Questões de Engenharia Ambiental do ano 2006

Lista completa de Questões de Engenharia Ambiental do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação às propriedades físicas, mecânicas e ópticas do papel, analise as afirmativas a seguir:

I – A lisura do papel e a resistência do papel ao estouro são ensaiadas no Bendtsen e no Müllen, respectivamente.

II – O Grau de Schopper Riegler expressa o teor de lignina residual no papel.

III – O índice de rasgo do papel sem aditivos independe do comprimento da fibra celulósica.

IV – A brancura ISO do papel não branqueado está diretamente relacionada ao Nº KAPPA da pasta celulósica.

V – A resistência do papel ao rasgo é ensaiada no Elmendorf.

São verdadeiras somente as afirmativas:

  • A. I, II e III;
  • B. I, III e IV;
  • C. I, IV e V;
  • D. II e V.
  • E. II, III e IV.

Os estágios pelos quais passam os insetos holometabólicos são:

  • A. ecdise, plasmalema, pupa e adulto;
  • B. ovo, lagarta, plasmalema e ninfa;
  • C. ecdise, pupa, ninfa e adulto;
  • D. plasmalema, ecdise, pupa e ninfa;
  • E. ovo, larva, pupa e adulto.

São procedimentos utilizados para monitorar pragas com o uso de armadilhas viscosas em arquivos e bibliotecas:

I – Identificar todos os acessos em planta baixa;

II – Numerar e datar as armadilhas;

III – Identificar prováveis rotas de insetos e marcá-las em planta baixa;

IV – Instalar as armadilhas nas áreas a serem monitoradas;

V – Melhorar a localização e a inspeção;

VI – Inspecionar e recolher as armadilhas regularmente.

A seqüência lógica adotada para a implementação dos procedimentos acima é:

  • A. I, III, II, IV, VI e V;
  • B. I, II, III, IV, V e VI;
  • C. II, III, I, IV, V e VI;
  • D. III, I, IV, II, VI e V;
  • E. IV, II, III, I, V e VI.

A reprodução dos insetos pode ocorrer por:

  • A.

    poliembrionia, mutualismo, adenotrofismo e partenogênese;

  • B.

    viviparidade, secgênese, partenogênese e hermafroditismo;

  • C.

    partenogênese, holoblástica, histogênese e hermafroditismo;

  • D.

    viviparidade, metahistogênese, hermafroditismo e pedogênese;

  • E.

    poliembrionia, apólise, partenogênese e ovoviviparidade.

No controle integrado de pragas visando à preservação dos acervos de bibliotecas e arquivos recomendam-se meios nãoquímicos como:

  • A.

    controle da temperatura, do alimento e uso de macho estéril;

  • B.

    congelamento, manejo dos materiais e propargite;

  • C.

    métodos conservadores, produtos biológicos e controle radial;

  • D.

    controle do clima, das fontes de alimentação e dos pontos de entrada do prédio;

  • E.

    produtos biológicos, controle da entrada do prédio e propargite.

O surgimento de fungos nos acervos de bibliotecas e arquivos depende de:

  • A.

    ambiente, temperatura, aparência, alimento e luz;

  • B.

    temperatura, alimento, presença de solventes, luz e circulação do ar;

  • C.

    atrativos dos materiais, umidade, luz, solventes e temperatura;

  • D.

    limpeza, temperatura, química do material, calor e teor de voláteis;

  • E.

    umidade, nutrientes, circulação do ar, temperatura e composição química do material.

São espécies de insetos conhecidas como traça-dos-livros:

  • A.

    Lepismada saccharina L. e Thermobiala domestica (Packard);

  • B.

    Lepisma saccharina L. e Thermobia domestica (Packard);

  • C.

    Lepis saccharina L. e Trabiama celuca (Packard);

  • D.

    Lepisma charrinna L. e Thermobia domestica (Packard);

  • E.

    Thyrinteina java L. e Pentacladiscus domestica ( Benth.).

Em relação à deterioração biológica em coleções de livros, analise as afirmativas a seguir:

I – Os agentes principais estão relacionados a bactérias, fungos e insetos.

II – A prevenção depende do armazenamento, composição e histerese do papel.

III – A temperatura e a umidade relativa do ar podem favorecêla ou inibi-la.

IV – Não depende dos orgânicos envolvidos e sim das condições ambientais.

V – O desenvolvimento de bactérias depende da temperatura e da umidade relativa do ar.

São verdadeiras somente as afirmativas:

  • A. I, III e V;
  • B. I, II e IV;
  • C. II e V;
  • D. III, IV e V;
  • E. I, II, III, IV e V.

A formação dos cupinzeiros ocorre por:

  • A.

    enxamagem, a partir de uma pequena parte da colônia ou por meio de reis e rainhas de substituição;

  • B.

    novos alados e operárias que copulam para voar, uma pequena parte de uma colônia ou enxamagem;

  • C.

    rainhas acasaladas durante o vôo nupcial, enxamagem ou revoadas noturnas;

  • D.

    revoadas noturnas, adoção de um casal real de enxamagem ou rainhas acasaladas em vôo;

  • E.

    rainhas acasaladas durante a enxamagem, reis e rainhas de substituição ou enxamagem.

Os mecanismos de desenvolvimento dos cupins e das formigas são, respectivamente:

  • A. ametabolia e heterometabolia;
  • B. hemimetabolia e paurometabolia;
  • C. holometabolia e ametabolia;
  • D. hemimetabolia e heterometabolia;
  • E. paurometabolia e holometabolia.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...