Lista completa de Questões de Engenharia Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A régua graduada de 0 a 4 m, usada em nivelamento geométrico e que deve ser posicionada verticalmente sobre o ponto visado para leitura da altura entre o chão e o plano horizontal formado pela visada de nível ótico, é a
baliza.
estádia.
mira.
estação Total.
trena.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca de elaboração e execução de projetos de rodovias, julgue os itens a seguir.
A forma geométrica mais adequada no projeto de uma interseção é fundamentada, entre outros fatores, pela contagem de tráfego, para a determinação dos volumes médios diários (VMD) e volumes horários de projeto (VHP), utilizando-se fluxogramas de origem/destino dos veículos.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens seguintes acerca de estações elevatórias e tubulações de recalque.
As ventosas são dispositivos destinados a permitir a saída e a entrada de ar em trechos de condutos forçados. Como podem eliminar a subpressão nos pontos em que são colocadas, contribuem para combater os transientes hidráulicos em adutora em conduto sob pressão.
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS:
I. A engenharia de avaliações é o campo da engenharia que consiste no conjunto de conhecimentos técnico-científicos especializados aplicados à avaliação de bens. É a ciência que subsidia a tomada de decisão a respeito de valores, custos, frutos e direitos e é empregada em uma variedade de situações, tanto no âmbito judicial como extrajudicial. Suas aplicações são diversas, tais como: comercialização (venda e locação), atualização do valor de ativos, avaliação para fins de seguro, hipotecários, garantias... O princípio da proporcionalidade diz que dois bens fungíveis, em mercados semelhantes, têm preços equivalentes, numa certa data. Isso ocorre no que se denomina zonas homogêneas.
II. Um dos aspectos fundamentais na Engenharia de Avaliações é o entendimento do conceito de valor. Existem várias definições e interpretações para valor, valor de mercado e preço, entre eles: valor patrimonial, valor em risco, valor econômico, valor de liquidação forçada, valor de custo, valor de indenização, valor de desmonte, valor em uso. O conceito de Valor de Mercado, adotado pelas normas avaliatórias brasileiras, diz que valor é a quantia mais provável pela qual se negociaria voluntariamente e conscientemente um bem, numa data de referência, dentro das condições do mercado vigente. Valor é a quantia pela qual se efetua, ou se propõe efetuar, uma transação envolvendo um bem, um fruto ou um direito sobre ele.
III. Dentre os vários princípios gerais da avaliação temos: o princípio da probabilidade segundo o qual, quando existirem vários cenários ou possibilidades de eleição razoáveis, devem ser escolhidos aqueles que possam ser considerados os mais prováveis. O princípio da prudência segundo o qual são adotados os valores mais conservadores que permitam maior liquidez ao bem. À prudência se junta o bom senso do engenheiro de avaliações. O princípio da finalidade segundo o qual a finalidade da avaliação condiciona o método e as técnicas de avaliação a serem empregadas. Esse princípio é um dos principais que regem as normas avaliatórias e a engenharia de avaliações.
IV. Algumas das metodologias aplicadas no processo de avaliação são: Método comparativo direto: preferencialmente utilizado na busca do valor de mercado de terrenos, casas padronizadas, lojas, apartamentos, escritórios, entre outros, sempre que houver dados semelhantes ao avaliando. Método involutivo: utilizado no caso de inexistência de dados amostrais semelhantes ao avaliando. Exemplo: avaliação de glebas. Método evolutivo: indicado para obter o valor de mercado no caso de inexistência de dados amostrais semelhantes ao avaliando. É o caso de residências de alto padrão, galpões, entre outros. Método da capitalização da renda: recomendado para empreendimentos de base imobiliária, tais como shopping-centers e hotéis. Método para quantificação do custo do bem: utilizado, quando houver necessidade de obter o custo do bem.
V. A vistoria é responsável pela identificação de parâmetros técnicos do bem como, por exemplo, metodologias construtivas e tipo de materiais empregados, verificando se são duráveis ou não, se apresentam vícios construtivos ou não, dentre outros aspectos importantes para a classificação correta de processos de depreciação de construções, máquinas, equipamentos, dentre outros, levantamentos de anomalias nas instalações e sistemas existentes, decorrentes de problemas com obras vizinhas ou outras intervenções, que causam necessidade de reparos ou reformas, consequentemente, implicam investimentos não previstos no bem avaliando, além de eventuais problemas com terceiros.
Estão corretas as afirmativas
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação aos conceitos de logística, julgue os itens subsequentes.
O modelo de integração logística proposto por Bowersox baseia-se em evidências de alto nível de flexibilidade, em que os executivos buscam atingir as metas e os objetivos da organização e de sua capacitação gerencial.
