Questões de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura do ano 2016

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A gestão dos processos do sistema de qualidade pode ser efetuada usando o ciclo PDCA. Essa sigla é a abreviatura de

  • A. Practice-Delegate-Check-Accept.
  • B. Put-Do-Criticize-Adjust.
  • C. Plan-Do-Check-Act.
  • D. Plan-Delegate-Check-Accept.
  • E. Practice-Donate-Cricticize-Act.

Conforme a NBR ISO 9.001/2015, são princípios de gestão da qualidade:

  • A. Liderança, análise financeira e sustentabilidade ambiental.
  • B. Foco no cliente, engajamento das pessoas e melhoria.
  • C. Gestão de relacionamento, análise financeira e assertividade.
  • D. Melhoria, controle de processos e sustentabilidade ambiental.
  • E. Liderança, assertividade e controle de processos.

O sistema de coordenadas Universal Transversa de Mercator − UTM divide o planeta Terra em

  • A. 60 fusos, onde cada fuso se estende por 6 graus de latitude.
  • B. 90 fusos, onde cada fuso se estende por 4 graus de longitude.
  • C. 75 fusos, onde cada fuso se estende por 4,8 graus de longitude.
  • D. 60 fusos, onde cada fuso se estende por 6 graus de longitude.
  • E. 40 fusos, onde cada fuso se estende por 9 graus de latitude.

No projeto de rodovias, a extensão onde se processa o giro da pista (ou parte dela) para eliminar a declividade transversal em sentido contrário ao da superelevação a ser alcançada e seu término coincide com o início do comprimento de transição da superelevação denomina-se

  • A. área do nariz.
  • B. comprimento de transição da superelevação.
  • C. comprimento de transição da tangente.
  • D. eixo de rotação da pista.
  • E. rampa de superelevação.

Na escala 1:100.000 a equidistância entre as curvas de nível mestras é, em metros, de

  • A. 20.
  • B. 100.
  • C. 500.
  • D. 50.
  • E. 250.

Com base no comportamento dos veículos nas rampas de estradas de rodagem de baixa velocidade, cuja inclinação máxima tem pouca influência no movimento dos veículos de passeio, mas afeta bastante o movimento de caminhões, especialmente caminhões pesados, é aconselhável uma inclinação máxima de até

  • A. 3%.
  • B. 6%.
  • C. 12%.
  • D. 7%.
  • E. 1%.

Considere a figura abaixo.

A figura mostra um projeto de interseções em rodovias do tipo

  • A. de quatro ramos com faixas de aceleração no canteiro central.
  • B. especial de retorno para canteiros centrais estreitos.
  • C. A (Interseção mínima).
  • D. deslocadas.
  • E. F (Interconexão).

A classe de projeto de rodovias rurais que se caracteriza por ter pista simples, suportando volume de tráfego de volume médio diário de 700 a 1400 veículos, após 10 anos de abertura ao tráfego, é

  • A. II.
  • B. III.
  • C. IV-A.
  • D. IV-B.
  • E. I-B.

Considere:

A figura acima representa

  • A. desenvolvimento de traçado acompanhando o talvegue.
  • B. greides retos e greides curvos de uma estrada.
  • C. eixo de um trecho de uma estrada.
  • D. perfil longitudinal e greide de uma estrada.
  • E. perfil de projeto de uma estrada.

A condição de equilíbrio de um veículo ao percorrer uma curva é dada pela equação abaixo.

  • A. comprimento da curva de transição.
  • B. máximo coeficiente de atrito transversal admissível entre pneu e pavimento.
  • C. velocidade diretriz (Km/h).
  • D. taxa de variação de aceleração radial.
  • E. máxima taxa de superelevação adotada.
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