Questões de Engenharia Ambiental do ano 2012

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De acordo com o significado dos processos produtivo e distributivo de um Sistema Público de Abastecimento de Água, numere a 2.ª Coluna pela 1.ª Coluna:

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:

  • A.

    2 – 3 – 4 – 5 – 1 – 6 – 7

  • B.

    3 – 4 – 5 – 1 – 2 – 6 – 7

  • C.

    4 – 5 – 3 – 2 – 1 – 7 – 6

  • D.

    2 – 3 – 4 – 1 – 5 – 7 – 6

  • E.

    3 – 4 – 5 – 2 – 1 – 6 – 7

Na captação de água bruta para adução à Estação de Tratamento de Água (E.T.A.), utiliza-se uma bomba centrífuga de eixo vertical, recalcando uma vazão de 750 litros/s. Para água com peso específico igual a 1,0 tf/m3, o rendimento do conjunto elevatório (motor-bomba) de 75 %, e as perdas de carga totais na sucção e no recalque, respectivamente, iguais a 5,0 m.c.a. e 70,0 m.c.a., a potência absorvida, em Cavalos Vapor (CV), pelo conjunto elevatório, obtido pela expressão: , será igual a:

  • A.

    1000 CV

  • B.

    500 CV

  • C.

    750 CV

  • D.

    1500 CV

  • E.

    2000 CV

A circulação das massas de ar na região Sul do Brasil caracteriza os tipos de chuvas que ocorrem nesta região. Assinale a alternativa cujos vocábulos completam, respectiva e corretamente, o texto a seguir:

Chuvas ______________ ou de _____________ são originadas das perturbações atmosféricas mais comuns nas latitudes médias, com formação de ventos ascendentes que formam amplas zonas com a ocorrência de chuvas. As chuvas originadas pelo movimento ascendente do ar úmido em virtude do relevo montanhoso do solo são as chuvas _____________, enquanto que as chuvas originadas pelas correntes ascendentes que resultam do aquecimento brusco da atmosfera, em expansão adiabática, atingindo níveis elevados da atmosfera, muitas vezes atingindo o ponto de congelamento, são as chuvas ______.

  • A.

    Orográficas | Frentes | Ciclônicas | Convectivas

  • B.

    Convectivas | Frentes | Ciclônicas | Orográficas

  • C.

    Convectivas | Frentes | Orográficas | Ciclônicas

  • D.

    Ciclônicas | Frentes | Orográficas | Convectivas

  • E.

    Ciclônicas | Frentes | Convectivas | Orográficas

Avalie as afirmativas a seguir, em relação à teoria de biogeografia de ilhas:

I - Unidades com áreas maiores são melhores para a conservação de espécies do que unidades com áreas menores.

II - Misturas de unidades de conservação com áreas grandes e pequenas são melhores para a conservação de espécies do que somente unidades grandes.

III - Áreas com formatos mais próximos do círculo são melhores para a conservação de espécies do que áreas com formatos irregulares.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    apenas a afirmativa II está correta;

  • C.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • E.

    todas as afirmativas estão corretas.

Biodiversidade é:

  • A.

    a diversidade de famílias botânicas numa área ou região, incluindo a variação genética, a unidade taxonômica e o endemismo;

  • B.

    a diversidade de habitats numa área ou região, incluindo a variação edáfica, a unidade taxonômica e o endemismo;

  • C.

    a diversidade de organismos numa área ou região, incluindo a variação genética, a unidade taxonômica e o endemismo;

  • D.

    a diversidade da fauna numa área ou região, incluindo a variação genética, a unidade taxonômica e o endemismo;

  • E.

    a diversidade de habitats e ecótones presentes em uma comunidade ecológica.

Nas práticas de conservação do solo, terraceamento é:

  • A.

    a estrutura de madeira, colocada de forma articulada, que dirige a água da chuva para fora do terreno;

  • B.

    o aterro de áreas inundáveis para recuperar a estabilidade do terreno;

  • C.

    um canal cavado morro abaixo para escoar a água das chuvas;

  • D.

    uma combinação de camalhão e canal, construído em corte da linha de maior declive do terreno;

  • E.

    uma estrutura de sacos de fibras com matéria orgânica e sementes, colocados para conter a água.

São medidas importantes para combater a erosão hídrica em taludes:

  • A.

    quebra-ventos, aumento da matéria orgânica do solo, revegetação rápida e construção de diques;

  • B.

    terraços em patamar, aumento da matéria orgânica do solo, revegetação rápida e construção de canais escoadouros;

  • C.

    quebra-ventos, aumento da matéria orgânica do solo, revegetação lenta e construção de canais escoadouros;

  • D.

    terraços de base larga, aumento da acidez do solo, revegetação espontânea e construção de canais escoadouros;

  • E.

    quebra-ventos, diminuição da acidez do solo, revegetação rápida e construção de diques.

Sensoriamento remoto é:

  • A.

    a ciência de capturar informação da superfície terrestre sem estar em contato direto com ela;

  • B.

    a disciplina que se limita a desenvolver a tecnologia da robótica e automação;

  • C.

    a ciência que estuda as manifestações que possam sensibilizar as comunidades para o uso adequado da terra;

  • D.

    o campo técnico-científico voltado para o desenvolvimento de técnicas de amostragem do solo, em diferentes profundidades;

  • E.

    o estudo de instrumentos que possam ser utilizados para a coleta da vegetação.

Para a escolha de áreas prioritárias para a proteção de populações e comunidades, são adotados critérios que se baseiam na presença de espécies mais vulneráveis à extinção local. Um destes critérios é a:

  • A.

    ocorrência de grande número de espécies exóticas;

  • B.

    presença de espécies ruderais e de uso direto;

  • C.

    presença de comunidades monodominantes e monoestratificadas;

  • D.

    ocorrência de espécies endêmicas, raras;

  • E.

    ocorrência de espécies invasoras e de uso direto.

Alguns métodos de recuperação de áreas degradadas se baseiam na sucessão ecológica. Com o avanço da sucessão autogênica, se observa o aumento de:

  • A.

    respiração, número de espécies pioneiras, biomassa e saída de nutrientes;

  • B.

    produtividade, respiração, riqueza de espécies e produção líquida;

  • C.

    produtividade, riqueza de espécies, índice de ciclagem de nutrientes e produção líquida;

  • D.

    biomassa, respiração, riqueza de espécies e razão biomassa/produção bruta;

  • E.

    biomassa, riqueza de espécies, produção líquida e produtividade.

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