Questões de Engenharia Civil

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Conforme as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego e relativamente aos equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC) em obras, é correto afirmar que

  • A. o empregado, no treinamento admissional, deve adquirir conhecimentos sobre o uso adequado de EPI e EPC.
  • B. o sindicato da indústria da construção é a entidade competente para conceder o certificado de aprovação de EPI de uso previsto em obras de edificações.
  • C. o empregado, para realizar atividades de risco, deve providenciar, às suas expensas, o equipamento de proteção individual necessário à sua segurança.
  • D. o cinto de segurança do tipo paraquedista, por ser conectado a cabos de segurança, é classificado como EPC.
  • E. a legislação não prevê que o empregador tenha poder para exigir que o funcionário utilize o EPI.

De acordo com as normas de avaliação de imóveis urbanos, pode ser um vício de utilização

  • A. a fissuração de paredes por dilatação térmica.
  • B. o entupimento constante da rede de esgoto por falta de inclinação mínima do tubo de esgoto primário.
  • C. a flecha excessiva de uma viga que provoque desconforto ao usuário.
  • D. a falha denominada recalque diferenciado de fundação.
  • E. a queima do sistema elétrico resultante de uma sobrecarga oriunda de excesso de equipamentos energizados não previstos.

Assinale a opção correta acerca da sinalização de trânsito.

  • A. Na sinalização de trânsito, as indicações do semáforo têm prevalência sobre outras normas de circulação e outros sinais.
  • B. Os sinais posicionados lateralmente à via devem possuir uma pequena deflexão horizontal em relação à direção ortogonal ao trajeto dos veículos que se aproximam, de forma a evitar reflexos provocados pela incidência de faróis de veículos ou de raios solares sobre a placa.
  • C. Os sinais de regulamentação têm a forma quadrada, são posicionados diagonalmente na vertical e possuem fundo na cor amarela.
  • D. Os sinais de indicação são predominantemente retangulares, são posicionados com o lado maior na horizontal e têm o fundo na cor branca.
  • E. Os sinais de atrativo turístico são predominantemente retangulares, são posicionados com o lado maior na horizontal e possuem o fundo nas seguintes cores: verde, para localidades, e azul, para mensagens de nome de rodovias.

Acerca de terminais de transporte, assinale a opção correta.

  • A. Terminais aeroportuários do tipo satélite são aqueles onde as áreas de processamento e de acomodação são comuns, com saídas diretamente para o pátio.
  • B. Nos terminais aeroportuários do tipo remoto, há a redução de movimento de aeronaves no pátio, a possibilidade de se moldar à demanda e a redução de distâncias percorridas pelos passageiros.
  • C. Em um terminal ferroviário, o número de linhas necessárias em cada um dos feixes de recepção e de expedição de vagões é diretamente proporcional às horas de disponibilidade diária das linhas em exame e inversamente proporcional às horas de ocupação da linha por trens que tenham origem, destino ou passagem com permanência prevista para o dia de maior demanda.
  • D. Nos terminais portuários, as defensas elásticas atuam transformando a energia potencial das embarcações em energia cinética de deformação elástica, por meio do emprego de elementos metálicos, que, além do bom comportamento mecânico, resistem à ação da água do mar.
  • E. Nos terminais aeroportuários do tipo linear, as áreas de processamento ficam concentradas no corpo principal e as áreas de acomodação são distribuídas pelo corredor.

Em determinada via arterial que leva ao centro de uma cidade, as condições de tráfego deterioram-se ao longo dos anos com ocupação urbana desordenada, ocupação da faixa de domínio por estabelecimentos comerciais, e aumento considerável do número de veículos. Na via circulam bicicletas, caminhões, carros, motocicletas, ônibus e pedestres. A via tem doze metros de largura, é dividida em três faixas de quatro metros e existem inúmeras interseções semaforizadas que criam congestionamentos durante os horários de pico da manhã e da tarde. Embora existam alternativas de rota para caminhões, essa via arterial representa o menor percurso para veículos de transporte de cargas. Por sua vez, o transporte coletivo urbano, por ônibus, acumula queixas de baixa confiabilidade, baixo conforto e preços elevados de tarifa. A secretaria de transportes do município busca alternativas que desafoguem o trânsito dessa via arterial, mas que sejam compatíveis com as limitações de caixa.

