Questões de Engenharia Ambiental do ano 2013

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Acerca de política de combate a calamidades e de gerenciamento de desastres, ameaças e riscos, julgue os itens a seguir.

As práticas de gestão ambiental estão estreitamente ligadas à chamada vulnerabilidade socioambiental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de política de combate a calamidades e de gerenciamento de desastres, ameaças e riscos, julgue os itens a seguir.

Entre as diretrizes gerais para elaboração de um programa regional de planejamento e gestão de áreas de risco, destacam-se: aplicação de tecnologias (processos e ferramentas) em prol da população carente; disseminação regional da cultura da ação preventiva; destinação às cidades mais desenvolvidas da região parte do recurso do programa para atender a áreas, sobretudo, com o menor índice de vulnerabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de política de combate a calamidades e de gerenciamento de desastres, ameaças e riscos, julgue os itens a seguir.

Potencializar ações estruturais (obras de engenharia) e não estruturais (ações de planejamento urbano, ações sociais de mitigação da pobreza, investimentos na defesa civil) fazem-se meios preconizados para o enfrentamento das situações de risco, mas não são capazes de mitigar, mesmo que momentaneamente, a vulnerabilidade econômica de uma parcela da população urbana mais pobre.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de política de combate a calamidades e de gerenciamento de desastres, ameaças e riscos, julgue os itens a seguir.

Um programa de gestão de riscos deve conter, entre outros, subprogramas ou projetos básicos de duração continuada sobre monitoramento, alerta e ação bem como apoio a obras preventivas e corretivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de política de combate a calamidades e de gerenciamento de desastres, ameaças e riscos, julgue os itens a seguir.

A defesa civil não faz distinção entre os diferentes tipos de processos ou movimentos de massa para fins estatísticos relacionados ao risco, restringindo-se, genericamente, a escorregamentos e deslizamentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um terminal de petróleo no litoral brasileiro, ocorreu um acidente durante a operação de transbordo para um navio que resultou no lançamento de um metro cúbico de petróleo em uma praia próxima e, consequentemente, na degradação ambiental da área atingida.

Com base nessas informações, julgue o item seguinte.

Duas das medidas mitigadoras que devem ser exigidas pelo órgão ambiental competente são o recolhimento do petróleo na praia e a destinação do material contaminado ao aterro sanitário mais próximo do local do acidente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa correta de acordo com a classificação climática de Köppen (Cfb) no Brasil.

  • A.

    subtropical, sem estação seca e temperatura do mês mais quente menor que 22º C.

  • B.

    subtropical, sem estação seca e temperatura do mês mais quente maior que 22º C.

  • C.

    com chuvas bem distribuídas ao longo do ano e ausência de estação seca, como na Amazônia.

  • D.

    tropical de altitude, com inverno seco e temperatura do mês mais quente maior que 22º C.

  • E.

    semiárido quente, ocorre no sertão da região Nordeste (temperatura anual maior que 18º C).

Acerca de conceitos básicos de sistema de informações geográficas, julgue os itens que se seguem.

Um erro gráfico máximo aceitável de 0,2 mm no processo de digitalização de uma carta temática na escala de 1:50.000 equivale a 20 m.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de conceitos básicos de sistema de informações geográficas, julgue os itens que se seguem.

Curvas de nível contendo valores de altitude, polígonos demarcados com manchas de vegetação natural e dados de precipitação provenientes de estações pluviométricas são exemplos de dados vetoriais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma imagem do satélite RapidEye foi georreferenciada com base em dados de latitude e longitude obtidos por um sistema de posicionamento global (GPS) de navegação. A respeito dessa situação, julgue os itens a seguir.

Os erros de posicionamento inerentes ao GPS de navegação podem ser reduzidos com o uso de receptores conhecidos como GPS diferenciais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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