Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens seguintes relativos a coberturas de obras civis. Na utilização de telhas onduladas e trapezoidais de alumínio, as telhas devem ser montadas de cima para baixo e no sentido dos ventos predominantes.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2009
Em relação aos critérios de projeto que visam à durabilidade das estruturas de concreto armado, analise as afirmativas abaixo e marque a INCORRETA:
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito dos sistemas de drenagem, que são fundamentais para o funcionamento apropriado e para a durabilidade de diversas obras civis, julgue os itens subsequentes.
O dreno profundo, ou sub-horizontal, tipicamente utilizado em cortinas atirantadas, consiste de tubo com trecho perfurado e envolto por tela ou manta filtrante.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Um sistema de abastecimento de água é composto por diversos elementos, tais como captação, adução, tratamento (ETAs), recalque, reservação e distribuição. Com respeito a esses componentes, julgue o item abaixo.
Nas adutoras em condutos forçados por gravidade, pode ser utilizado tubo de ferro fundido, aço ou PVC.
Engenharia Civil - Materiais de Construção Civil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Para perfeita caracterização, cada obra tem especificações técnicas pormenorizadas dos materiais a serem utilizados, conforme o caderno de encargos. A respeito da especificação de materiais e sua utilização, assinale a opção correta.
A areia utilizada em argamassas (de chapisco, emboço e reboco) deve ter granulometria fina e ser isenta de substâncias nocivas, como torrões de argila, mica e gravetos.
Areia grossa, brita (de número 0 a 3) e saibro podem ser utilizados como agregados na elaboração de concreto, mas o uso de pedra de mão tem sua aplicação (como agregado) restrita a concretos ciclópicos.
As argamassas constituídas de misturas de cimento portland e gesso destinam-se exclusivamente a acabamento de superfícies interiores, protegidas dos efeitos da chuva e da radiação solar.
Para assentamento e rejuntamento de placas cerâmicas anticorrosivas em pisos de laboratórios, cozinhas industriais, entre outros, deve ser utilizada argamassa à base de resina furânica.
As argamassas do tipo pozolana destinam-se ao assentamento de tijolos maciços, furados e blocos de concreto e ao revestimento de paredes, mas, nesse caso, as superfícies aceitam somente tintas acrílicas.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência essas informações, julgue os itens de 97 a 102.
O valor do limite de liquidez do solo C encontra-se compreendido entre 40% e 42%.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Edificações - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A alvenaria, um dos componentes das edificações, pode ser constituída por diferentes materiais de construção. Esse componente tem importante papel na funcionalidade do edifício e deve atender a critérios específicos de desempenho. Acerca das alvenarias e suas características, julgue os itens seguintes.
Por suas características construtivas, no assentamento de alvenaria em blocos silicocalcários não deve ser empregada argamassa que tenha cal como material constitutivo.
Considere a figura a seguir.
Nas estradas de terra, sabe-se que a mistura de areia e argila é muito utilizada como tratamento primário, quando o subleito é arenoso, propiciando a formação de uma camada de boa qualidade como pista de rolamento. Para o trecho de rolamento especificado na figura, com 150 metros de comprimento e 6 m de largura, o volume de argila necessário para obter a relação 1:3 (argila:areia) é, em m3,
45
89
90
450
900
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens seguintes relativos a coberturas de obras civis. Na tesoura de madeira utilizada para sustentar uma cobertura, a perna é a peça de prumo colocada sob a terça para transmitir carga à estrutura do prédio.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma das grandes fontes de poluição de mananciais e nascentes é a contaminação de lençóis freáticos e nascentes com dejetos humanos. Com relação aos sistemas de coleta e esgotamento desses dejetos, julgue os itens que se seguem.
O sistema de esgoto cujo ramal coletor passa por dentro de quintais vizinhos, com o objetivo de encurtar distâncias e baratear a instalação de redes de esgoto, é denominado esgoto comunitário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...