. A seguir são listados alguns fatores que afetam a biodiversidade. Todas são causas imediatas, exceto
os sistemas jurídicos e institucionais que promovem exploração não-sustentável dos recursos naturais.
Quanto aos solos, é correto afirmar que
o solo é uma espessa camada de material mineral pulverizado que cobre o manto da Terra e serve de sustentação para os biomas terrestres.
um solo mineral ideal possui metade de seu volume composto por fração sólida mineral e a outra metade por espaços vazios, nos quais água e ar são armazenados.
diversos são os fatores e parâmetros utilizados para se classificar solos e para determinar seu potencial de produção, degradação e erosão. Entre eles, a textura é o fator que menos sofre alteração em solos degradados e erodidos e o que mais determina o potencial de produção agrícola, florestal e pastoril de um solo.
solos são estudados e utilizados por diversas áreas do conhecimento humano, tais como a ecologia, geologia, geografia, a agronomia, as engenharias florestal, ambiental, agrícola, civil e outras. Apesar disso, por tratar-se de um recurso natural de importância vital, o solo recebe dessas diversas áreas do conhecimento um tratamento holístico e uma conceituação única.
o conceito moderno de edafologia considera o solo como um grande reservatório de água, ar e nutrientes para o crescimento de plantas e outros organismos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...