Questões de Engenharia Civil

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Na especificação de aços para concreto armado, o limite de resistência à tração das barras de aço CA-50 é função da resistência de escoamento (fy) e é igual a

  • A. 1,20 fy.
  • B. 1,05 fy.
  • C. 1,08 fy.
  • D. 1,50 fy.
  • E. 1,18 fy.

A resistência mínima exigida para o concreto a ser utilizado na execução de uma edificação de concreto armado destinada a abrigar um ambiente industrial, localizada em área urbana e cujo risco de deterioração da estrutura em função da agressividade ambiental é grande, é, em MPa,

  • A. 40.
  • B. 25.
  • C. 20.
  • D. 35.
  • E. 30.

Para a determinação da resistência à compressão do cimento Portland, os corpos de prova são elaborados com argamassa composta de

  • A. três partes de cimento, uma de areia normalizada, em massa, e com relação água/cimento de 0,28.
  • B. uma parte de cimento, duas de areia normalizada, em massa, e com relação água/cimento de 0,28.
  • C. duas partes de cimento, três de areia normalizada, em massa, e com relação água/cimento de 0,10.
  • D. duas partes de cimento, duas de areia normalizada, em massa, e com relação água/cimento de 0,20.
  • E. uma parte de cimento, três de areia normalizada, em massa, e com relação água/cimento de 0,48.

Uma técnica utilizada para reabilitar estruturas de concreto armado contaminadas com cloretos, com o objetivo de removê-los, é a dessalinização. Essa técnica envolve processos físico-químicos tais como a eletrólise, que

  • A. favorece o aumento da razão de íons C/OH na interface aço-concreto o que impede o fenômeno da corrosão.
  • B. é uma técnica de aplicação de baixos níveis de corrente alternada entre a armadura e o concreto.
  • C. é uma técnica que consiste na aplicação de corrente contínua entre a armadura do concreto (cátodo) e um ânodo externo aplicado na superfície do concreto e embebido em uma solução eletrolítica.
  • D. favorece a formação de íons hidróxido (OH) na interface aço-concreto, originando um ambiente ácido propício à repassivação das armaduras.
  • E. favorece a atração dos íons de cloreto para as armaduras e os íons de sódio para o ânodo externo.

Na avaliação de defeitos de pavimentos asfálticos pode ser definido o IGG, que significa

  • A. Índice de Gravidade Geral.
  • B. Índice Geral de Gravidade.
  • C. Índice Global de Gerência.
  • D. Índice de Gravidade Global.
  • E. Índice de Gerência Global.

Um cimento asfáltico de petróleo classificado como CAP 30/45 possui

  • A. viscosidade Saybolt Furol a 60 °C entre 30 e 45 cP.
  • B. penetração a 25 °C entre 30 e 45 × 0,1 mm.
  • C. viscosidade Brookfield a 25 °C entre 30 e 45 s.
  • D. ponto de Fulgor máximo de 45 °C.
  • E. penetração retida máxima de 45%.

O pavimento de uma rodovia é a superestrutura constituída por um sistema de camadas de espessuras finitas. Sobre os tipos de pavimento considere:

I. O pavimento flexível é aquele em que todas as camadas sofrem deformação elástica significativa sob o carregamento aplicado e a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas.

II. Pavimentos rígidos de concreto devem ser dimensionados para um valor máximo de deflexão sob aplicação da carga correspondente ao eixo padrão.

III. Pavimentos asfálticos invertidos são aqueles em que a camada cimentada é a base em vez da sub-base.

IV. Pode-se distinguir, na vida de um pavimento asfáltico flexível, três fases com respeito à deflexão: fase de consolidação, fase elástica e fase de fadiga.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I e IV, apenas.

Sobre a Distância de Visibilidade em rodovias, considere:

I. A Distância de Visibilidade de Parada depende da distância percorrida pelo veículo durante o tempo de ação e reação e da distância percorrida durante a frenagem.

II. A Distância de Visibilidade de Decisão refere-se a dois tipos de manobras: parada ou mudança de velocidade, trajetória e direção.

III. A Distância de Visibilidade de Ultrapassagem mínima é calculada considerando os dois veículos trafegando na mesma velocidade.

IV. Um traçado em curva horizontal pode limitar a Distância de Visibilidade em função da existência de obstáculos laterais a rodovias, como taludes de corte e vegetação.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, III e IV, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II, III e IV, apenas.
  • D. I, II e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Nos projetos de estradas e pavimentação, sobre as bases e sub-bases estabilizadas com aditivos, a denominação solo-cimento refere-se a uma mistura devidamente compactada de solo, cimento Portland e

  • A. água, resultando em um material duro e cimentado. O teor de cimento adotado usualmente é da ordem de 6 a 10%.
  • B. cal, resultando em um material de consistência mole e flexível. O teor de cimento é da ordem de 2 a 3%.
  • C. betume, resultando em um material plástico e rígido. O teor de cimento é da ordem de 2,5%.
  • D. cal, resultando em um material durável e flexível. O teor de cimento é da ordem de 50%.
  • E. agregado miúdo, resultando em um material durável e flexível. O teor de cimento é da ordem de 30%.

Para a caracterização dos custos de uma obra rodoviária, a relação entre o preço total ou preço de venda e o custo direto constitui

  • A. o fator de custo financeiro.
  • B. o custo indireto parcial.
  • C. o custo direto de serviços.
  • D. o fator de LDI, lucro e despesas indiretas.
  • E. a margem de lucro
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