Lista completa de Questões de Engenharia Ambiental da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito de pedologia e horizontes do solo, assinale a opção correta.
Classificam-se como solos azonais os solos com características bem desenvolvidas, com todos os horizontes (O, A, B, C e R) bem definidos.
Solos zonais são desenvolvidos por influência dos condicionantes climáticos e da vegetação do local.
Solos halomórficos são solos com baixa presença de sais, cuja gênese foi prioritariamente influenciada pela presença de lavas vulcânicas.
O horizonte O é a camada superficial da cobertura do solo, de constituição predominantemente mineral.
O horizonte R representa a camada mineral de material consolidado, constituído, em grande parte, por material orgânico em decomposição.
Os corpos hídricos que recebem o lançamento de poluentes biodegradáveis sofrem processo natural de recuperação, denominado autodepuração. Acerca desse processo, assinale a opção correta.
Os metais pesados são degradados pelo mecanismo da autodepuração por meio da ação de microrganismos anaeróbios.
O processo de decomposição de matéria orgânica biodegradável em meio aeróbio gera diretamente consumo de CO2 dissolvido na água.
O valor da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) varia consideravelmente de acordo com a natureza do despejo poluidor, mas não varia com a temperatura do corpo hídrico receptor.
Os compostos orgânicos de cadeias complexas, como proteínas e gorduras, são transformados em compostos mais simples, como amônia, aminoácidos e dióxido de carbono.
No processo de autodepuração, a zona de decomposição ativa é a zona na qual a concentração de oxigênio dissolvido volta a atingir a concentração de saturação.
Em uma campanha de medição de vazão realizada no rio que abastece certa cidade verificou-se que a seção transversal do rio em determinado ponto media 500 m largura com profundidade média de 4 m. Com a utilização de molinetes, foram feitas medições da velocidade das águas em diversos pontos ao longo dessa seção, obtendo-se uma velocidade média do rio igual a 1 m/s. Sabendo-se que o consumo médio diário de água dessa cidade é de 36.000.000 L/dia, é correto afirmar que a vazão diária do rio, na ocasião da medição, é de, aproximadamente,
0,5% do consumo diário de água da cidade.
50 vezes o consumo diário de água da cidade.
5.000 vezes o consumo diário de água da cidade.
500.000 vezes o consumo diário de água da cidade.
metade do consumo diário de água da cidade.
Considera-se reserva legal a área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de preservação permanente, necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e à reabilitação dos processos ecológicos, à conservação da biodiversidade e ao abrigo e à proteção de fauna e flora nativas. Com relação às áreas de reserva legal, assinale a opção correta.
Em propriedade rural situada em área de floresta na Amazônia legal, deve-se destinar 50% da área a título de reserva legal.
Em propriedade rural situada em área de cerrado localizada na Amazônia legal, a área de reserva legal é de 20%.
A escolha da localização da reserva legal na propriedade deve ser feita pelo proprietário, sem necessidade de aprovação prévia do órgão ambiental competente.
A área de reserva legal não pode ser utilizada sob regime de manejo florestal sustentável, de acordo com princípios e critérios técnicos.
O proprietário de imóvel rural com área de floresta nativa, natural, primitiva ou regenerada, que tiver uma área de reserva legal inferior à estabelecida em lei, tem a opção de conduzir a regeneração natural da reserva legal.
Com base nesse assunto e na figura apresentada, assinale a opção correta.
O tipo de textura de solos arenosos confere-lhes baixos valores de retenção de água.
Solos argilosos são caracterizados pela alta taxa de aeração.
A dimensão de partículas de argila está entre 1 e 10 mm.
Solos localizados no ponto A do triângulo são classificados como solos siltosos.
Para se ter solo caracterizado como arenoso, é necessário que este tenha mais de 35% de argila e mais de 65% de areia.
O CONAMA, por meio da Resolução n. o 1/1986, criou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Definiu no que consiste cada um deles e estabeleceu a relação de atividades para as quais sua exigência é obrigatória. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
I Apesar de ser um dos documentos do processo de licenciamento ambiental, o IEA não pode ser classificado como instrumento de avaliação de impacto ambiental.
