Questões de Engenharia Civil

Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A propriedade do concreto fresco, relacionada ao grau de fluidez da mistura fresca e avaliada através do Slump Test, ou ensaio do abatimento do tronco de cone, é a

  • A.

    durabilidade.

  • B.

    trabalhabilidade.

  • C.

    plasticidade.

  • D.

    consistência.

  • E.

    aderência.

O engenheiro responsável pela avaliação de determinado imóvel se baseou nas seguintes informações para realizar seu trabalho: (i) aplicação do método da quantificação de custo; (ii) utilização do laudo de avaliação simplificado; e (iii) desapropriação total, com o custo de reedição superior ao valor de mercado. Em relação a essas informações, julgue os itens subsequentes.

O laudo deverá explicitar, no mínimo, cálculos efetuados, campo de arbítrio e justificativas para o resultado adotado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à compactação da camada asfáltica de revestimento de pavimento, considere:

I. Aumenta a estabilidade da mistura asfáltica e proporciona uma superfície suave e desempenada.

II. O índice de vazios da mistura asfáltica não sofre alteração após o processo de compactação.

III. Para que a compactação possa ser executada de maneira eficiente, devem sempre ser verificadas a existência de confinamento ao compactar e a temperatura adequada da mistura asfáltica.

IV. A verificação da qualidade deste serviço é realizada pela determinação do grau de compactação, que é a razão entre a massa específica aparente da mistura compactada pela massa específica dos sólidos de projeto.

Está correto o que consta em

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    II e IV, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Considerando que um avaliador de imóveis tenha avaliado um prédio comercial localizado no centro da cidade, com características bem diferentes dos demais prédios da região, porém livre de quaisquer ônus, encargos ou foros, julgue os itens que se seguem. Pelas características apresentadas, o referido imóvel é considerado paradigma.

  • C. Certo
  • E. Errado

O telhado de um galpão de 10 m de comprimento por 10 m de frente será implantado com telha tipo portuguesa, com consumo de 16 telhas por m2.

O telhado será projetado em duas águas com uma declividade de 35%. Sabendo que o fator de correção para essa declividade é igual a 1,059, a quantidade de telhas necessárias para a implantação do telhado, não considerando as perdas, é

  • A.

    1.511.

  • B.

    1.695.

  • C.

    1.785.

  • D.

    1.525.

  • E.

    1.672.

Os muros de arrimo de gravidade, em particular os flexíveis, caso dos com gabiões, permitem a suficiente deformação do solo arrimado para que sua resistência seja totalmente mobilizada. Desta forma, devem ser dimensionados sob a ação do empuxo

  • A. em repouso.
  • B. passivo.
  • C. neutro.
  • D. estático negativo.
  • E. ativo.

Com relação às características específicas de funcionamento de sistemas de ar condicionado, julgue os itens subsequentes.

Os sistemas evaporativos, nos quais o processo de resfriamento ocorre devido à conversão de calor sensível em calor latente, requerem apenas o trabalho mecânico de uma bomba d’água e de um ventilador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma obra o material e a mão de obra representam, respectivamente, 25% e 50% do custo total. Um termo aditivo de 25% foi assinado para considerar alterações no escopo da obra. Considerando‐se que não houve alteração no valor a ser gasto com material, este passou a representar um percentual da obra igual a

  • A.

    12,5

  • B.

    15,0

  • C.

    17,5

  • D.

    20,0

  • E.

    22,5

O engenheiro responsável pela avaliação de determinado imóvel se baseou nas seguintes informações para realizar seu trabalho: (i) aplicação do método da quantificação de custo; (ii) utilização do laudo de avaliação simplificado; e (iii) desapropriação total, com o custo de reedição superior ao valor de mercado. Em relação a essas informações, julgue os itens subsequentes.

Na avaliação da desapropriação, quando o custo de reedição for superior ao valor de mercado, o avaliador deverá apresentar os dois resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    terça, escora e empena.

  • B.

    ripa, pendural e escora.

  • C.

    ripa, escora e caibro.

  • D.

    terça, pendural e caibro.

  • E.

    apoio, terça e escora.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...