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Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2015
Na especificação de aços para concreto armado, o limite de resistência à tração das barras de aço CA-50 é função da resistência de escoamento (fy) e é igual a
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2015
A resistência mínima exigida para o concreto a ser utilizado na execução de uma edificação de concreto armado destinada a abrigar um ambiente industrial, localizada em área urbana e cujo risco de deterioração da estrutura em função da agressividade ambiental é grande, é, em MPa,
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2015
Para a determinação da resistência à compressão do cimento Portland, os corpos de prova são elaborados com argamassa composta de
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2015
Uma técnica utilizada para reabilitar estruturas de concreto armado contaminadas com cloretos, com o objetivo de removê-los, é a dessalinização. Essa técnica envolve processos físico-químicos tais como a eletrólise, que
Na avaliação de defeitos de pavimentos asfálticos pode ser definido o IGG, que significa
Um cimento asfáltico de petróleo classificado como CAP 30/45 possui
O pavimento de uma rodovia é a superestrutura constituída por um sistema de camadas de espessuras finitas. Sobre os tipos de pavimento considere:
I. O pavimento flexível é aquele em que todas as camadas sofrem deformação elástica significativa sob o carregamento aplicado e a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas.
II. Pavimentos rígidos de concreto devem ser dimensionados para um valor máximo de deflexão sob aplicação da carga correspondente ao eixo padrão.
III. Pavimentos asfálticos invertidos são aqueles em que a camada cimentada é a base em vez da sub-base.
IV. Pode-se distinguir, na vida de um pavimento asfáltico flexível, três fases com respeito à deflexão: fase de consolidação, fase elástica e fase de fadiga.
Está correto o que se afirma em
Sobre a Distância de Visibilidade em rodovias, considere:
I. A Distância de Visibilidade de Parada depende da distância percorrida pelo veículo durante o tempo de ação e reação e da distância percorrida durante a frenagem.
II. A Distância de Visibilidade de Decisão refere-se a dois tipos de manobras: parada ou mudança de velocidade, trajetória e direção.
III. A Distância de Visibilidade de Ultrapassagem mínima é calculada considerando os dois veículos trafegando na mesma velocidade.
IV. Um traçado em curva horizontal pode limitar a Distância de Visibilidade em função da existência de obstáculos laterais a rodovias, como taludes de corte e vegetação.
Está correto o que se afirma em
Nos projetos de estradas e pavimentação, sobre as bases e sub-bases estabilizadas com aditivos, a denominação solo-cimento refere-se a uma mistura devidamente compactada de solo, cimento Portland e
Para a caracterização dos custos de uma obra rodoviária, a relação entre o preço total ou preço de venda e o custo direto constitui
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