Questões de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

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As projeções cartográficas consistem na correlação entre os pontos da superfície da terra com suas representações planas. Entretanto, como sempre há uma deformação entre o real e o representado, costuma-se classificar as projeções cartográficas em função da propriedade conservada. Dessa forma, é correto afirmar que as projeções equidistantes NÃO

  • A.

    apresentam deformações lineares em uma ou algumas direções.

  • B.

    deformam as áreas, dentro de limites de extensão.

  • C.

    deformam ângulos e, portanto, mantêm a forma da área analisada.

  • D.

    deformam ângulos e áreas.

  • E.

    conservam nenhuma propriedade.

Ao longo de um levantamento topográfico, são transportados os valores de coordenadas com base nas observações e nos modelos matemáticos referentes a cada método de levantamento. Para fins de ajustamento, aplica-se o modelo

  • A.

    condicionado para ajustar as coordenadas.

  • B.

    paramétrico para ajustar as coordenadas.

  • C.

    paramétrico para ajustar as distâncias.

  • D.

    de Fermat para ajustar as distâncias.

  • E.

    paramétrico para ajustar os ângulos.

A Projeção Universal Transversa de Mercator − UTM − é um sistema válido universalmente para caracterização do posicionamento. NÃO pode ser considerada uma especificação do sistema UTM:

  • A.

    adoção de um fator de redução de escala k0 = 0,9996.

  • B.

    projeção cilíndrica, com uma rotação de 90° do eixo do cilindro.

  • C.

    adoção de um elipsoide de referência.

  • D.

    adoção de 45 cilindros de eixo transverso, obtidos através da rotação no plano do equador.

  • E.

    limitação dos fusos de latitude ao paralelo de 80° N e S.

Em relação à direção da linha de voo, o deslocamento relativo de um ponto-imagem em fotografias aéreas consecutivas, decorrente da mudança da câmara no momento da exposição, é denominado

  • A.

    estereoscopia.

  • B.

    paralaxe.

  • C.

    altitude.

  • D.

    marca fiducial.

  • E.

    marca-índice.

Cartas utilizadas para a representação de limites verdadeiros e caracterização de uso das propriedades, normalmente em escalas grandes, são denominadas

  • A.

    Topográficas.

  • B.

    Cadastrais.

  • C.

    Náuticas.

  • D.

    Aeronáuticas.

  • E.

    Temáticas.

Entende-se por orientação interior a reconstrução do feixe perspectivo, ou seja, o posicionamento da imagem em relação à câmara. Para que esse posicionamento seja possível, é necessária uma transformação entre pixels e milímetros. Nesse contexto, analise os erros de aquisição das imagens a seguir.

I - Colocação do diafilme no scanner

II - Efeitos atmosféricos não modelados

III - Deslocamento devido ao relevo

IV - Distorção na digitalização via scanner

São corrigidos pela transformação entre pixels e milímetros APENAS os erros informados em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, III e IV.

Sobre os equipamentos utilizados em levantamentos topográficos, analise:

I. Teodolitos são instrumentos para a leitura de distâncias de qualquer natureza.

II. Bússolas são utilizadas para medir ângulos horizontais magnéticos.

III. Miras são usadas em nivelamentos, para determinação das distâncias verticais.

IV. Estações Totais são equipamentos resultantes da junção de um teodolito com um distanciômetro.

É correto o que consta em

  • A.

    II, III e IV, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I e IV, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III, apenas.

Considere que a base da tecnologia de Sensoriamento Remoto é a detecção das alterações sofridas pela radiação eletromagnética ao interagir com os componentes da superfície terrestre. Nesse contexto, as grandezas radiométricas expressam o fluxo radiante em uma superfície. Quando se mede o fluxo radiante emitido pela superfície, a grandeza que representa a medida desse fluxo é a

  • A.

    absortância.

  • B.

    emissividade.

  • C.

    excitância.

  • D.

    irradiância.

  • E.

    reflectância.

A medição de distâncias empregando trenas demanda cuidados especiais para garantir o nivelamento das mesmas e para minimizar a deformação provocada pela ação do seu próprio peso. Essa deformação na trena é denominada

  • A.

    catenária

  • B.

    paralaxe

  • C.

    curva gravimétrica

  • D.

    deformação parabólica

  • E.

    dilatação elástica

O CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Sensoriamento Remoto) possui três sensores a bordo, sendo um deles uma câmara CCD (charge-coupled device) que obtém dados em cinco bandas espectrais, que são

  • A.

    pancromático, azul, amarelo, vermelho e infravermelho termal.

  • B.

    pancromático, azul, verde, vermelho e infravermelho próximo.

  • C.

    ultravioleta, azul, verde, vermelho e infravermelho próximo.

  • D.

    ultravioleta, azul, amarelo, vermelho e infravermelho médio.

  • E.

    pancromático, azul, amarelo, vermelho e infravermelho médio refletido.

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