Lista completa de Questões de Engenharia Ambiental da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dos métodos de extração citados abaixo, indique qual é o exclusivo para extração de madeira em regiões montanhosas.
Transporte primário com trator agrícola autocarregável.
Em um sistema de colheita florestal de árvores inteiras de madeira de eucalipto para celulose, indique qual a seqüência correta de máquinas para a realização das operações de corte e extração.
Em um sistema de manutenção das máquinas de uma empresa florestal, indique qual tipo de manutenção deve ser evitada.
Em uma Unidade de Conservação, são atividades de prevenção de incêndios florestais, exceto
dirigir-se ao incêndio com rapidez e combatê-lo com abafadores e bombas costais.
construção de aceiros com largura em função das características da vegetação e da inclinação do terreno.
planejar a Unidade com locais de captação de água e estradas estratégicas para o acesso rápido e preciso.
dotar a Unidade de torres de observação com sistemas de triangulação e de comunicação e vigilantes treinados.
montar um trabalho de conscientização e educação ambiental às comunidades do entorno.
Nos incêndios florestais, durante e após a combustão, há a transferência de calor da zona de combustão para os combustíveis próximos. A respeito dos processos predominantes, assinale a opção incorreta.
A condução é responsável pela transferência por contato direto através das moléculas de um corpo sólido.
A radiação é a transferência de calor através do espaço por ondas magnéticas ou raios.
A convecção é a transferência de calor por uma coluna de partículas de ar quente, que se move de forma circular e ascendente.
Em um local acidentado e com forte presença de vento, durante um incêndio florestal estabelecido, há a predominância da convecção.
Em um local plano e com forte presença de vento, durante um incêndio florestal estabelecido, há a predominância da condução.
Você foi contratado como engenheiro para produzir mudas de seringueira com painéis altamente produtivos, resistentes ao mal das folhas da seringueira e tolerantes a solos ácidos e muitos secos por curto período do ano. As mudas serão levadas para um campo onde as condições de solo são as piores possíveis em termos de disponibilidade de nutrientes e de água, em uma área onde já existe o mal das folhas. Entretanto você tem um jardim clonal disponível próximo à área de plantio onde o seringal está em plena produção de sementes. O procedimento mais viável e prático para a obtenção dessas mudas que irão para o campo será
efetuar coleta das sementes no jardim clonal e plantá- las para obter mudas de "pé-franco" e levá-las para o campo.
obter mudas de sementes coletadas de árvores ao acaso, utilizá-las como porta-enxertos de gemas retiradas também de plantas ao acaso no jardim clonal e levá-las para o campo, após o pegamento dos enxertos.
efetuar coleta de sementes de árvores vigorosas no jardim clonal para a obtenção de porta-enxertos, bem como para a obtenção de gemas de árvores no mesmo jardim clonal com boas características silviculturais, de resistência e de produtividade.
desprezar o jardim clonal próximo à área de plantio e solicitar porta-enxertos e gemas de outras regiões produtoras.
efetuar coleta de sementes de árvores vigorosas no jardim clonal para obtenção de porta-enxertos, para a enxertia com gemas de plantas altamente produtivas, vindas de outras regiões produtoras.
As doenças denominadas cancro do eucalipto, vassoura- de-bruxa do cacaueiro, anel vermelho do coqueiro, ferrugem das mirtáceas, seca das pontas e azulamento da madeira do Pinus, seca-das-pontas de Gmelina e mal-das-folhas da seringueira são causadas pelos seguintes agentes etiológicos:
Sphaeropsis sapinea, Ceratocystis fimbriata, Cryphonectria cubensis, Puccinia psidii, Crinipellis perniciosa, Microcyclus ulei e Bursaphelenchus cocophilus.
Ceratocystis fimbriata, Sphaeropsis sapinea, Crinipellis perniciosa, Microcyclus ulei, Bursaphelenchus cocophilus, Cryphonectria cubensis e Puccinia psidii.
Bursaphelenchus cocophilus,Puccinia psidii, Cryphonectria cubensis, Crinipellis perniciosa, Ceratocystis fimbriata, Sphaeropsis sapinea e Microcyclus ulei.
Cryphonectria cubensis, Crinipellis perniciosa, Bursaphelenhus cocophilus,Puccinia psidii, Sphaeropsis sapinea, Ceratocystis fimbriata e Microcyclus ulei.
Puccinia psidii, Microcyclus ulei, Bursaphelenchus cocophilus, Ceratocystis fimbriata, Crinipellis perniciosa,Sphaeropsis sapinea e Cryphonectria cubensis.
As principais pragas de espécies florestais nativas e de reflorestamento são formigas saúvas, cupins, "abelhas arapuás", percevejos, gafanhotos, tripes, cigarrinhas, besouros e lagartas das folhas.
Esses insetos pertencem aos seguintes gêneros, respectivamente,Atta, Trigona, Pericerya, Coptotermes, Dinocoris, Shistocerca, Echinotrips, Costalimaita e Sarsina.
Atta, Dinocoris, Periceryia, Shistocerca, Sarsina, Trigona, Coptotermes, Echinotrips e Costalimaita.
Atta, Costalimaita, Echinotrips, Coptotermes, Periceryia, Sarsina, Trigona, Shistocerca e Dinocoris.
Atta, Coptotermes, Costalimaita, Dinocoris, Trigona, Echinotrips, Shistocerca, Periceryia e Sarsina.
Atta, Coptotermes, Trigona, Dinocoris, Shistocerca, Echinotrips, Periceryia, Costalimaita e Sarsina.
Alguns exemplos das principais medidas de controle para as pragas de viveiros, raízes, troncos e folhas de Eucalyptus spp são, respectivamente,
escolha adequada das espécies e monitoramento das pragas, derrubada e queima de árvores infestadas e inspeções periódicas, controle preventivo com químicos, técnicas silviculturais, de manejo e controle químico.
técnicas silviculturais e de manejo e controle químico, controle preventivo com químicos, derrubada e queima de árvores infestadas e inspeções periódicas, escolha adequada de espécies e monitoramento de pragas.
derrubada e queima de árvores infestadas e inspeções periódicas, técnicas silviculturais e de manejo e controle químico, controle preventivo com químicos, escolha adequada de espécies e monitoramento de pragas.
controle preventivo com químicos, técnicas silviculturais e de manejo e controle químico, escolha adequada de espécies e monitoramento das pragas, derrubada e queima de árvores infestadas e inspeções periódicas.
derrubada e queima de árvores infestadas e inspeções periódicas, controle preventivo com químicos, técnicas silviculturais e de manejo e controle químico, escolha adequada de espécies e monitoramento de pragas.
Os insetos têm sido uma das principais fontes de danos para as florestas, pois eles atacam as matas nativas e as áreas extensas de reflorestamento. Entretanto os prejuízos econômicos significativos ocorrem nas situações em que
uma certa população de insetos está causando danos em um estágio endêmico, com ocorrência anual.
uma certa população de insetos está causando danos, multiplicou-se rapidamente e entrou em declínio, com uma ocorrência anual.
uma certa população de insetos está causando danos, multiplicou-se acentuadamente sem se declinar, ocorrendo periodicamente em um estágio epidêmico.
uma certa população de insetos está causando danos, multiplicou-se acentuadamente, com uma ocorrência anual, em estágio endêmico.
uma certa população de insetos está causando danos em um estágio endêmico, com ocorrência constante durante vários anos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...