Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Materiais de Construção Civil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Vários fatores devem ser considerados na execução de estruturas de concreto de construções civis. No que se refere às propriedades do concreto, julgue os itens a seguir.
A exsudação é um fenômeno deletério para as propriedades mecânicas do concreto que ocorre após a sua pega.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Considere as afirmativas.
I. O ciclo PDCA, cuja sigla está em Inglês, é um método utilizado para alcançar metas como manutenção da qualidade da atividade ou melhoria do seu padrão. Suas quatro fases são Planejar (P), Executar (D), Verificar (C) e Corrigir (A).
II. O diagrama de causa-efeito demonstra uma estrutura de dados ou informações que possibilita a identificação das possíveis causas de um problema ou efeito.
III. O histograma é um gráfico de colunas que deve ser utilizado, preferencialmente, quando se quer visualizar onde devem ser concentrados os esforços de melhoria.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas
I e II, apenas.
I, II e III.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Edificações - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Escala corresponde a um dos elementos básicos de cartografia. Ela mostra a proporção que existe entre o mundo real e a sua representação no papel. Um mapa pode ser milhares ou até milhões de vezes menor que o local que está sendo representado. Com base nas quatro escalas apresentadas abaixo, julgue os itens subseqüentes.
Para mapeamentos temáticos em nível municipal, a escala de 1:1.000.000 é a mais apropriada entre as apresentadas.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as informações acima apresentadas, julgue os próximos itens.
O momento fletor na seção transversal no ponto C é igual a
Tipo de Fundação Profunda
I. em que a própria estaca ou um molde é introduzido no terreno por golpes de martelo.
II. em que a própria estaca ou um molde é introduzido no terreno através de macaco hidráulico.
III. executada por perfuração com trado e posterior concretagem.
IV. executada por perfuração com o emprego de soquete.
I, II, III e IV descrevem, respectivamente, as estacas
cravadas por prensagem, tipo broca, apiloada e cravada por percussão.
cravadas por percussão, cravada por prensagem, tipo broca e apiloada.
cravadas por prensagem, escavada por injeção, tipo Strauss e apiloada.
cravadas tipo Franki, escavada tipo Strauss, estaca escavada e cravada por percussão.
escavadas tipo Franki, cravada tipo Strauss, tipo broca e tipo mista.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes referentes a instalações sanitárias prediais.
O fundo dos sumidouros deve ser preenchido com argila compactada.
Em um concreto dosado a partir de um cimento CP-II-E-32,
I. quanto mais próxima de 0,35 L/kg for a relação água/cimento, maior será a resistência do concreto final.
II. um traço em volume 1:2:4 garantirá uma resistência à compressão a 7 dias certamente maior que 28 MPa.
III. um traço em massa que contenha mais que 420 kg de cimento por m3 de concreto é considerado de alto consumo de aglomerante.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Engenharia Civil - Materiais de Construção Civil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As características, propriedades e a adequada especificação dos materiais de construção são de fundamental importância para a qualidade e durabilidade de construções civis. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
Em casos de rompimento ou de quebra acidental, os fragmentos dos vidros laminados tendem a ficar retidos e a lâmina, a permanecer íntegra, motivo pelo qual esse tipo de vidro é utilizado em vitrines, parapeitos e dependências esportivas.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Um local adequado de depósito de sacarias utilizadas em obra deve atender, necessariamente, dentre outros, aos seguintes requisitos:
utilizar, preferencialmente, cimento asfáltico no piso dos depósitos de armazenamento das sacarias; rampa para transporte de sacarias com largura mínima de 1,20 m.
garantir distância máxima de 50 metros entre o local do estoque e o local de uso do material para transporte manual de sacaria; garantir afastamento mínimo de 80 cm entre a pilha e a parede do estoque, para facilitar o acesso de operários.
garantir a distância máxima de 60 metros, para transporte manual de uma sacaria em qualquer situação; garantir que as pilhas montadas manualmente não excedam 20 sacas.
garantir que sacos de peso superiores a 20 kg não sejam transportados por mais de 50 m; separar as sacarias de gesso e de cimento em um único depósito.
garantir estrados de madeira dura, como peroba ou semelhantes, nos depósitos de sacarias; garantir entre as pilhas distância mínima maior ou igual a 30 cm.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Edificações - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Escala corresponde a um dos elementos básicos de cartografia. Ela mostra a proporção que existe entre o mundo real e a sua representação no papel. Um mapa pode ser milhares ou até milhões de vezes menor que o local que está sendo representado. Com base nas quatro escalas apresentadas abaixo, julgue os itens subseqüentes.
Na escala de 1:50.000, 1 cm no papel corresponde a 0,5 km no terreno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...