Um município necessita de suprimento de Gás Natural, mas a demanda ainda é considerada inviável economicamente para justificar a construção do gasoduto convencional. A Companhia de Gás considera a região estratégica e estuda tecnicamente outra forma de atendimento. Uma opção que poderia ser considerada tecnicamente viável é o abastecimento por meio de
gasoduto convencional somente, pois não existe outra forma de atendimento.
GNC (gás natural comprimido), que é transportado em carretas equipadas com cilindros ou ampolas de média pressão.
GNC (gás natural comprimido), que é transportado em carretas equipadas com cilindros ou ampolas de baixa pressão.
GLP (gás liquefeito de petróleo), que é transportado em carretas equipadas com cilindros ou ampolas de alta pressão.
GNC (gás natural comprimido), que é transportado em carretas equipadas com cilindros ou ampolas de alta pressão.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Durante a execução dos serviços de demolição de edificações, devem ser instaladas, no máximo, a dois pavimentos abaixo do que será demolido, plataformas de retenção de entulho em todo perímetro da obra, com dimensão mínima de
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Barragens - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à elaboração e execução de projetos de barragens, julgue os itens que se seguem.
Entre os elementos que compõem uma barragem de terra, destaca-se a vedação, que tem a função de conduzir o fluxo dágua que percola pelo maciço, além dos drenos vertical e horizontal, que têm a finalidade de reduzir e de controlar o fluxo de água pelo corpo da barragem.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens seguintes acerca de estações elevatórias e tubulações de recalque.
No funcionamento de uma tubulação de recalque e nos condutos forçados por gravidade, é tecnicamente correto que o perfil da tubulação corte a linha piezométrica, sem causar nenhum problema operacional.
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS:
I. A madeira é um dos materiais de construção mais utilizado pelo homem. Os fatores que causam as patologias em construções de madeiras são divididos em dois grupos: os agentes abióticos e bióticos. Os agentes abióticos, na maior parte das vezes, causam danos leves sobre a madeira, à exceção do fogo prolongado. O perigo desses danos reside no fato de que em muitas ocasiões são a via de entrada de agentes bióticos. Os agentes bióticos são: a água que produz fendilhação, retrações, empolamentos, empenamento e putrefação da madeira. O sol que causa o fenômeno que se designa por fotodegradação. O fogo que destrói progressivamente o alburno e o cerne.
II. Os destacamentos são caracterizados pela perda de aderência das placas cerâmicas do substrato, ou da argamassa colante, quando as tensões surgidas no revestimento cerâmico ultrapassam a capacidade de aderência das ligações entre a placa cerâmica e argamassa colante e/ou emboço. O primeiro sinal dessa patologia é a ocorrência de um som cavo (oco) nas placas cerâmicas (quando percutidas), ou ainda nas áreas em que se observa o estufamento da camada de acabamento (placas cerâmicas e rejuntes), seguido do destacamento destas áreas, que pode ser imediato ou não.
III. O termo bolor ou mofo é entendido como a colonização por diversas populações de fungos filamentosos sobre vários tipos de substrato, citando-se, inclusive, as argamassas inorgânicas. O termo emboloramento constitui-se numa alteração observável macroscopicamente na superfície de diferentes materiais, sendo uma consequência do desenvolvimento de microorganismos pertencentes ao grupo dos fungos. O desenvolvimento de fungos em revestimentos internos ou de fachadas causa alteração estética de tetos e paredes, formando manchas escuras indesejáveis em tonalidades preta, marrom e verde, ou ocasionalmente, manchas claras esbranquiçadas ou amareladas.
IV. Os sinais de que está ocorrendo uma deterioração das juntas são a perda de estanqueidade da junta e envelhecimento do material de preenchimento. A perda da estanqueidade pode iniciar-se logo após a sua execução, por procedimentos de limpeza inadequados. Esses procedimentos de limpeza podem causar deterioração de parte do material aplicado (uso de ácidos e bases concentrados), que, somados ataques de agentes atmosféricos agressivos e/ou solicitações mecânicas por movimentações estruturais, podem causar fissuração (ou mesmo trincas) bem como infiltração de água.
V. Eflorescências são depósitos cristalinos de cor branca surgem na superfície do revestimento, como piso (cerâmicos ou não), paredes e tetos, resultantes da migração e posterior evaporação de soluções aquosas salinizadas. Os depósitos acontecem quando os sais solúveis nos componentes das alvenarias, nas argamassas de emboço, de fixação, de rejuntamento ou nas placas cerâmicas são transportados pela água utilizada na construção, na limpeza ou vinda de infiltrações, através dos poros dos componentes de revestimento. Esses sais em contato com o ar se solidificam, causando depósitos.
Estão corretas as afirmativas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...