Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a metodologia e normas técnicas da ABNT de projetos de coletores de esgotos, julgue os itens a seguir.
Para dimensionamento de interceptores de grande porte, o efeito de amortecimento das vazões de pico deve ser desconsiderado.
Engenharia Civil - Projetos Elétricos - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Em instalações elétricas, como é denominada a energia trocada entre o gerador e o receptor?
Energia indutiva.
Energia capacitiva.
Energia reativa.
Energia ativa.
Engenharia Civil - Materiais de Construção Civil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca de subsistemas construtivos tais como revestimento, pavimentação, esquadrias, cobertura e pintura, julgue os itens subsequentes.
Os polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização. Entre os polímeros utilizados na construção civil estão o policarbonato, o poliuretano e o PVC.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Conforme estabelecido na NBR-6220, o peso específico da areia com umidade natural é:
2.700 Kg/m³.
1.700 kg/m³.
2.400 kg/m³.
2.500kg/m³.
1.500 kg/m³.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2009
Um projeto de urbanismo prevê vias com caixas simples e duplas com seção mínima de rolamento de 6 m. A via melhor definida como via coletora local é a via com seção de:
6 m simples;
6 m dupla;
8 m dupla;
8 m simples;
A Lei Federal nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979, alterada pela Lei Federal nº 9.785, de 29 de janeiro de 1999, dispõe sobre o parcelamento do solo urbano e constitui um dos principais dispositivos legais ambientais. Esta lei, conhecida por Lei Lehman, determina que não será permitido parcelamento do solo nas seguintes condições:
I. em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, antes de tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas.
II. em terrenos que tenham sido aterrados com material nocivo à saúde pública, sem que sejam previamente saneados.
III. em terrenos com declividade igual ou superior a 30% (trinta por cento), salvo se atendidas exigências específicas das autoridades competentes.
IV. em terrenos onde as condições geológicas não aconselham a edificação.
V. em áreas de prevenção ecológica ou naquelas onde a poluição impeça condições sanitárias suportáveis, até a sua correção.
Está correto o que se afirma em
III e V, apenas.
II e IV, apenas.
I, apenas.
I, III e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a metodologia e normas técnicas da ABNT de projetos de coletores de esgotos, julgue os itens a seguir.
No dimensionamento de interceptores, é dispensada a verificação de remanso nos casos em que este tiver declividade inferior a 0,002.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes, relativos a estações elevatórias de esgoto.
O NPSH (net suction positive head) disponível de um conjunto elevatório é definido como o somatório, em metros, das parcelas altura estática de sucção, pressão de vapor da água à temperatura ambiente e perdas na tubulação de recalque.
Julgue os itens a seguir, relativos a incêndios e a sistemas de combate ou prevenção de incêndios.
Incêndios de classe C são os que se propagam em materiais combustíveis sólidos, tais como papel, madeira e tecidos.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Na atividade agrícola, uma das formas de aumentar a produtividade ou tornar viável determinada cultura é a adoção de sistemas de irrigação. Acerca das características e das exigências dos sistemas de irrigação, assinale a opção correta
A irrigação por aspersão propicia uso mais racional da água, se comparado com a irrigação por inundação, mas apresenta deficiências quando há ocorrência de ventos.
A eficiência da irrigação por sulcos torna-se maior com o aumento do comprimento dos sulcos.
A adoção de irrigação é recomendada para áreas com deficiência de precipitação, o que dispensa, portanto, a necessidade de sistemas de drenagem.
A maior eficiência do sistema de irrigação é conseguida quando o conteúdo de umidade do solo supera o correspondente à capacidade de campo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...