Questões de Engenharia Civil

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Considerando o pré-dimensionamento do canal trapezoidal apresentado na figura precedente, julgue o item a seguir.
O perímetro molhado do escoamento é inferior a 25 m.

Considerando o pré-dimensionamento do canal trapezoidal apresentado na figura precedente, julgue o item a seguir.
O raio hidráulico do escoamento é superior a 3 m.

Considerando o pré-dimensionamento do canal trapezoidal apresentado na figura precedente, julgue o item a seguir.


Caso a vazão transportada seja igual a 216 m3/s, a velocidade média do escoamento será igual a 3 m/s.

Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada acerca de obras rodoviárias.

Antônio, engenheiro de obras rodoviárias, sempre que possível opta pela utilização de agregado britado a extração de areia em cava submersa. Com base nessa informação, é correto concluir que o objetivo de Antônio com essa ação é diminuir o assoreamento do rio perto de locais de captação de água.

Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada acerca de obras rodoviárias.

Araújo, engenheiro de obras rodoviárias, realizou o plantio de 10.000 mudas nativas em uma área de preservação permanente por onde passará a rodovia cuja construção encontra-se sob sua responsabilidade. Nessa situação, Araújo visa mitigar os danos gerados pela construção da rodovia.

Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada acerca de obras rodoviárias.

Marcelo, engenheiro de obras rodoviárias, ao realizar o ensaio slump test durante a concretagem de um pavimento rígido, encontrou um resultado diferente do previsto no projeto. Como ação necessária para corrigir o traço, ele utilizou um aditivo plastificante. Nessa situação, Marcelo realizou uma ação correta para corrigir o traço.

Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada acerca de obras rodoviárias.

Carlos, projetista de obras rodoviárias, optou, entre outras soluções, pelo pavimento flexível como solução de pavimentação de uma rodovia, por proporcionar forte união dos agregados, permitindo flexibilidade controlável, além de atuar como impermeabilizante e ser durável à ação da maioria dos ácidos, dos álcalis e dos sais. Nessa situação, está correta a justificativa de Carlos para a opção pela solução de pavimento flexível.

Assinado o contrato, começa a etapa de execução da obra, que se inicia com a assinatura do contrato e se encerra com o termo de recebimento definitivo da obra. No que se refere à elaboração de projetos rodoviários e à execução de obras rodoviárias, julgue o item que se segue.
O Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO) é exclusivo para a disponibilização de custos de referência de serviços e insumos para o modal rodoviário, além da definição de metodologias e despesas envolvidas na confecção dos orçamentos.

Assinado o contrato, começa a etapa de execução da obra, que se inicia com a assinatura do contrato e se encerra com o termo de recebimento definitivo da obra. No que se refere à elaboração de projetos rodoviários e à execução de obras rodoviárias, julgue o item que se segue.
O Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO) aglutina todo o conhecimento técnico necessário à elaboração de orçamentos de obras e serviços no âmbito do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Assinado o contrato, começa a etapa de execução da obra, que se inicia com a assinatura do contrato e se encerra com o termo de recebimento definitivo da obra. No que se refere à elaboração de projetos rodoviários e à execução de obras rodoviárias, julgue o item que se segue.

Os canteiros denominados amplos possuem apenas uma pequena parcela de terreno ocupada pela construção e, por isso, possibilitam vários acessos para máquinas e veículos, bastante espaço para armazenamento de materiais e acomodação dos funcionários, de modo que é o tipo de canteiro mais apropriado para obras rodoviárias.

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