Questões de Engenharia Civil

Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Aglomerantes são elementos ativos na confecção de mesclas, pastas, argamassas e concreto. Com relação à classificação dos aglomerantes e de seus usos, assinale a opção correta.

  • A.

    Cimento de alta resistência inicial não é classificado como cimento Portland.

  • B.

    O gesso não é corrosivo ao aço, não havendo necessidade, portanto, de armaduras especiais para suas peças.

  • C.

    Não é recomendada a utilização de cimento de alto-forno como constituinte de pasta de injeção para cabos de protensão.

  • D.

    A cal virgem é fabricada a partir da secagem da cal hidratada

A composição de elementos estruturais básicos resulta em estruturas mais complexas, que podem ser agrupadas em modelos estruturais, levando em conta forma geométrica e característica funcional. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

Estruturas reticuladas são aquelas constituídas por blocos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: Para responder às questões de números 58 a 62, considere as figuras abaixo.

A força cortante passa por zero no ponto:

  • A.

    A

  • B.

    B

  • C.

    C

  • D.

    do meio da viga

  • E.

    a 4,00 m de A

Considerando o traço em massa de um concreto 1: a : p : x, julgue os itens subseqüentes. A letra "x" indica a massa de água por unidade de massa de cimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tratando-se de sistemas construtivos, na opção pela utilização de uma estrutura de concreto armado moldada "in loco", ou por outra estrutura de concreto armado pré-moldada, deve-se levar em consideração, dentre outros, os seguintes fatores.

I. Características arquitetônicas e disponibilidade de equipamento de montagem.

II. Distância entre os canteiros de fabricação e de montagem e o volume de concreto a ser utilizado na obra.

III. Características rigorosas de desempenho do concreto e dificuldades de escoramento.

IV. Disponibilidade de agregados para o concreto e dificuldade de mão-de-obra.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    II, III e IV.

A madeira natural tem amplo emprego na construção civil. Por ser material com relativa heterogeneidade, alguns cuidados no controle da qualidade da madeira são fundamentais para que não ocorram problemas posteriores à etapa de construção. A respeito das propriedades da madeira, assinale a opção correta.

  • A.

    A resistência da madeira é determinada exclusivamente pela ruptura de corpos de prova.

  • B.

    A rigidez da madeira, definida como resistência que ela apresenta à abrasão, é medida utilizando-se uma ponteira de aço.

  • C.

    A classe de umidade da madeira independe do ambiente onde ela será empregada.

  • D.

    A densidade básica da madeira corresponde ao quociente entre a massa seca (na temperatura de 103º C) e o volume saturado.

A execução de obra civil pelo poder público é uma atividade complexa que envolve não apenas a construção propriamente dita da obra, mas também atividades de acompanhamento e fiscalização. Julgue os itens subseqüentes relacionados a esse assunto.

O processo de acompanhamento e controle de uma obra resume-se a verificar se os prazos reais de execução de cada etapa e os recursos consumidos em cada uma delas estão em conformidade com o cronograma físico-financeiro estabelecido para a obra.

  • C. Certo
  • E. Errado

No referente a conceitos de estruturas isostáticas, julgue os itens subseqüentes.

Uma viga biapoiada terá, em um dos apoios, momento diferente de zero.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: Para responder às questões de números 58 a 62, considere as figuras abaixo.

Admitindo que o valor máximo da força cortante é de 12,0 tf, a tensão de cálculo (cisalhamento), em Kgf/cm2, é de aproximadamente:

  • A.

    12,0

  • B.

    13,3

  • C.

    15,0

  • D.

    18,7

  • E.

    20,0

Com relação aos sistemas de combate a incêndios, fundamentais nas construções civis, julgue os itens seguintes. O abastecimento da rede de hidrantes de uma construção deve ser feito, preferencialmente, por reservatórios elevados.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...