Questões de Engenharia Civil

Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Qualquer armadura que não seja usada para produzir forças de protensão, isto é, que não seja previamente alongada” refere-se à armadura:

    A) Ativa

    B) Lentiva

    C) Passiva

    D) Inclusiva

    E) Refletiva

Segundo a NBR nº 6.118/2014 (Projeto de estruturas de concreto — Procedimento), nas lajes maciças devem ser respeitados os seguintes limites mínimos para a espessura, EXCETO:

    A) 9 cm para lajes em balanço.

    B) 7 cm para cobertura não em balanço

    C) 8 cm para lajes de piso não em balanço

    D) 12 cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30 kN.

    E) 10 cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30 kN.

“Um dos plásticos mais nobres e de melhor qualidade. Usado como reforço de telhas plásticas, em buchas de fixação e como ‘ferragens’ para armários (dobradiças, trincos, puxadores etc.).” Trata-se de:

    A) Náilon

    B) Resina

    C) Acrílico

    D) Fiberglass

    E) Poliestireno expandido

Para a execução de projetos de estruturas metálicas, utilizam-se comumente perfis de aço formado a frio. Elas podem ser aplicadas em situações que oferecem mais vantagens, quando comparadas com as estruturas de concreto armado, como vencer maiores vãos, tornar a estrutura mais leve ou esbelta ou diminuir prazos de execução.
O perfil abaixo desponta como um dos mais utilizados, quando se trata desse tipo de construção.
A partir da figura, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o nome do perfil, o nome da estrutura A e o nome da estrutura B.

    A) Perfil I, Aba e Alma.

    B) Perfil I, Altura e Mesa.

    C) Perfil Duplo Te, Alma e Aba.

    D) Perfil I, Alma e Aba.

    E) Perfil Duplo Te, Altitude, Borda.

Elemento estrutural de uma edificação, bidimensional, caracterizado por ter a espessura muito menor do que as outras duas dimensões, com cargas transversais e submetidas à flexão. Geralmente, apoia-se em vigas que, por sua vez, apoiam-se em pilares e realizam a distribuição adequada da carga da edificação. É constituída por um conjunto de vigas que se cruzam, solidarizadas pela mesa. É moldada in loco ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração para momentos positivos esteja localizada nas nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte.

Podemos classificar a estrutura supracitada como:

    A) Viga T.

    B) Laje Maciça.

    C) Laje Nervurada.

    D) Viga Convencional.

    E) Laje Cogumelo.

Para execução da pavimentação de uma rodovia, são preparados diversos tipos de camadas, cada uma, com seu propósito específico. Associe a primeira coluna à segunda, com a descrição que melhor representa a camada citada.
I - Base. II - Reforço do Subleito. III - Regularização do Subleito. IV - Revestimento. V - Sub-Base VI - Subleito.
( ) É uma camada de espessura constante, posta por circunstâncias técnico-econômicas, acima da regularização, com características geotécnicas inferiores ao material usado na camada que lhe for superior, porém melhor que o material do subleito. ( ) É a camada complementar à base, quando, por circunstâncias técnicas e econômicas, não for aconselhável construir a base diretamente sobre a regularização ou reforço do subleito. ( ) Camada destinada a resistir e distribuir ao subleito, os esforços oriundos do tráfego e sobre a qual se construirá o revestimento. ( ) É o terreno de fundação onde será apoiado todo o pavimento. Deve ser considerado e estudado até as profundidades em que atuam significativamente as cargas impostas pelo tráfego. ( ) É a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizar o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento. ( ) É a operação destinada a conformar o leito, transversal e longitudinalmente. Poderá ou não existir, dependendo das condições do leito.
Assinale a alternativa que contém a alternativa CORRETA, de cima para baixo.

    A) VI, V, II, I, IV, III.

    B) II, V, I, VI, IV, III.

    C) IV, I, V, III, II, VI.

    D) III, V, VI, I, IV, II.

    E) V, IV, II, I, VI, III.

Durante uma obra em execução, foi necessário produzir uma medida de concreto, com o seguinte traço (C=1; A=3; B=4), a qual foi executada com o auxílio de uma betoneira e mensurada utilizando-se uma padiola.
Calcule as quantidades e alturas das padiolas de areia úmida e brita, respectivamente, que serão utilizadas para o traço com 1 saco de cimento, levando-se em consideração as informações abaixo:
• Saco de cimento de 50 kg. • Volume do saco de cimento = 36 litros = 36000 cm3 . • Largura e comprimento da Padiola = 35 x 45 cm. • Altura máxima da padiola = 35 cm. • Inchamento da areia seca para areia úmida = 30%. • Traço (C=1; A=3; B= 4)

    A) Areia = 1 x 89,14 cm. Brita = 1 x 91,43 cm.

    B) Areia = 2 x 44,57 cm. Brita= 2 x 45,71 cm.

    C) Areia = 2 x 34,29 cm. Brita = 3 x 30,48 cm.

    D) Areia = 3 x 30 cm. Brita = 2 x 35 cm.

    E) Areia = 3 x 29,71 cm. Brita = 3 x 30,48 cm.

A partir da análise dos modelos estruturais I e II a seguir, responda:


Qual a relação comparativa dos resultados de ambos os modelos, ao analisar os momentos e cortantes finais?

    A) O momento em I é o dobro do momento em II, e as cortantes são iguais.

    B) Os momentos I e II e as cortantes I e II serão sempre iguais.

    C) O momento em II é o dobro do momento em I, e as cortantes são iguais.

    D) Os momentos são iguais, e as cortantes em I são maiores que em II.

    E) O momento e as cortantes em I são o dobro dos valores em II.

Ao analisar a estrutura abaixo, defina os valores de momento máximo em kN.m e as reações de apoio em A e B em kN.

    A) Va= 55 kN; Vb= 40 kN e Mmax= 69,0 kN.m .

    B) Va= 37,5 kN; Vb= 37,5 kN e Mmax= 46,9 kN.m.

    C) Va= 47,5 kN; Vb= 47,5 kN e Mmax= 71,9 kN.m.

    D) Va= 45,5 kN; Vb= 49,5 kN e Mmax= 69,0 kN.m.

    E) Va= 49,5 kN; Vb= 45,5 kN e Mmax= 66,9 kN.m.

Um engenheiro civil foi contratado para a execução do cálculo estrutural de concreto armado, para uma residência unifamiliar. Proveniente desse projeto, separou-se uma viga, para realizar uma análise. A viga possui uma seção transversal de 16 cm X 55 cm, e a seguinte disposição de barras longitudinais.

Baseando-se na NBR6118:2014 e na NBR 7480:2007, a área da seção transversal da viga (A) e a área da seção transversal da armadura longitudinal (As + As’), em cm², é, respectivamente:

    A) 0,88 e 2,98 cm².

    B) 0,96 e 2,13 cm².

    C) 880 e 2,98 cm².

    D) 880 e 2,13cm².

    E) 960 e 2,98 cm².

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...