II O conteúdo apresentado em um RIMA deve refletir o conteúdo abordado no EIA.
III Dependem da elaboração do RIMA para o licenciamento ambiental a construção de emissários de esgotos sanitários, de linhas de transmissão de energia elétrica acima de 230 KV e a implementação de projetos agropecuários que contemplem áreas acima de 1.000 ha.
IV Informações de ordem socioeconômica são irrelevantes na abordagem do RIMA, pois não têm pertinência para a abordagem ambiental.
V Por ser documento oficial, o RIMA não é acessível ao público em geral.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e V.
II e III.
III e IV.
IV e V.
Os fatores determinantes para a variação da qualidade do ar estão associados à capacidade de dispersão dos poluentes, que, por sua vez, têm relação com as condições do tempo e o perfil térmico da atmosfera. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Não existe relação entre qualidade do ar e quantidade de luz solar que incide sobre a superfície terrestre.
A ocorrência de diferença de pressão atmosférica entre massas de ar possibilita a diluição de poluentes presentes no ar.
A dispersão vertical de poluentes é fisicamente inviável devido à existência da camada de ozônio.
O fenômeno de inversão térmica é exemplo clássico de instabilidade de massas de ar na atmosfera.
A atmosfera mais estável tem maior capacidade de diluir poluentes do que a atmosfera instável.
O licenciamento ambiental é o procedimento administrativo por meio do qual o órgão ambiental competente licencia a localização, a instalação, a ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, ou de atividades que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, de acordo com as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas cabíveis. Com relação às fases e às etapas do processo de licenciamento ambiental, assinale a opção correta.
As licenças emitidas para a instalação de reservatório artificial podem ser utilizadas para se realizar o manejo de recursos aquáticos vivos no mesmo local.
O órgão ambiental municipal não tem poder jurídico para emitir nenhuma modalidade de licença para empreendimentos e atividades de impacto ambiental local, mesmo que exista convênio entre estado e município.
A licença de instalação é liberada caso as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação tenham sido verificados.
Para a concessão da licença de instalação, deve-se atender à legislação municipal de uso e ocupação do solo.
A solicitação de esclarecimento e complementação do estudo ambiental apresentado faz parte do procedimento de licenciamento e só pode ocorrer uma única vez.
A série ISO 14000 é um conjunto de normas que servem para nortear a implantação de sistema de gestão ambiental em uma empresa. A respeito da ISO 14000, assinale a opção correta.
As normas da série ISO 14000 estabelecem critérios para a certificação tanto de empresas quanto de seus produtos.
As normas da série ISO 14000 aplicam-se às atividades industriais e agroindustriais, mas não às atividades extrativistas e de serviços.
A adesão de uma empresa às normas da série ISO 14000 tem, como requisito, a certificação da empresa pelas normas da série ISO 9000.
Apesar de normas da série ISO 14000 serem voluntárias, elas preveem a imposição de limites próprios para medição de poluição, padronização de produtos e níveis de desempenho.
Uma empresa pode alcançar a certificação ambiental prevista nas normas da série ISO 14000 mesmo sem ter implantado um sistema de gestão ambiental.
Na abordagem econômica das questões ambientais, algumas formulações auxiliam na tarefa de comparar situações e avaliar os bens e os serviços ambientais. O conceito de disposição a pagar está incluído nesse tipo de avaliação, sendo usualmente empregado para quantificar a resposta dos indivíduos acerca do valor dos benefícios ambientais. Acerca desse conceito, assinale a opção correta.
Em qualquer situação, o conceito de disposição a pagar é o mesmo de disposição a aceitar.
O conceito de disposição a pagar corresponde à quantidade de recursos pagos para minimizar o benefício ambiental.
O cálculo da disposição a pagar depende do conhecimento das curvas de demanda dos bens e serviços de qualidade ambiental.
A determinação da disposição a pagar depende da existência de agência reguladora para o benefício ambiental.
O resultado do cálculo da disposição a pagar é a quantidade do benefício ambiental aceito pelos indivíduos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...