A respeito das possíveis soluções para essa via, assinale a opção correta.

  • A. A utilização de faixas exclusivas de ônibus incentivará expressiva migração de usuários para o transporte coletivo, o que eliminará os congestionamentos nos horários de pico, garantirá expressiva melhora no nível de serviço e redução no tempo de viagem.
  • B. A utilização de semáforos temporizados, por reduzir a zona de dilema dos motoristas, é suficiente para melhorar a fluidez na via.
  • C. A repintura da via para permitir quatro faixas de três metros não é uma solução cara e poderia melhorar o nível de serviço, orientando o tráfego, eliminando incertezas, principalmente nas conversões, garantindo que o tráfego flua mais suavemente.
  • D. A solução mais viável é aumentar a quantidade de faixas, uma vez que implica intervenções relativamente rápidas, de baixo custo e de repercussão imediata na melhoria do nível de serviço.
  • E. Restringir a circulação de caminhões não é adequado porque, na prática, não repercutirá em melhoria no nível de serviço, tampouco em economia do tempo de viagem, tirando do transporte rodoviário de carga uma de suas principais características que é a versatilidade.

Cada uma das componentes de um sistema de transporte é constituída por um conjunto de elementos que se inter-relacionam para o atingimento de um mesmo objetivo, a satisfação do usuário. Assinale a opção correspondente às componentes de um sistema de transportes.

  • A. elementos físicos, recursos humanos, normas operacionais
  • B. programação de horários, alocação da tripulação, padrões de conexão, relação custo/nível de serviço
  • C. infraestrutura, veículos, equipamentos, sistemas de controle
  • D. controle de tráfego, dispositivos de sinalização, semáforos
  • E. vias, terminais, veículos

Acerca dos elementos componentes do sistema ferroviário, assinale a opção correta.

  • A. Bitola é a distância medida entre os eixos dos boletos das duas filas do trilho.
  • B. Em um sistema de fixação rígida é mantida constante a pressão de contato ao trilho, o que garante a sua fixação e o retensionamento da via, absorve as vibrações e os impactos inerentes à ação do tráfego ferroviário, além de impedir o deslocamento longitudinal dos trilhos.
  • C. A superelevação máxima é aquela na qual a resultante do peso e da força centrípeta é perpendicular ao plano dos trilhos. Para evitar o risco de desequilíbrio de vagões em caso de parada de uma composição, esse valor deve ser maior para bitola métrica e menor para bitola larga.
  • D. Estruturalmente, o trilho é dimensionado como uma viga bi-apoiada, levando-se em conta o seu momento de inércia, definido pelas dimensões padronizadas, pelo material de que é constituído e pelas cargas que suportará, transmitindo os esforços aos demais elementos da via.
  • E. Os dormentes de concreto armado, monobloco, não protendido, comumente apresentam fissuras próximas à sua seção central devido à ação dos momentos fletores causados pelas cargas concentradas provenientes dos trilhos.

No que se refere à organização e à administração pública do setor rodoviário, assinale a opção correta.

  • A. A formulação da política rodoviária, na esfera estadual, é da competência dos departamentos de estrada de rodagem.
  • B. A administração da infraestrutura do sistema federal de viação é da competência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
  • C. Os traçados das rodovias radiais desenvolvem-se segundo a direção geral leste-oeste.
  • D. A regulação e a supervisão das atividades de prestação de serviços de transporte e de exploração da infraestrutura rodoviária e da ferroviária competem ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
  • E. A formulação da política do setor rodoviário, em nível federal, é da competência do Ministério dos Transportes.

Para a escolha de um modal de transporte ou da oferta de serviço de transporte, consideram-se algumas variáveis fundamentais, entre as quais se incluem

  • A. o custo do veículo e a rastreabilidade.
  • B. a tarifa dos fretes e a confiabilidade.
  • C. a tarifa dos fretes e o tipo do pavimento.
  • D. a confiabilidade e o tipo do pavimento.
  • E. o tempo em trânsito e o custo do veículo.

A intermodalidade e a multimodalidade, operações de transporte realizadas a partir de mais de um modal de transporte, diferenciam-se quanto

  • A. ao tipo de operações de transbordo.
  • B. ao tipo de terminal multimodal.
  • C. à divisão da responsabilidade entre os transportadores.
  • D. à extensão do transporte por modal.
  • E. ao número de modais utilizados.
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