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Engenharia Civil - Área: Especialista em Trânsito/Transporte/Tráfego - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Os estudos geotécnicos são essenciais para a elaboração de projeto de implantação de rodovia. Estudos do subleito e a caracterização de materiais que comporão a estrutura do pavimento devem constar desses estudos. Nesse sentido, diversos ensaios são necessários para o atendimento adequado às normas técnicas vigentes. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
Os ensaios utilizados para caracterização dos agregados empregados na camada de revestimento asfáltico do tipo CBUQ incluem o ensaio de adesividade, por meio do qual se avalia a resistência do agregado ao intemperismo.
Os ensaios geotécnicos necessários para os estudos de subleito incluem granulometria, limites de Atterberg, compactação e índice de suporte Califórnia (com expansão). Nesses ensaios, são executadas sondagens no eixo e nos bordos da plataforma da rodovia e a distância máxima, entre dois furos de sondagem varia de 1.000 m a 2.000 m, tanto em corte como em aterro.
Nos ensaios de compactação e índice de suporte Califórnia (ISC) realizados em solo que comporá a camada de sub-base estabilizada granulometricamente, deve-se utilizar a energia do Proctor Normal. Desse modo, os resultados dos ensaios de ISC devem apresentar valores abaixo de 20%.
Em atendimento às especificações de serviço, os materiais do subleito podem apresentar expansão menor ou igual a 2% e a expansão dos materiais de base não podem ultrapassar 0,5%.
O material da camada de base pode apresentar granulometria uniforme, desde que o percentual de finos não ultrapasse 30%.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2013
No AutoCAD 2007, o comando utilizado para excluir camadas, blocos, estilos de dimensionamento e de texto, e outros objetos não mais referenciados em um arquivo de desenho é o comando
Engenharia Civil - Área: Especialista em Trânsito/Transporte/Tráfego - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à multimodalidade dos transportes, assinale a opção correta.
Durante o transporte multimodal são realizadas, ao longo de todo o trajeto da carga, inspeções fiscais em postos de inspeção, com o intuito de evitar extravio.
O governo brasileiro tem investido de forma significativa na infraestrutura de transporte, visando a multimodalidade e o desenvolvimento da economia.
O principal objetivo da multimodalidade dos transportes de mercadoria é a manutenção de um fluxo controlado, porém descontínuo, para que, nos terminais de troca, possa haver agilidade na transferência de mercadoria de um modal para outro.
Na multimodalidade, é possível a combinação de diferentes transportes devido à utilização de mais de um modal. Dessa forma, emite-se apenas um documento de transporte referente ao trajeto total da carga, do ponto de origem até o ponto de destino.
Na multimodalidade, transportam-se predominantemente produtos de alto valor agregado.
O procedimento apresentado na figura refere-se à execução da estaca
Engenharia Civil - Área: Especialista em Trânsito/Transporte/Tráfego - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação aos serviços de transporte brasileiros, assinale a opção correta.
Os transportes coletivo urbano e intermunicipais seguem um modelo geral no qual os municípios e os estados permitem que os itinerários, os tipos de veículos e os valores das tarifas a serem cobradas dos usuários sejam definidos pelas empresas privadas mediante contratos de concessão.
A principal variável utilizada para avaliação da qualidade e da quantidade dos serviços de transporte urbano oferecidos pelo poder público é a mobilidade, que correlaciona, para cada região, a quantidade de passageiros com o número de assentos oferecidos nos serviços de transporte.
Os estudos estatísticos não são relevantes nas análises, nos diagnósticos e nas buscas de soluções para os problemas advindos da demanda crescente por transportes urbanos.
A quantificação da oferta e da demanda pelos serviços de transporte urbanos públicos depende de alguns fatores, como a distribuição etária e o nível de renda da população urbana, a identificação das distâncias entre as residências e os locais de trabalho dos passageiros economicamente ativos e o conhecimento do estado das vias e terminais utilizados pelos transportes coletivos.
A regulação dos transportes coletivos urbanos é responsabilidade dos municípios, que podem transferir a prestação dos serviços a empresas privadas, sob o regime de concessão ou permissão. No entanto, os transportes coletivos intermunicipais só podem ser prestados por administração direta dos estados.
Você é o técnico responsável pelo cálculo do volume de aterro que fará parte da planilha orçamentária da execução de um serviço de terraplenagem de uma via, cuja largura e comprimento são, respectivamente, 10,0 m e 5.000 m. Sabe-se que é necessário acrescer 10% do volume, devido à compactação do aterro e que a espessura da camada de aterro é de 20 cm. O volume de terra necessário para a execução do aterro é de
1.000.000 m3.
1.100.000 m3.
10.000 m3.
11.000 m3.
110.000 m3.
Com relação à patologia das obras de Engenharia, analise as afirmativas a seguir.
I. Fissuras em concreto ocorrem apenas devido ao carregamento diretamente aplicado.
II. A corrosão das armaduras provoca a expansão do seu volume e afeta as camadas de concreto adjacentes.
III. O recalque diferencial das fundações apresenta, como sintoma, trincas inclinadas das alvenarias.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Em relação ao processo de formação das rochas, assinale a alternativa incorreta.
Engenharia Civil - Área: Especialista em Trânsito/Transporte/Tráfego - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Logística de transporte corresponde ao processo de transferência de mercadoria do seu ponto de origem até seu destino final, com preço, qualidade e tempo adequados, o que gera, assim, desenvolvimento da economia de um país. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Quanto ao transporte de mercadorias relacionadas ao comércio internacional brasileiro, é correto afirmar que o transporte hidroviário marítimo é bastante utilizado, correspondendo a quase 75% das trocas comerciais internacionais.
No Brasil, o modal ferroviário é responsável por aproximadamente 60% do transporte interno das cargas de médio a alto valor agregado, o que contribui para a economia, visto que é um meio de transporte mais barato que o transporte rodoviário.
A abertura da economia brasileira não tem gerado avanços nos processos logísticos, pois as privatizações portuárias e ferroviárias pouco melhoraram as ofertas de alternativas de transporte economicamente viáveis para o país.
A implantação de novos portos secos no interior do país contribuiu para o retrocesso da logística de transporte brasileira.
Nos grandes aeroportos, há atendimento às cadeias logísticas complexas nas quais se transportam mercadorias com baixo valor agregado por unidade de peso.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando que a figura acima representa a rede PERT-CPM de um projeto cujas atividades A, B, C e D tenham duração igual a cinco dias, julgue os itens a seguir.
As atividades representadas por setas tracejadas denominam-se atividades fantasmas.
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