Questões de Engenharia Civil

Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atenção: Para responder as questões de números 32 e 33, considere os dados abaixo.

O número de caminhões necessários para o transporte do material é, em m3, de aproximadamente:

  • A.

    27,8

  • B. 25
  • C.

    22,2

  • D.

    17,8

  • E.

    16

Na grande maioria dos casos de terraplanagem em obras de edifícios, o maior serviço diz respeito aos movimentos de corte, e, como qualquer outra obra civil, sua execução está sujeita a controles e fiscalização. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A fiscalização da obra deve verificar, para fins de pagamento, que o volume total de terra retirado da obra não seja maior que o volume de corte do solo em estado natural que consta no projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

O desenho acima apresenta um corte lateral de um pórtico plano, rígido, com peso desprezível, submetido a um carregamento no trecho DE, uniformemente distribuído, não nulo, com intensidade q. Com base nesse desenho, julgue os seguintes itens.

O pórtico é hiperestático.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pesquisas de Origem-Destino feitas em 3 linhas de ônibus (v. figura) trouxeram os resultados apresentados nas tabelas a seguir, que resumem os embarques e desembarques de passageiros ocorridos em três trechos para cada linha. Pretende-se implantar uma linha tronco no trecho comum entre B-C. Admite-se a demanda do horário de pico como 10% da demanda diária, ocupação de projeto para o veículo de 68 passageiros e índice de renovação igual a 1. Com base nas informações fornecidas, a demanda de passageiros a ser atendida na linha tronco (sentido Oeste – Leste) no horário de pico será igual a:

  • A.

    6620 passageiros /h.

  • B.

    6690 passageiros /h.

  • C.

    710 passageiros /h.

  • D.

    669 passageiros /h.

  • E.

    662 passageiros /h.

Em edificações, há instalações especiais que objetivam proporcionar proteção e defesa contra incêndios. Sistemas distintos são indicados para essa finalidade, cada um com sua particularidade. Com relação a esses sistemas de proteção, julgue os próximos itens.

Sistemas sob comando são aqueles que utilizam uma rede de sprinklers a água.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas edificações, o controle de materiais, equipamentos e procedimentos é fundamental para que os componentes da obra atendam às especificações do projeto, com desempenho adequado e garantia de segurança. Acerca desse controle, julgue os itens seguintes.

Na classificação de azulejos, nenhuma classe deve apresentar imperfeições estruturais ou de superfície perceptíveis a olho nu, à distância de um metro e com boa iluminação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O orçamento de um projeto baseia-se na previsão de ocorrência de atividades futuras logicamente encadeadas, e que representam custos. Com base nos princípios que regem a elaboração de orçamentos e a composição de custos, julgue os itens que se seguem.

A composição do custo unitário é feita a partir de coeficientes técnicos de consumo extraídos de publicações especializadas ou compilados por cada empresa em função da experiência adquirida no controle e no planejamento de outras obras por ela executadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

O desenho acima apresenta um corte lateral de um pórtico plano, rígido, com peso desprezível, submetido a um carregamento no trecho DE, uniformemente distribuído, não nulo, com intensidade q. Com base nesse desenho, julgue os seguintes itens.

O trecho AB está submetido a compressão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Usando o mesmo enunciado da questão anterior, é correto afirmar que o número de viagens no horário de pico, no sentido Leste-Oeste, será igual a:

  • A.

    8 viagens/h.

  • B.

    10 viagens/h.

  • C.

    15 viagens/h.

  • D.

    20 viagens/h.

  • E.

    22 viagens/h.

Com base nos critérios legais para o funcionamento de instalações de proteção e combate a incêndios de um prédio, julgue os itens a seguir.

Portas corta-fogo não devem fechar automaticamente com a passagem de pessoas, pois essa ação impede o salvamento de pessoas com dificuldade de locomoção.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...