Questões de Engenharia Ambiental do ano 2011

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O controle da poluição do ar engloba a adoção de medidas corretas de ocupação do solo e o controle na fonte poluidora. Há um equipamento de controle da emissão do material particulado que remove de 50 a 90% das partículas grandes, mas muito pouco de material médio e fino, forçando a fumaça a passar por um duto em forma de parafuso a fim de que a perda de carga gerada permita a deposição de material em um depósito na base. Trata-se do equipamento conhecido como

  • A. filtro de manga.
  • B. precipitador eletrostático.
  • C. separador ciclônico.
  • D. lavador de gás.
  • E. requeimador.

Segundo a economia do meio ambiente, qualquer recurso ambiental possui valores associados aos seus atributos, comumente chamados de valores sociais, que didaticamente são separados em componentes. A parcela cujo valor é derivado do uso potencial futuro do ambiente para promover bem-estar à sociedade, seja este uso futuro direto ou indireto, é chamada de valor

  • A. de uso direto.
  • B. de existência.
  • C. de opção.
  • D. intrínseco.
  • E. contingente.

Os métodos de valoração ambiental podem ser classificados em métodos da função de produção e métodos da função de demanda. Um dos métodos da função de demanda utiliza mercados hipotéticos, obtidos por meio de pesquisas de campo, indagando entrevistados por meio de questionários, a fim de obter a disposição a pagar (ou a receber), em face de alterações na disponibilidade do recurso ambiental a ser valorado. Esse método é denominado

  • A. produtividade marginal.
  • B. mercados de bens substitutos.
  • C. preços hedônicos.
  • D. custo de viagem.
  • E. valoração contingente.

Como ferramentas de auxílio à gestão ambiental, os governantes podem fazer uso de instrumentos econômicos e de comando e controle. São exemplos de instrumentos de comando e controle os(as)

  • A. padrões de lançamento.
  • B. subsídios a produtos ambientalmente corretos.
  • C. certificados negociáveis de poluição.
  • D. cobranças de recursos hídricos.
  • E. taxas de poluição.

A geração de energia elétrica no Brasil em centrais de serviço público e autoprodutores atingiu 463,1 TWh em 2008, resultado 4,2% superior ao de 2007 (Fonte: BEN 2009). A tecnologia de maior oferta e o setor de maior consumo de energia elétrica no Brasil são, respectivamente,

  • A. centrais hidrelétricas e setor residencial.
  • B. centrais hidrelétricas e setor industrial.
  • C. centrais termelétricas convencionais e setor comercial.
  • D. centrais termelétricas nucleares e setor comercial.
  • E. centrais termelétricas convencionais e setor industrial.

Depois de comemorar o alcance da autossuficiência na produção de petróleo em 2006, o Brasil voltou a depender da importação dessa fonte primária em virtude do atraso na entrada de operação de algumas plataformas, voltando a tornar positivo o balanço produção - demanda em 2008. Segundo o Plano Nacional de Expansão de Energia (PDE 2008-2017), há necessidade de instalação de novas refinarias, de modo a agregar valor e tornar lucrativa a atividade de exportação. Considere os seguintes derivados de petróleo:

I – óleo diesel;

II – óleo combustível;

III – gasolina;

IV – gás liquefeito de petróleo;

V – querosene.

Segundo o Balanço Energético Nacional (BEN 2009), o Brasil possui importações líquidas APENAS dos derivados

  • A. I e IV.
  • B. III e V.
  • C. I, II e III.
  • D. II, III e IV.
  • E. II, IV e V.

  • A. ordenada OA.
  • B. ordenada OPp.
  • C. ordenada BC.
  • D. abscissa OQs.
  • E. abscissa OE.

Considerando como unidade de comparação a quantidade de combustível em Toneladas Equivalentes de Petróleo (TEP), a produção de energia elétrica por meio de termelétricas, no Brasil, segundo o Balanço Energético Nacional (BEN 2009), usa como combustível, principalmente, o

  • A. gás natural.
  • B. carvão.
  • C. óleo diesel.
  • D. óleo combustível.
  • E. urânio.

Na região metropolitana de São Paulo, 90% da poluição atmosférica é provocada pela emissão de gases veiculares, segundo a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB). De acordo com o Balanço Energético Nacional (BEN 2009), reconheceu-se que a fonte de energia mais utilizada no setor de transportes rodoviários é

  • A. gás natural.
  • B. gasolina.
  • C. álcool.
  • D. óleo diesel.
  • E. energia elétrica.

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. I e IV.
  • D. II e III.
  • E. II e IV.
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