Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise o perfil geotécnico abaixo esquematizado.
Considerando y W = 10 kN/m³, os valores das tensões normais total e efetiva no ponto B, em kN/m², valem, respectivamente,
36 e 156
60 e 120
96 e 156
120 e 60
156 e 96
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A demanda é feita a partir da necessidade de normalização de um tema, manifestada por qualquer interessado, público ou privado.
O programa de normalização estabelece a prioridade do tema a partir de consulta aos organismos internacionais associados.
A elaboração do projeto de norma é feita pelos funcionários da ABNT, a partir do modelo de norma internacional da ISO.
O projeto de norma deve ser submetido à aprovação dos organismos internacionais para ser transformado na primeira versão.
O resultado do plebiscito feito na consulta nacional determina se o projeto de norma será transformado em norma brasileira.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Edificações - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O controle da qualidade do concreto recebido em obra é de fundamental importância para garantir o atendimento das características definidas no projeto. Acerca do controle do concreto entregue com caminhões na obra, julgue os próximos itens.
Quando corpos de prova tiverem de ser retirados dos caminhões, isto deve ser feito antes do descarregamento do concreto.
Engenharia Civil - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A área da armadura de flexão de uma viga de concreto armado é 3,75 cm2. Quantas barras de aço devem ser usadas nessa armadura?
4 barras com diâmetro 16 mm.
6 barras com diâmetro 10 mm.
15 barras com diâmetro 6,3 mm.
3 barras com diâmetro 20 mm.
3 barras com diâmetro 12,5 mm.
Considere as afirmativas a seguir sobre permeabilidade dos solos.
I - O coeficiente de permeabilidade varia com a temperatura.
II - Solos estratificados apresentam coeficiente de permeabilidade com valores diferentes nas direções vertical e horizontal.
III - Quanto menores os vazios nos solos, maiores os coeficientes de permeabilidade.
É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s)
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas
I e III, apenas.
I, II e III.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta acerca da execução e do controle de obras.
Vergas são vigas invertidas para apoio de lajes nervuradas.
O descimbramento de lajes deve ocorrer em 3 dias após a sua execução.
O tempo de duração do período de cura do concreto depende do fator água-cimento.
Na execução de paredes muito longas, é recomendável a utilização de juntas de controle.
No trabalho de concretagem, é boa conduta encostar os vibradores nas formas, porque esse procedimento facilita a desforma quando do endurecimento do concreto.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Edificações - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Na execução de obras civis, especificar adequadamente os procedimentos para a construção das diversas etapas é parte integrante do projeto e controle dessas obras. Para tanto, a organização desses procedimentos em um roteiro lógico auxilia no desenvolvimento dos trabalhos. A respeito de tais procedimentos, julgue os itens subseqüentes.
Nos andaimes suspensos mecânicos, podem ser pendurados baldes ou galões de tinta na parte externa do guarda-corpo, desde que a soma da carga não exceda a capacidade do andaime.
Engenharia Civil - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Em relação às unidades do Sistema Internacional (SI), pode-se afirmar que o/a
radiano é uma unidade derivada, sendo expresso por m.mm-1.
grandeza de freqüência é o hertz, cuja expressão em unidades SI de base é o s-2.
unidade de pressão é uma unidade derivada, denominada pascal (Pa).
grandeza de campo elétrico é o volt por metro, cuja expressão em unidades SI de base é o m.kg.s-3.A-1.
Considere a figura a seguir, que apresenta os índices de vazios mínimos e máximos das areias A, B e C.
Considerando o índice no estado natural igual a 0,6, a ordem crescente de compacidade dessas areias é:
1, 2 e 3
1, 3 e 2
2, 1 e 3
3, 1 e 2
3, 2 e 1
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para efetuar um eficiente acompanhamento e organização do canteiro de obras é elaborado o cronograma físico-financeiro, composto por uma tabela que tem, na primeira coluna à esquerda, os itens a serem executados e na última coluna à direita os valores de material e mão-de-obra correspondentes a cada item. Na primeira linha superior estão os meses e na última linha inferior estão os desembolsos mensais totais. Portanto, o valor registrado em cada célula corresponde ao desembolso mensal de cada item da construção. A respeito de um cronograma fisico-financeiro, julgue os itens a seguir.
O valor de cada célula da última linha corresponde ao somatório vertical da respectiva coluna.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...