Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A escolha de elementos de fundação de obras civis depende de fatores tais como tipo e propriedades dos solos de fundação, características da obra e intensidades dos carregamentos. A respeito de fundações de obras civis, julgue os itens seguintes.
A estaca do tipo Franki é um dos tipos de estacas prémoldadas de concreto.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens a seguir, acerca de prevenção e combate a incêndios.
O sistema de hidrantes possibilita o acionamento simultâneo de, no máximo, dois hidrantes.
Engenharia Civil - Materiais de Construção Civil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A construção civil emprega uma gama muito ampla de materiais de construção, tais como concreto, vidro, cerâmica, aço, pintura, entre outros. A respeito das características e utilização dos diversos materiais de construção, assinale a opção correta.
Vidro de segurança laminado é aquele formado por duas chapas, ou lâminas, de vidro contendo, entre ambas, uma malha de fios metálicos.
As pinturas à base de acetato de polivinila (PVA) têm utilização limitada a pinturas de alvenaria interior, por estas encontrarem-se protegidas da ação da chuva.
O forro de PVC tem peso reduzido e a sua aplicação pode ser feita com material adesivo, grampos ou parafusos.
O chapiscado é uma argamassa de aderência, que pode ser aplicado como capa ou véu impermeabilizante.
Os mármores com incrustações não devem ser usados em paredes, apenas em pisos.
Engenharia Civil - Mecânica dos Solos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O planejamento nas atividades industriais é fator importante para o bom resultado do empreendimento e apóia-se cada vez mais em técnicas bem desenvolvidas. Na atividade da construção civil, embora seja possível enquadrá-la como processo industrial, existem algumas peculiaridades que fazem do planejamento de obras um grande desafio. Em relação à atividade de planejamento e suas especificidades, julgue os itens seguintes.
No controle tecnológico da execução de aterros, deve estar previsto o atendimento das especificações quanto a espessura e homogeneidade das camadas.
Uma patologia observada com freqüência em estruturas de concreto é o aparecimento de fissuras, cujo tratamento está diretamente ligado à perfeita identificação da causa dessas fissuras. Julgue os itens subseqüentes, que se referem ao tratamento das fissuras.
No caso de fissuras ativas em que o desenvolvimento acontece segundo linhas isoladas e por deficiências localizadas da capacidade resistente, pode ser conveniente a disposição de armadura adicional.
Em uma rede de instalações prediais, as cores vermelhosegurança, verde-emblema, preto e cinza-claro identificam, respectivamente, instalações de
rede hidráulica, elétrica ou pneumática de combate a incêndio; rede de gás oxigênio; vácuo e gases tóxicos não inflamáveis.
água de combate a incêndio; instalações de telefonia e transmissão de dados; combustíveis inflamáveis e instalações elétricas de baixa tensão.
água comum e água pressurizada para combate a incêndio; água potável de qualquer fonte; gases explosivos e rede de telecomunicações.
substâncias e eletrodutos de combate a incêndio; rede de gás oxigênio; esgoto industrial e ar comprimido.
líquidos e substâncias de combate a incêndio; água não destinada a combate a incêndio; inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade e vácuo.
Engenharia Civil - Materiais de Construção Civil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um termopar é constituído de dois metais distintos, tais como ferro e constantan, que são unidos para produzir uma diferença de potencial quando as junções apresentam diferentes temperaturas. Com relação aos termopares, assinale a opção
Em termopares, a diferença de potencial entre os terminais diminui à medida que a diferença de temperatura entre as junções aumenta.
É possível medir a diferença de temperatura entre dois pontos usando-se uma conexão adequada de termopares.
É necessário calibrar um termopar para que ele seja utilizado como sensor de temperatura.
As combinação de metais receberam letras pela ISA. Por exemplo, ferro-constantan é conhecido como tipo J e cobreconstantan é conhecido como tipo T.
Termopares podem ser ligados em paralelo para medir a temperatura média entre dois pontos.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Águas subterrâneas armazenadas em aqüíferos livres e(ou) confinados são muitas vezes fontes de abastecimento à população. Em relação a essas reservas, julgue os seguintes itens.
Águas de aqüíferos livres são muito suscetíveis a contaminação.
Engenharia Civil - Materiais de Construção Civil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um aspecto de vital importância em uma obra civil é o controle da qualidade dos materiais, tais como cimento, agregados, aço, entre outros. A respeito do controle tecnológico do cimento portland
Deve-se conferir as condições do cimento no interior de cada saco de uma amostra e, caso o material esteja empedrado, é classificado como defeituoso.
Devem-se pesar os sacos de uma amostra, e se o peso apresentar uma variação menor de 5% em torno dos 50 kg, ele é aceito.
Deve-se verificar o conteúdo de umidade dos sacos da amostra e, sendo este superior a 10%, o produto é classificado como defeituoso.
Deve-se testar se o tempo de pega do cimento contido nos sacos de uma amostra é inferior a 10 horas, caso contrário, o produto é classificado como defeituoso.
Deve-se solicitar ao fornecedor que o material entregue em obra tenha o selo de conformidade da ABNT, que certifica a qualidade do material.
"São unidades que escavam o material e o carregam sobre um outro equipamento que o transporta até o local de descarga, de modo que o ciclo completo da terraplenagem é executado por duas máquinas distintas."
Trata-se da descrição de
uma motoniveladora.
um trator de lâminas.
um motoscraper.
um trator ripper.
uma escavadeira.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...