Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos coeficientes de empuxo de terra (Ko = coeficiente de empuxo no repouso, Ka = coeficiente de empuxo ativo e Kp = coeficiente de empuxo passivo), é correto afirmar:
Ko = Ka = Kp.
Ko < Ka < Kp.
Ka < Kp < Ko.
Kp < Ko < Ka.
Ka < Ko < Kp.
Com relação às resistências mecânicas características da madeira, é correto afirmar:
A resistência à compressão paralela às fibras é menor que a resistência à tração paralela às fibras.
A resistência à tração paralela às fibras é menor que a resistência à tração perpendicular às fibras.
A resistência à compressão paralela às fibras é menor que a resistência ao cisalhamento paralelo às fibras.
A resistência à compressão paralela às fibras é menor que a resistência à compressão perpendicular às fibras.
A resistência ao embutimento perpendicular às fibras é maior que a resistência à compressão paralela às fibras.
Com base no pórtico isostático abaixo, assinale a alternativa correta.
A barra AB está comprimida.
A barra BC está comprimida.
O esforço cortante na barra BC é nulo.
O esforço cortante na barra AB é nulo.
O momento fletor na barra AB varia linearmente.
Os sistemas de abastecimento urbano de água podem ser divididos em dois componentes, o subsistema produtor e o subsistema de distribuição. Fazem parte do primeiro subsistema as
estações de tratamento, as adutoras de água bruta e as captações.
redes primárias, as adutoras e os reservatórios de compensação.
estações elevatórias, as estações de tratamento e as redes secundárias.
captações de água bruta, os macromedidores e os reservatórios setoriais.
redes primárias, as redes secundárias e os hidrômetros prediais.
Dentre os benefícios diretos às populações, comprovadamente ligados à implantação de um sistema de abastecimento de água, destaca-se
a melhoria no nível de escolaridade médio geral.
a redução no número de óbitos de crianças menores de um ano.
o aumento na distribuição interna de renda.
a redução da poluição dos mananciais próximos aos aglomerados urbanos.
A escolha de um local para uma captação de água resulta de uma análise conjunta de diversos fatores intervenientes sobre a área reservada para esta finalidade. Para a instalação funcional de uma captação superficial exige-se
que o local permita a construção de uma barragem de regularização de vazões de forma a atender a demanda de longo período.
que o projeto da estação elevatória tenha previsão para expansão do consumo.
um local com margens estáveis e pouca tendência a assoreamento e erosões.
que a concessionária de abastecimento seja a proprietária do local.
um local com pequena variação de nível d'água durante o ano.
Os sistemas de distribuição de água devem ser dimensionados para atendimento da demanda de projeto. A estimativa deste consumo, entre outros aspectos, deve considerar
a capacidade hídrica dos mananciais, o volume de regularização dos reservatórios e as variações de consumo.
o consumo per capita da população prevista no dia de maior consumo, o número de dias de provável falta de água e as interrupções de abastecimento.
o consumo da população nos dias mais secos do ano, o índice de perdas físicas na rede e as variações horárias de consumo.
o consumo médio anual, o coeficiente da hora de maior consumo e o volume dos reservatórios de compensação para população flutuante.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Edificações - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Um aspecto que merece especial atenção na construção de um edifício é a impermeabilidade da cobertura, para evitar infiltração da água. Acerca dos diferentes tipos de impermeabilização e suas correspondentes características, assinale a opção correta.
Para coberturas não transitáveis, recomenda-se a impermeabilização rígida.
A utilização de mantas asfálticas ou elastoméricas é recomendável para coberturas transitáveis unicamente por pedestres.
Para coberturas transitáveis por veículos, a impermeabilização deve ser feita com uma camada de argamassa armada com tela soldada.
Antes de aplicar a manta asfáltica sobre a laje, deve-se executar a regularização com argamassa, tomando o cuidado de não arredondar os cantos com paredes.
Quando se adota impermeabilização rígida, a laje deve ser previamente pintada com primer (pintura de base asfáltica) antes da implantação da camada de argamassa impermeável.
No funcionamento normal das adutoras que transportam água, pode ocorrer a sedimentação de materiais e a incrustação de partículas nas paredes. Estes fenômenos
impedem a remoção de partículas e aumentam o consumo de cloro no tratamento
resultam em baixas velocidades de escoamento e alteram as propriedades físicas da água
provocam a obstrução das tubulações e deficiências no processo de tratamento.
são causados pela baixa velocidade do escoamento e podem aumentar o consumo de energia elétrica na operação.
são originados pela qualidade das águas no manancial e provocam o aumento do cloro de tratamento.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Edificações - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Na elaboração de projetos arquitetônicos, construção e reforma de edifícios públicos devem ser observados determinados critérios básicos e normas gerais para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos. A respeito dessas exigências, assinale a opção correta.
Todos os acessos ao interior da edificação deverão estar livres de barreiras arquitetônicas e de obstáculos que impeçam ou dificultem a acessibilidade de pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Pelo menos um dos itinerários que comuniquem horizontal e verticalmente todas as dependências e serviços do edifício, entre si e com o exterior, deverá cumprir os requisitos de acessibilidade, isto é, estar livre de barreiras arquitetônicas e de obstáculos.
Os edifícios deverão dispor, pelo menos, de dois banheiros acessíveis, distribuindo-se seus equipamentos e acessórios de maneira que possam ser utilizados por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Nas áreas externas ou internas da edificação destinadas a garagem e a estacionamento de uso público, deverão ser reservadas, no mínimo, quatro vagas próximas dos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, exclusivamente para veículos conduzidos por pessoas portadoras de deficiência com dificuldade de locomoção permanente.
Todos os prédios públicos destinados a espetáculos, conferências, aulas e outros de natureza similar deverão dispor de elevadores reservados e adaptados para pessoas que utilizam cadeira de rodas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...